Home / Plantas / Flores Que Começam Com a Letra N: Nome e Características

Flores Que Começam Com a Letra N: Nome e Características

O estudo das flores é bastante comum em todo o mundo, até mesmo pela maneira como esse presente da natureza pode se relacionar tão intimamente com as pessoas. As flores são, assim, um pedaço do ser humano, com as pessoas optando muitas vezes por cultivar plantas semelhantes às suas personalidades respectivas.

Dessa forma, pessoas alegres, em um momento mais feliz da vida, costumam ter plantas de flores coloridas, por exemplo, chamativas. Por outro lado, quem vive uma fase não muito positiva em sua vida tende a ter flores menos atraentes, com menos cores em sua composição. Em todo caso, o certo mesmo é que a divisão das flores e das plantas pode acontecer de diversas formas, sendo o mais comum que esses itens naturais sejam divididos de acordo com a sua forma de uso por parte das pessoas.

Logo, há as flores ornamentais, as flores medicinais, as comestíveis e outras diversas classificações, sempre seguindo o uso por parte do ser humano. Contudo, há também algumas maneiras menos complexas de separar as flores do mundo, como acontece com a separação por ordem alfabética. Nesse caso, as flores são catalogadas de acordo com a letra inicial do nome. Veja um grande exemplo disso abaixo, conhecendo um pouco melhor algumas flores que começam com a letra N.

Narciso

Narciso é um gênero de plantas que possui flores muito belas, com uma história de origem tão interessante quanto a beleza dessas flores. A grande verdade é que, segundo a mitologia da Grécia Antiga, Narciso era um homem que adorava a sua própria beleza e, como tal, gostava bastante de apreciar o quanto era bonito.

Narciso
Narciso

Dessa forma, certo dia Narciso passou tanto tempo olhando a sua beleza à beira de um rio, refletido pela água, que se transformou em planta. A flor, coincidência ou não, possui inclinação semelhante à de uma pessoa admirando a sua beleza refletida pelas águas de um rio.

Ademais, o gênero narciso gosta de se desenvolver à beira de rios, onde encontra o melhor cenário para o seu crescimento. Dessa maneira, a crença ao redor dessa lenda foi se tornando cada vez maior ao longo do tempo. Em relação às suas características a narciso apresenta grande independência, não exigindo grandes cuidados com o seu cultivo. A planta gosta de solos úmidos e não cresce muito, o que facilita ainda mais a manutenção desse gênero.

Nandina

Nandina
Nandina

A nandina é um gênero de plantas não muito comum no Brasil, embora ainda seja possível encontrar ou desenvolver plantas desse gênero no país. A sua versão mais comum é a nandina doméstica, que exige mais cuidados do as versões mais livres e selvagens da nandina.

Arbusto que é, a planta chega apenas aos 3 metros de altura, embora o mais comum seja ver a nandina doméstica com altura muito menos elevada. Os seus frutos são avermelhados quando em fase madura, se mantendo verdes ao longo do processo de maturação, que exige certa exposição ao sol ao longo do dia. Já as flores dessa planta são brancas, com detalhes em amarelo e pequenas, não chamando muito a atenção das pessoas instantaneamente. O consumo excessivo dos frutos pode matar algumas aves, por mais que essas mesmas aves sejam as grandes responsáveis por dispersar a nandina pelo mundo.

O que acontece é que a toxina presenta no fruto é bastante agressiva para as aves, sobretudo quando o consumo se dá em larga escala. A planta pode ser utilizada também como uma forma de antídoto contra algumas drogas, em especial o ecstasy. Animais domésticos, como cachorros, também não podem ter acesso às flores ou frutos da nandina.

Neve-da-Montanha

Neve-da-Montanha
Neve-da-Montanha

Cabeleira-de-velho e neve-da-montanha são alguns dos nomes mais conhecidos de uma planta capaz de gerar belas flores. A cabeleira-de-velho, assim, é um arbusto e pode chegar até os 3 metros de altura, tendo flores brancas muito bonita, embora simples.

Essa planta costuma ser usada para a ornamentação de jardins, seja pelas flores brancas e atrativas ou, então, pela forma como o próprio arbusto pode se destacar no jardim. Essa planta gosta de sol em grandes doses, necessitando de luz para ser capaz de se desenvolver de maneira correta. Dessa maneira, o mais indicado é que a cabeleira-de-velho possa ficar exposta ao sol de 3 a 4 horas por dia, o suficiente para que os nutrientes básicos sejam absorvidos. Essa planta, contudo, é bastante tóxica e não deve entrar em contato com a pele.

Portanto, a neve-da-montanha deve ser manuseada apenas com luvas de jardinagem adequadas, já que, de outra maneira, é possível que a sua pele sofra com irritações ou alergias. Contudo, saiba que a flor dessa planta não é nada tóxica, já que a sua toxicidade se encontra na seiva. Logo, não há qualquer problema em tocar nas flores da neve-da-montanha, até mesmo pelo fato de serem muito bonitas.

Ninfeia

Ninfeia
Ninfeia

O gênero das ninfeias inclui um grupo de muitas plantas aquáticas, que se destacam única e exclusivamente pelas suas flores. Isso porque grande parte das ninfeias está submersa, sendo mais complicado ver a planta a olho nu. Logo, a parte que permanece acima da superfície é justamente a flor, em geral muito bonita, podendo adotar cores diferentes de acordo com a espécie de ninfeia que se tem.

Azul, branco, violeta e vermelho são algumas das cores presentes no gênero das ninfeias, com as flores sempre chamando muito a atenção de quem quer que esteja passando pela região no momento. Como essas plantas são frágeis, não são capazes de sobreviver a regiões de altas correntes de água dos rios, estando mais presentes nas partes calmas. Um detalhe interessante é que as flores da ninfeia costumam ser perenes, ou seja, se mantém vivas e abertas ao longo de todo o ano.

Isso é um fator diferencial, já que muitas plantas aquáticas veem as suas flores morrerem em certas épocas do ano. Ademais, é possível criar a ninfeia em sua casa, embora seja preciso saber qual espécie do gênero mais agrada, pois há algumas diferenças entre elas. De qualquer modo, a ninfeia é um gênero muito complexo e diferenciado de plantas.

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *