Home / Plantas / Maça Verde: Benefícios, Origem, Calorias, Preço e Fotos

Maça Verde: Benefícios, Origem, Calorias, Preço e Fotos

A maça verde é uma variedade da maça comum (nome científico Malus sylvestris/ Malus domestica), que também pode ser conhecida como Granny Smith. Sua inclusão entre os alimentos fitness vem crescendo, visto que não detém concentração considerável de calorias e carboidratos. Possui um sabor azedinho característico que é a sua marca registrada. É muito refrescante quando consumida na forma de suco ou até mesmo como ingrediente de pratos como o salpicão e a salada.

Neste artigo, você conhecerá importantes informações sobre a maça verde, incluindo os seus benefícios, sua origem, seu preço e qual a quantidade de calorias.

Então venha conosco e boa leitura.

Maça Classificação Taxonômica

A classificação científica para a maça obedece à seguinte ordem:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Rosales

Família: Rosaceae

Subfamília: Mailodeae

Gênero: Malus

Espécie: Malus sylvestris/ Malus domestica

Maça Verde: Benefícios

A maça verde possui vitaminas, fibras e minerais. Contém uma fibra dietética solúvel chamada pectina que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), otimiza o funcionamento intestinal, e, consequentemente previne quadros de câncer colo-retal. As fibras solúveis também auxiliam no controle da glicemia, uma vez que controlam a liberação da insulina.

A maça verde também possui um flavonoide, de nome quercetina que auxilia na prevenção de vários tipos de câncer, assim como protege e preserva a saúde do sistema respiratório. Importantes minerais presentes nesta fruta incluem o Potássio, Nitrogênio, Magnésio, Cálcio, Fósforo, Azoto e Ferro.

Entre as vitaminas, estão presentes a vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B.

Além dos benefícios relacionados ao equilíbrio do peso/ controle do colesterol/ controle da glicemia, outras vantagens do consumo desta fruta são:

  • Controle do humor, graças ao mineral Fósforo;
  • Alívio de quadros como azia e refluxo;
  • Auxílio à saúde cardiovascular, visto que o Potássio auxilia no equilíbrio dos ritmos cardíacos;
  • Retardo no processo de envelhecimento e prevenção geral de câncer, em razão da alta quantidade de radicais livres, os quais auxiliam no combate aos radicais livres;
  • Alívio de quadros de enjoo e náuseas;
  • ‘Limpeza’ do organismo, através da ação diurética, desintoxicante e anti-inflamatória.

Maça Verde: Origem

A maça verde é uma variedade da maça comum originada na Austrália. Seu nome alternativo Granny Smith foi atribuído em homenagem à fazendeira Mary Ann Smith, a qual cultivou a fruta pela primeira vez, no ano de 1868. Mary era conhecida como vovó Smith, ou Granny Smith (tradução para o inglês).

Enquanto a maça verde é originada da Austrália, a maça comum possui uma história que remonta à Ásia e Europa (de modo generalista). Atualmente existem mais de 2,5 mil espécies de maças e 7,5 mil tipos (classificação que também inclui as variedades).

Maça Verde: Calorias e Comparativo Com Outras Variedades

Cada 100 gramas de maça verde possuem apenas 65 calorias. Em média, uma maça equivale à pesagem de 170 gramas, contendo o total de 110 calorias.

Em relação à comparação com a maça argentina, ambas possuem a mesma quantidade de calorias pela porção de 100 gramas, no entanto, a maça argentina costuma pesar mais, visto que em uma maça inteira estão concentradas, em média 200 gramas, perfazendo o total de 130 calorias.

A maça gala possui 63 calorias em um total de 100 gramas. Uma maça inteira possui 110 gramas e 70 calorias.

Para a maça Fuji, em cada 100 gramas há 56 calorias. A maça inteira apresenta 170 gramas em média (assim como a maça verde), perfazendo o total de 95 calorias por fruta.

Maça Verde: Preço

A maça verde é ligeiramente mais cara que a maça vermelha tradicional, visto que sua produção é menor e o custo no processo também se torna um pouco mais elevado, outro fator é que o peso da maça verde é maior.

As variedades de maça Gala e Fuji possuem um nível de produção bem elevado, assim como uma excelente procura comercial, e por essa razão são uma das variedades mais baratas encontradas no Brasil, no entanto, em algumas ocasiões é possível encontrar a maça verde a um preço mais acessível que outras variedades.

Em média, o preço da maça verde a quilo varia entre R$ 9 e R$ 13.

Maça Verde: Receita de Suco Detox

Para preparar um suco de maça verde turbinado, você vai precisar de:

  • 2 folhas de couve;
  • ½ cenoura;
  • Alguns ramos de espinafre;
  • 1 pedaço de gengibre (medindo, em média, 1 centímetro);
  • 1 maça verde (sem sementes);
  • Suco de ½ limão;
  • 1 copo de água mineral ou água de coco;
  • Hortelá a gosto.

Reunido os ingredientes, é hora de bater tudo no liquidificador, e conservar o suco na geladeira, quem quiser também pode adicionar umas pedrinhas de gelo.

O ideal é tomar o suco no mínimo 3 vezes na semana para que os benefícios possam ser notados.

Maça Verde: Receita de Bolo Simples

Essa receita é bastante simples e utiliza os seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras (sopa) farinha de trigo;
  • 3 maças verdes;
  • 1 xícara e meia de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher (sobremesa) canela em pó;
  • 1 colher (sobremesa) de fermento;
  • 1 xícara (sopa) de óleo;
  • Manteiga e farinha para untar

O primeiro passo da receita é adicionar ao liquidificador os ovos, o óleo e as cascas das três maças; bater esses ingredientes todos juntos e deixar essa mistura separada.

Para o segundo passo, é necessário colocar em uma tigela o açúcar, a farinha de trigo, a canela, as maças devidamente picadas e o fermento. Todos esses ingredientes devem ser misturados e, após isso, juntados á mistura do liquidificador, descrita no passo um.

A massa final deve ser despejada em uma forma untada com manteiga e farinha e colocada para assar em um forno que já esteja previamente aquecido a 180°C. O tempo no forno é de 45 minutos.

Essa receita possui como grande vantagem o fato de ser prática e deliciosa, diferenciando-se um pouco dos habituais bolos de leite ou de laranja.

*

Agora que você já conhece várias informações a respeito da maça verde, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Mundo Boa Forma. Calorias da Maça- Tipos, Porções, Dicas e Receitas. Disponível em: < https://www.mundoboaforma.com.br/calorias-da-maca-tipos-porcoes-dicas-e-receitas/>;

Receitas Gshow. Bolo simples de maça verde. Disponível em: < https://gshow.globo.com/receitas-gshow/receitas/bolo-simples-de-maca-verde-5419903c4d3885613d00004a.ghtml>;

Sou Agro. Benefícios da Maça Verde para a saúde. Disponível em: < https://souagro.com.br/beneficios-da-maca-verde-para-a-saude/>.

Veja também

Como Fazer Chá da Casca do Mangostão

Conhecido como “a rainha” das frutas dos países tropicais, o Mangostão possui um sabor e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *