Home / Plantas / Amendoim Engorda? Ele é Bom Para Ganhar Massa Muscular?

Amendoim Engorda? Ele é Bom Para Ganhar Massa Muscular?

O amendoim é um alimento muito saboroso e nutritivo. Não é à toa que é tão consumido no mundo inteiro.

Esse alimento é muito saudável e uma fonte rica em antioxidantes, gorduras monoinsaturadas e vitaminas do complexo B.

Ao consumir por dia cerca de 42 gramas de amendoim, ou outros tipos de castanhas, você ajuda a reduzir as chances de desenvolver doenças cardíacas.

Uma dúvida bem comum que as pessoas têm é se amendoim engorda. No post de hoje, vamos esclarecer essa e outras dúvidas sobre esse alimento tão famoso e versátil. Continue lendo…

Amendoim Engorda?

Vamos direto ao ponto! O amendoim é muito rico em gorduras boas. Porém, ainda assim, não é correto dizer que amendoim engorda. O que acontece nesse caso é o mesmo que acontece com qualquer alimento calórico: o que engorda é consumir amendoim em excesso.

Todo alimento calórico, se consumido em grandes quantidades, irá contribuir para o aumento de peso. Uma boa notícia é que o amendoim é rico em fibras e proteínas. Por isso, após comer uma porção, o organismo tende a se sentir satisfeito, e você não sentirá mais fome após comê-lo.

Informações Nutricionais do Amendoim

Confira abaixo algumas informações nutricionais do amendoim:

Em 28 gramas de amendoim (em torno de 39 unidades), temos:

  • 170 calorias
  • 6 g de carboidratos
  • 7 g de proteínas
  • 15 g de gordura
  • 2 g de fibras
  • 2 g de gorduras saturadas

Com uma porção dessas, o indivíduo terá 10% de sua necessidade diária de ácido fólico, 20% de niacina, 10% de magnésio e fósforo, 8% de tiamina, além de quantidades menores de ferro, zinco, cálcio e vitamina B6.

Amendoim é Bom Para Ganhar Massa Muscular?

Todo mundo sabe que uma alimentação adequada, antes e depois do treino, potencializa os resultados da malhação. E mais ainda: o amendoim é um dos alimentos que podem ajudar a chegar ao corpo desejado. Pois é um alimento altamente nutritivo.

O que acontece é que o corpo deve estar devidamente nutrido, e conter reservas energéticas suficientes para ter um bom desempenho para realizar as atividades físicas. E a alimentação correta é essencial para fornecer ao organismo a energia de que necessita.

Comendo Amendoim
Comendo Amendoim

A pasta de amendoim é muito consumida. Principalmente para substituir a manteiga. Nos últimos tempos, ela tem sido muito usada por quem deseja aumentar a massa muscular, por se mostrar bem eficaz para esse fim. A pasta de amendoim atua estimulando a hipertrofia, devido às suas propriedades abaixo:

  • O amendoim é uma boa fonte de proteínas.
  • Contribui para a contração muscular e também atua na prevenção de câimbras, pois possui magnésio e potássio em sua composição.
  • É um hipercalórico natural, contribuindo para o ganho de peso da melhor maneira, sem favorecer o acúmulo de gordura.
  • Ajuda a prevenir lesões musculares, pois contém antioxidantes, como fitosteróis e vitamina E.
  • Fonte de gorduras boas, como é o caso do ômega-3, por exemplo, que atua no organismo diminuindo os processos inflamatórios no corpo, e fortalecendo o sistema imunológico.
  • Também é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento das mitocôndrias, que fazem parte das células, e contribuem com o fornecimento de energia para o corpo.

O consumo de 1 colher de sopa de pasta de amendoim por dia já é o suficiente para obter todos esses benefícios.

Cada 100 gramas de pasta de amendoim têm mais de 500 calorias. Só de ouvir isso, a gente já se assusta. Pois, se não for consumido de forma moderada, pode contribuir para o ganho de peso.

Quando a pasta de amendoim é consumida para aumentar a massa muscular, o seu valor nutricional é mantido, bem como a sua gordura natural.

A pasta de amendoim é muito boa como fonte energética, que ajuda a repor os nutrientes e agrega-los aos músculos e aos ossos. É um alimento fonte de: cobre, zinco, potássio, manganês, magnésio e molibdênio, que são essenciais ao nosso organismo. E tem também a Biotina, que contribui para o organismo absorver nutrientes. E que também ajuda a manter as unhas, os cabelos e os ossos fortes.

Uma forma de usar a pasta de amendoim no pós-treino ou no lanche é fazendo uma deliciosa vitamina com frutas, Whey Protein e leite.

O consumo da pasta de amendoim contribui muito para o ganho de massa muscular, e de uma forma saudável.

Além de ser uma ótima fonte de energia substancial, ela também é super saborosa e versátil, podendo ser consumida de diversas formas diferentes.

Benefícios do Amendoim

Benefícios do Amendoim
Benefícios do Amendoim

Além de tudo o que já citamos sobre o Amendoim, ele também contribui com diversos outros benefícios para a nossa saúde.  Dentre os principais, podemos citar:

  • Reduz a fadiga
  • Aumenta a sensação de saciedade
  • Ajuda a controlar a pressão arterial
  • Ajuda na saúde cardiovascular
  • Ajuda a fortalecer as unhas e os cabelos
  • Contribui para o controle da glicemia e do colesterol
  • Atua na prevenção de tumores
  • Tem ação antioxidante
  • Ajuda a aliviar o estresse
  • Também contribui para o fortalecimento dos músculos e dos ossos
  • Tem ação anti-inflamatória
  • Ajuda no processo de cicatrização
  • É muito saboroso
  • E pode ser usado no preparo de vários tipos de alimentos, como bolos, doces, vitaminas, e muito mais…

Como vimos, o amendoim contribui de várias formas para a nossa saúde, e não só para o aumento da massa muscular.

Ação Anticancerígeno

O amendoim é uma boa fonte de fitoesteróis, assim como as outras oleaginosas também são. Essas substâncias têm ação anticancerígena.  De acordo com estudos, os tumores apresentavam um crescimento 33% menor em pessoas que ingeriam diariamente o amendoim.

Pesquisas demonstraram que essas substâncias, fitoesteróis, combatiam o câncer por vários motivos diferentes, como estimulando a morte celular dos tumores, modificando hormônios necessários para o crescimento celular dos mesmos, e inibindo a proliferação celular.

O Amendoim é Alergênico?

Sim. Como o amendoim é um alimento rico em proteínas, é muito comum ele causar alergias. De acordo com estudos, as principais causadoras de alergia são a conglutinina e a cupina, que são as principais proteínas presentes no amendoim. As crianças que consomem amendoim desde cedo, costumam desenvolver menos alergias. Por isso, consulte um nutricionista, se deseja inserir esse alimento na dieta do seu filho.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim do Imperador: Características e Nome Cientifico

O jasmim do Imperador, de nome científico Osmanthus Fragrans, é uma espécie nativa da Ásia. Compreende sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *