Home / Plantas / Trigo de Verão: Características, Nome Científico e Fotos

Trigo de Verão: Características, Nome Científico e Fotos

O trigo de verão, são gramíneas popularmente conhecidas como coix, originárias da Índia e agora cultivadas na região do Sudeste Asiático como a China, o Japão, as Filipinas, a Birmânia e a Tailândia. Suas sementes já foram utilizadas para fabricar vários produtos.

Nome Científico do Trigo de Verão

Trigo de Verão, cujo nome científico é Coix lacryma-jobi L.,  também conhecida como adlai é uma planta herbácea que contém cerca de 50% a mais de proteínas, se comparado ao trigo comum.  Outros nomes incluem  trigo-de-israel, capim-de-nossa-senhora ou capiá  e denominam uma gramínea ereta, anual a perene, fortemente afilada, com colmos eretos e robustos que crescem de 1 a 3 metros de altura, é uma grama muito útil e produtiva, cada vez mais vista como uma fonte de energia em potencial.

Características do Trigo de Verão

Esta erva anual em particular é originária do sudeste da Ásia e cresce a uma altura de cerca de 90 cm., com hastes nodosas semelhantes a bambu das bases das quais surgem novas brotações, que ocasionalmente se auto-estratificam. As folhas verdes profundas brilhantes são até 2 polegadas de largura, juntamente com bordas um pouco onduladas.

Punhado de Trigo Verão
Punhado de Trigo Verão

As espiguetas de floração e de frutificação são insignificantes, no entanto, os receptáculos reluzentes do tamanho de ervilhas que envolvem suas bases endurecem no outono até o cinza azulado pálido e também têm sido freqüentemente utilizados para a confecção de contas e outros apetrechos ornamentais. Algumas variedades selecionadas são cultivadas para consumo de seus grãos comestíveis.

Valor Nutritivo

Antes que o milho (Zea mays) se tornasse popular no sul da Ásia, as lágrimas de Jó ou trigos de verão, eram amplamente cultivadas como cereal na Índia.  Ainda é ocasionalmente cultivada e é um grão potencialmente muito útil, com uma maior proporção proteína-carboidrato do que qualquer outro cereal, é mais nutritivo do que o arroz, a aveia e o milho. Dele produz-se uma farinha, utilizada para fazer pão e outros alimentos, como bolos.  A planta também é cultivada como ornamental em áreas tropicais a temperadas.

Valor Nutritivo do Trigo
Valor Nutritivo do Trigo

A semente contém cerca de 52% de amido, 18% de proteína, 7% de gordura.  É mais rico em proteína e gordura do que o arroz, mas é pobre em minerais.  Este é um grão potencialmente muito útil, tem uma proporção maior de proteína para carboidrato do que qualquer outro cereal , embora a capa dura dificulte a extração da farinha.

O Cultivo

O Trigo de Verão cresce melhor nas áreas úmidas dos trópicos, é uma cultura vegetal de verão, de clima tropical É relatado que tolera uma precipitação anual de chuvas médias,  necessita de chuvas moderadas e uma temperatura média anual em torno de 20 graus.  Cresce melhor em uma posição ensolarada.

A planta não é exigente quanto ao solo, se desenvolvendo bem solo comum do jardim, mas os melhores resultados são obtidos quando cultivados em condições razoavelmente férteis mas com boa drenagem, de preferência os argilo-arenosos. A adubação utilizada é a mesma feita no plantio da soja .  Prefere um pouco de abrigo do vento. A planta é vista como uma erva daninha em algumas áreas.

Em um clima adequado, leva cerca de 4 – 5 meses a partir da semente para produzir novas sementes .  Geralmente, plantas inteiras são cortadas na base quando o grão está maduro. O restolho pode ser deixado no campo e, em seguida, regredir.

Valor Culinário

Semente de Trigo Verão
Semente de Trigo Verão

É cultivada por sua semente comestível e virtudes medicinais na China, diz-se que o revestimento de sementes é macio e fácil de remover.  Esta forma é amplamente utilizada em dietas e culinária macrobiótica. As sementes maduras logo após o descasque e a limpeza são cozidas bem como consumidas juntamente com arroz cozido . A farinha batida é muitas vezes também combinada com água e tomada como bebida fria ou farinha de água. Os grãos crus são utilizados como amendoim.

A semente cozida tem um sabor suave agradável, pode ser usado em sopas e caldos.  Pode ser moído em uma farinha e usado para fazer pão ou usado em qualquer das maneiras que o arroz é usado .  O kernel batido também é feito em um prato doce frito e coberto com açúcar. A fruta é colhida quando madura no outono e as cascas são removidas antes de serem usadas frescas, torradas ou fermentadas .  Um chá pode ser feito das sementes ressequidas, enquanto cervejas e vinhos são feitos a partir do grão fermentado . Um café é feito da semente torrada.

Valor Terapêutico

Semente de Trigo Verão Dentro do Saco
Semente de Trigo Verão Dentro do Saco

Os frutos são anódinos, anti inflamatórios, antipiréticos, antissépticos, antiespasmódicos, hipoglicêmicos, hipotensivos, sedativos e vermífugos.  As frutas são usadas em remédios populares para tumores abdominais, esofágico, gastrointestinal, e câncer de pulmão, vários tumores, bem como excrescências e verrugas.  Essa reputação popular é ainda mais interessante quando se lê que um dos constituintes ativos da planta, a coixenolida, tem atividade antitumoral.

A semente, com a casca removida, é anti-reumática, diurética, peitoral, refrigerante e tônica. Um chá das sementes cozidas é bebido como parte de um tratamento para curar as verrugas. Também é usado no tratamento de abscesso pulmonar, pneumonia lobar, apendicite, artrite reumatoide, beribéri, diarréia, edema e micção difícil. A planta tem sido usada no auxílio dos tratamentos do câncer .  As raízes têm sido usadas no tratamento de distúrbios menstruais. Uma decocção da raiz foi usada como um anti-helmíntico.

História do Trigo de Verão

No sul da Índia, o trigo de verão já eram cultivados por cerca de 4000 anos. As sementes estão geralmente presentes em sítios arqueológicos. A grama geralmente cresce em campos de arroz nas proximidades. Os arqueólogos chamam as sementes de contas de arroz. Embora amplamente utilizada pelos asiáticos, a grama é reconhecida como uma erva daninha em campos comerciais de arroz.

As sementes em forma de lágrima têm um revestimento resistente e brilhante com um orifício na ponta onde a flor emerge. Uma vez que a semente cai da planta, outro buraco se abre na base, fazendo com que eles sejam ideais para amarrar. Em sítios arqueológicos que datam de aproximadamente 2000 anos atrás, um grande número de sementes foi descoberto organizado de uma maneira que sugere que eles foram amarrados como colares. No Japão, as sementes são conhecidas como juzu dama, o que implica contas de oração referentes ao uso pelos budistas para suas meditações.

Veja também

Cineraria Planta Medicinal: Benefícios e Propriedades Medicinais

Cineraria é um gênero de plantas com flores da família dos girassóis, nativo principalmente do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *