Home / Plantas / Cacto Cabeça-de-Frade: Características, Como Cultivar e Fotos

Cacto Cabeça-de-Frade: Características, Como Cultivar e Fotos

O deserto possui um tipo de clima todo especial, que quase não permite o crescimento de plantas ou o desenvolvimento de animais de forma total. Assim sendo, o clima de deserto é todo especial e inclui especificidades que outros ambientes naturais de todo o mundo não possuem.

Dessa forma, o clima seco, com chuvas escassas e com solo pobre em matéria orgânico, faz com que o tipo de vegetação desse local seja muito selecionado. Embora o Brasil não possua desertos propriamente ditos, há no país a caatinga nordestina, onde o clima é muito semelhante ao de um deserto, sendo defendido por geógrafos que o local fazia parte do Deserto do Saara antes de os continentes começarem o seu processo longo e contínuo de afastamento.

Portanto, na caatinga também há formas de vida muito particulares, que precisam se adaptar para sobreviver bem a esse tipo de local.

Nesse caso, é necessário que o ser vivo tenha características específicas para sobreviver com qualidade no ambiente. Esse é o caso do cacto, por exemplo, que consegue guardar a pouca água a qual tem acesso para que, com o tempo, a utilize de forma sábia e com moderação.

É por isso que o cacto é conhecido como a vegetação típica de ambientes secos, com temperaturas quentes. Se nos grandes desertos do mundo há uma oferta muito considerável de cactos, o mesmo ocorre no Brasil, ainda que não haja desertos no país. Nesse caso, a já citada caatinga, no Nordeste, funciona como a casa de muitas vegetações nesses moldes.

Com pouca água, que não precisam de solos ricos em matéria orgânica e necessitam apenas de uma boa drenagem e muito sol para seguir sobrevivendo. Portanto, há no Brasil espécies de cactos muito interessantes, que merecem ser estudadas de forma mais ampla.

Conheça o Cacto Cabeça-de-Frade

Esse é o caso do cacto Cabeça-de-Frade, um tipo de cacto muito bonito que é bastante comum do Nordeste brasileiro e que chama a atenção pela sua forma diferenciada. Portanto, esqueça aquele tipo de cacto que se vê nos desenhos animados ou em grade parte da fronteira entre México e estados Unidos, pois o cacto Cabeça-de-Frade é completamente distintos.

Sem pontas tão claras, com formato arredondado, esse tipo de planta encaixa muito bem como item de decoração de ambientes, embora não seja tão comum em outras partes do Brasil fora a região Nordeste. Isso acontece, também, pelo fato de o cacto Cabeça-de-Frade não suportar tão bem uma grande oferta de água, sendo também danoso para a planta que o seu desenvolvimento aconteça sem a incidência de luz solar por muitas horas ao longo do dia.

Cacto Cabeça-de-Frade no Vaso
Cacto Cabeça-de-Frade no Vaso

No fim das contas, o cacto Cabeça-de-Frade é um típico produto vegetal de uma região muito quente e precisa de cuidados especiais para se manter em boas condições. Assim, quando livre na natureza, na parte mais quente do Nordeste, o cacto em questão consegue florescer e dar belos frutos, além de adotar um verde muito forte como a sua cor predominante. De forma resumida, nesse ambiente o cacto Cabeça-de-Frade acha o seu local ideal para crescer bem.

Características do Cacto Cabeça-de-Frade

O cacto Cabeça-de-Frade possui características físicas muito claras e marcantes, que fazem com que seja simples identificar essa planta quando necessário. Portanto, se você está na dúvida quanto o tipo de cacto que possui à sua frente, uma dica importante é: saiba onde está.

Isso porque o cacto Cabeça-de-Frade se desenvolve bem no sertão nordestino, mas em outros locais não consegue encontrar o clima necessário para esse crescimento tão forte e marcante. Ademais, o cacto Cabeça-de-Frade possui cerca de 15 a 25 centímetros de altura, o que faz dessa planta um arbusto pequeno, sem grande elevação.

Além disso, o cacto Cabeça-de-Frade é todo coberto por espinhos, que podem ser eretos ou totalmente curvos, sempre a depender de cada cacto em especial. As flores crescem na parte superior do cacto Cabeça-de-Frade, tendo uma cor rosada e dando destaque a esse tipo de planta. Vale lembrar que, quando no seu auge de florescimento, o cacto pode apresentar um visual muito belo e bastante atrativo, o que faz com que muitas pessoas queiram ter esse tipo de planta em casa, como um item de decoração de ambientes, plantado em vasos.

Como o Cacto Cabeça-de-Frade Capta a Água da Chuva

A água da chuva é a principal fonte de hidratação para o cacto Cabeça-de-Frade, que é muito eficaz quando o assunto é guardar e reter água. A planta faz isso para ter água suficiente nos meses ou semanas seguintes, já que as chuvas são muito raras no Nordeste mias sertanejo e não se pode confiar inteiramente na possibilidade uma nova chuva cair.

Portanto, para reter a água no seu interior, o cacto Cabeça-de-Frade faz uso da sua raiz, que costuma ser longa e pode até mesmo chegar a 1 metro de comprimento em plantas adultas. Assim, com uma raiz tão grande, fica mais fácil absorver a água da chuva. Em seguida, para manter essa água da chuva, a planta possui diversos mecanismos que fazem com que seja possível segurar até cerca de 3 metros cúbicos de água, que aos poucos vai sendo consumida mais tarde.

Homem Segurando um Cacto Cabeça-de-Frade no Vaso
Homem Segurando um Cacto Cabeça-de-Frade no Vaso

Por isso é tão comum ver um cacto verde, com cor forte e muito destaque na natureza, mesmo que o ambiente ao redor seja seco e tenha pouca vegetação em bom estado de conservação.

Nome Científico e Uso Doméstico do Cacto Cabeça-de-Frade

O cacto Cabeça-de-Frade possui nome científico de Melocactus zehnteri, embora seja conhecido realmente pelo seu nome popular. Ademais, quanto ao uso doméstico do cacto Cabeça-de-Frade, é possível ter essa planta em sua casa, mas é necessário adotar as medias necessárias para que a planta possa se desenvolver de forma adequada.

Entre essas medidas, é muito importante ter areia e pedra em quantidades consideráveis, o que fará com que o cacto Cabeça-de-Frade possa absorver apenas a quantidade necessária de água, mas sem apodrecer o seu caule e as suas ramificações. Além disso, regue a planta apenas uma vez a cada 7 ou 10 dias, para evitar problemas maiores.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *