Home / Plantas / Lavanda Fina Laszlo: Cultivo, Características e Fotos

Lavanda Fina Laszlo: Cultivo, Características e Fotos

Lavanda fina, ou lavanda de folhas estreitas. É uma planta que é apreciada pelo seu cheiro. É a lavanda mais apreciada pela qualidade olfativa do seu óleo essencial. Na natureza, cresce principalmente na Provença, mas pode ser cultivada em regiões mais ao norte, especialmente porque existem muitas cultivares.

Lavanda Fina Laszlo?

Antes de desbaratar as características da lavanda, vamos entender o tal laszlo, que nada mais é aqui do que a principal empresa desenvolvedora de produtos baseados em óleos essenciais do Brasil. É dito que domina a arte da aromatologia como nenhuma outra nacional e portanto, oferece os produtos com a maior qualidade.

Como não estamos ganhando nenhuma comissão pelo comercial, não vamos nos delongar no assunto, mas é fato que trata-se de uma genuína indústria de produtos terapêuticos cujas fórmulas, são desenvolvidas por ela mesma, ou através de parcerias com diversos centros de pesquisas pelo mundo. Pra finalizar, a IBRA (Instituto Brasileiro de Aromatologia), em Minas Gerais, pertence a Laszlo.

Características E Fotos Da Lavanda Fina

Agora sim vamos falar do que realmente interessa: o chamado óleo essencial de lavanda concentrado e líquidos hidrofóbicos compostos aromáticos (odoríferas) voláteis de lavanda verdadeira (lavandula angustifolia) e o pico de lavanda (lavandula latifolia). Estes óleos são obtidos por extração mecânica, destilação a vapor ou destilação a seco.

Ainda pouco estudado pelo método científico, suas propriedades e condições ótimas de uso (dosagem, via de administração, etc.) para um propósito terapêutico ainda são pouco conhecidas. Seus efeitos colaterais também são pouco conhecidos. O óleo essencial de lavanda é obtido por destilação completa das cabeças de flor de lavanda verdadeira (lavandula angustifolia).

É um líquido amarelo-esverdeado pálido cujo odor forte é devido ao linalol e especialmente ao acetato de linalila. Além de seu uso em perfumaria e cosméticos, é utilizado como solvente para copal e âmbar na fabricação de vernizes.

Bulgária tornou-se o maior produtor mundial de lavanda, à frente da própria França. Os dois países fornecem três quartos da produção internacional e entre 80% e 90% do óleo essencial de lavanda búlgara é vendido no Brasil. São necessários cerca de 100 kg de plantas com flores para produzir 1 kg de óleo essencial. Lavanda é colhida entre os meses de julho e agosto em suas regiões de cultivo.

O Cultivo da Lavanda Fina

Vamos falar das condições de cultivo em Provença, uma de suas regiões nativas de cultura. Os meses de referência correspondem, portanto, as condições climáticas naquela região e não correspondem a realidade que você poderá encontrar em sua localidade. Considere em sua comunidade local as condições ideais de plantio antes de fazer uso dessas informações.

Semear em fevereiro, em um abrigo quente das sementes depois de colocá-los cerca de quinze dias na geladeira para acelerar a germinação. As sementes germinam depois de um bom mês. Após o transplante, as mudas podem ser colocadas no exterior em maio ou junho. Semeando no berçário na primavera. As mudas não são difíceis de alcançar, mas exigem tempo, porque o surgimento é longo.

Cultivo da Lavanda Fina
Cultivo da Lavanda Fina

A plantação pode ser feita durante todo o ano, exceto no período de geada. Em regiões frias, é aconselhável plantar na primavera. As estacas de caules herbáceos ou semi-lenhosos são de junho a setembro e os de caule lenhoso de novembro a fevereiro. Podas de haste são praticados de março a setembro. Em regiões frias, é aconselhável colocar cobertura de alfazema para protegê-la de grandes geadas.

Cuidado com a rega porque a lavanda odeia o excesso de água. Na verdade, ela pede para ser regada no primeiro ano de sua plantação para estar bem enraizada, a partir daí as chuvas serão suficientes para suprir suas necessidades. Corte os talos de flores o mais rápido possível para estimular novas flores. Uma poda é feita após a floração para manter uma boa forma ao cacho e aumentar a produção de flores do ano seguinte.

Não devemos cortar a madeira velha, mas os talos de flores e alguns galhos de luz que vagam em todas as direções. Em março, para encolher os aglomerados, a floração será mais importante e mais bonita. Período de floração: De abril a junho, grandes talos de flores perfumadas. Cor: Muitos tons de roxo e lilás. Período de Colheita: Como e quando necessário durante todo o período de floração. Os caules das flores são, no entanto, mais perfumados no início da floração. É melhor escolher as flores antes de florescerem.

O Uso De Óleo De Lavanda Fina

O óleo essencial de lavanda é proposto também na aplicação cutânea como na inalação para aliviar a ansiedade durante as preparações médicas e anestesiológicas pré-operatórias em cirurgia geral como na cirurgia odontológica. É transcutânea que seria mais eficaz, especialmente massagear o plexo solar. Possui propriedades de cura antidepressivas, anti-sépticas, tônicas, descongestionantes e cicatrizantes.

Nenhuma evidência científica estabelece o interesse do óleo essencial para fins analgésicos, no entanto, alguns pequenos estudos mostraram alguns resultados em cirurgia bariátrica e cesárea. O óleo de lavanda é usado na massagem terapêutica como uma forma de induzir relaxamento através de contato direto com a pele para aplicação.

O óleo essencial de lavanda fina é provavelmente o óleo essencial mais famoso e o mais apreciado na aromaterapia. É conhecida principalmente por suas propriedades medicinais antiparasitárias e anti – sépticas . Permite, de fato, lutar contra vários fungos e bactérias responsáveis por infecções e várias doenças. O óleo essencial de lavanda fina também tem propriedades relaxantes, sedativas, ansiolíticas e regula o sistema nervoso central. É também um poderoso relaxante antiespasmódico e muscular.

Óleo De Lavanda Fina
Óleo De Lavanda Fina

O óleo essencial de lavanda pode ser potencialmente usado por todos os membros da família. Por suas muitas propriedades, seria um elemento quase indispensável do kit de primeiros socorros que nos acompanha na estrada e durante as férias. É calmante, promove harmonia e equilíbrio e cura pequenas feridas (picadas de insetos e queimaduras superficiais). Também cura e regenera a pele poderosa (pequenos ferimentos e arranhões).

Recomendação: o uso de qualquer produto farmacológico ou cosmético submete o usuário a possíveis reações e também estão sujeitos a contra indicações. Sugerimos que não faça uso de nenhum produto, mesmo que teoricamente de fabricação natural, sem uma orientação médica.

Veja também

Quais são as Principais Atividades Agrícolas no Brasil?

O Brasil é o país da diversidade e na agricultura não é diferente. Confira a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *