Home / Plantas / Qual O Melhor Óleo Essencial De Lavanda?

Qual O Melhor Óleo Essencial De Lavanda?

O óleo essencial de lavanda tem sido uma das opções mais utilizadas para diversos tratamentos e também para motivos de perfumaria. Isso devido ao poder anti-séptico da lavanda ser incrivelmente grande. Entretanto, para quem não sabe fazer um óleo essencial em casa, precisa comprar diretamente em alguma loja de perfumaria e semelhantes.

É muito importante que para ter um resultado satisfatório em qualquer coisa que você utilize esse óleo, ele deve estar puro e natural. Então escolher o melhor tipo e marca de óleo é muitíssimo importante. E no post de hoje iremos falar um pouco mais sobre a lavanda, explicar sobre o que é o óleo essencial da lavanda e como escolher o melhor óleo. Continue lendo para descobrir mais.

Características Gerais Da Lavanda

A lavanda é algo que a maioria das pessoas conhecem, mesmo que nunca tenham a visto na sua forma selvagem, direto da plantação. Ela é utilizada em muitos problemas de higiene, como perfumes, desodorantes e sabonetes, especialmente pelo aroma doce que traz um ar de limpeza. E não é algo recente, a lavanda é utilizada dessa forma pelos gregos e romanos há muitos séculos atrás. Seu próprio nome científico remete a isso, que é Lavandula que vem do latim lavare, e basicamente significa lavar.

Para termos noção de que a lavanda é muito mais do que seu cheiro, e sim do seu poder antisséptico, podemos voltar a época da Idade Média. Quando a Europa começou a sofrer com a Peste Negra, as populações usavam da lavanda em seus banhos e para lavar as suas roupas, e na maioria, elas foram poupadas da morte causada pela praga. Depois, durante as duas guerras mundiais, ela foi adotada oficialmente como o tratamento antisséptico utilizado nos soldados.

Quando nos voltamos a medicina, o óleo das flores e do caule são utilizados no combate da insônia e também possui ação antirreumática, anti-inflamatória e relaxante. Sua origem é do Mediterrâneo, e trabalham em muitas formas. No Brasil, a espécie de lavanda mais conhecida é a lavanda francesa, que é mais rústica e normalmente cultivada no sul e sudeste do país. Atualmente, os países que mais produzem lavandas são Bulgária, Alemanha, Rússia, França e Austrália.

Sobre o Óleo Essencial Da Lavanda

O óleo absoluto, ou como é mais conhecido, óleo essencial é algo que está se tornando cada vez mais popular. Isso porque ele tem um aroma muito gostoso e tem diversas utilidades, especialmente na área da aromaterapia. Sendo então um ótimo anti-stress, e diversos outros benefícios. Para quem não entende o que significa um óleo essencial, é uma substância volátil, que tem uma concentração bem alta, por isso absoluto em alguns casos. Dependendo da sua origem, vai ter princípios ativos diferentes.

Fraco de Óleo de Lavanda
Fraco de Óleo de Lavanda

Por exemplo, a lavanda é o princípio ativo desse óleo, então dá o aroma, cor e densidade característico dela. O de lavanda trabalha para equilibrar o corpo, tanto fisicamente, quanto mentalmente e emocionalmente. Existem diversas formas de utiliza-lo, que iremos mostrar adiante. Antes de tudo, é preciso entender e saber da precedência e procedência desse óleo. Por exemplo, ele nunca deve estar misturado com outras essências, precisa estar completamente puro e natural.

Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda

Como dito anteriormente, o óleo essencial de lavanda tem muitíssimos benefícios. Entre eles podemos chama-lo de: anti-inflamatório, condicionador cutâneo, antidepressivo, antiespasmódico, analgésico, hipotensor e principalmente antisséptico. Há mais nomenclaturas dadas para esse óleo, porém, podemos para melhor explica-lo, citar algumas situações que eles podem ser utilizados. Veja a seguir:

  • Para melhorar cabelos, anticaspa e queda de cabelo;
  • Dores de cabeça e musculares;
  • Tratamento de peles oleosas, ressecadas e outros tipos;
  • Ajuda com a insônia;
  • Alívio de picadas de insetos;
  • Tratamento de acne;
  • Queimaduras solares e assaduras na pele (inclusive de bebês);
  • Alívio de cólicas menstruais e TPM;
  • Ajuda com a ansiedade, estresse e depressão;
  • Sensação de bem estar.

Qual o Melhor Óleo Essencial De Lavanda?

Deu para perceber a quantidade de modos de usar o óleo essencial. Por isso, precisamos saber qual o melhor deles. É interessante quem tem vontade, cultivar as lavandas em casa, é muito simples e enriquecedor. E a partir disso, fazer seu próprio óleo essencial. Na hora de escolher qual a melhor lavanda para esse uso, nós temos algumas opções. Ela vai depender muito de qual o uso que você dará para ela. Por exemplo, no caso de utilizar para aromaterapia, você vai preferir a Lavandula angustifolia ou a Lavandula dentata. Já em outros casos a melhor opção é a Lavandula officiales.

Para quem prefere comprar o óleo pronto de forma mais fácil, além de saber qual o tipo de lavanda sendo utilizada é preciso também saber se ela está pura. Quando misturada com outros óleos e componentes, elas acabam não tendo um efeito completo e 100% satisfatório. Atualmente, no mercado, existem diversas marcas boas e recomendadas, especialmente por pessoas que trabalham com isso. Dentre elas, as mais conhecidas são: Terraflor, Cativa, Força da Terra e a preferida da maioria, a Bioessência. Procure a que melhor irá atender seus critérios, além de pesquisar bastante sobre sua precedência e efeitos no corpo.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre a lavanda, suas características gerais, e tenha te ajudado a escolher qual o melhor óleo essencial de lavanda. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre lavandas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Abacate: Sugestões e Diferentes Formas de Consumir

Posso comer abacate batido? Esse é um grande questionamento, que envolve a maneira de comer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *