Home / Plantas / Aroma e Perfume de Lavanda: Benefícios

Aroma e Perfume de Lavanda: Benefícios

Óleo essencial de lavanda tem uma ampla gama de benefícios à saúde, incluindo a sua capacidade de eliminar o estresse nervoso, aliviar a dor, desinfectar o couro cabeludo e pele, melhorar a circulação sanguínea e tratar problemas. respiratório. Mas estes são apenas alguns aperitivos da versatilidade desta planta medicinal.

Extraindo a Essência

A lavanda verdadeira, ou lavandula augustifolia, tem seu óleo extraído das flores, principalmente por destilação a vapor. Flores de lavanda são muito perfumadas e têm sido usadas durante séculos para fazer pot-pourri. Tradicionalmente, o óleo essencial de lavanda também tem sido usado na fabricação de perfumes.

O óleo é muito utilizado hoje em aromaterapia, em cosméticos e em perfumaria, por isso é encontrado em muitas preparações. Óleo de lavanda terá ótima associação com muitos outros óleos essenciais, como cedro, pinho, gerânio, etc. Atualmente usa-se o óleo essencial de lavanda de diversas maneiras, seja na aromaterapia, ou como produtos cosméticos e terapêuticos.

Para o registro, diz-se que René Maurice Gattefosse, um químico e perfumista, supostamente queimou a mão durante uma explosão em seu laboratório, instintivamente, ele teria, em seguida, mergulhou a mão no primeiro vaso ao alcance … nenhuma cicatriz apareceu nos dias seguindo! Era óleo de lavanda! São necessários, em média, 100 kg de flores para obter, após a destilação, de 1/2 a 1 litro de óleo.

Agora que já falamos de como é extraído o óleo, a essência da lavanda, vamos considerar alguns dos muitos benefícios possíveis do aroma e perfume da lavanda. Nem tudo é necessário infusão, mas basta apenas inalação ou uma massagem com a essência para já trazer efeitos maravilhosos. Veja:

Um Poderoso Antibacteriano

Lavanda é uma planta com propriedades antibacterianas poderosas, óleo de lavanda pode ser misturado com surfactantes naturais para criar produtos de limpeza domésticos eficazes. Você também pode usar algumas gotas de óleo de lavanda para higienizar feridas infectadas, proteger de infecções e contribuir para uma cicatrização mais rápida.

Um Aliado para a sua Pele

Graças às suas propriedades antibacterianas, o óleo de alfazema é reconhecido como um tratamento eficaz contra a acne, ajuda a equilibrar a produção de sebo e a melhorar a aparência. Coloque óleo de lavanda junto com um limpador ou hidratante natural para auxiliar a eliminar a acne e reduzir as cicatrizes da acne.

Algumas gotas de óleo de lavanda adicionadas ao óleo de uma transportadora podem ajudar a aliviar a coceira e a secura causadas pelo eczema. Lavanda também pode ser usada para aliviar pequenas erupções cutâneas e outras irritações da pele, como as causadas pelo calor e excesso de umidade ou alérgenos ambientais.

Remédio Antifúngico

Massageie a pele infectada com fungos usando algumas gotas do óleo de lavanda. Faça isso ao menos uma vez ao dia e terá eliminado o problema. O mesmo vale para unheiros; o óleo essencial de lavanda aplicado em unhas infectadas agirá eficazmente. Se preferir, mergulhe os pés direto em água morna misturada ao óleo de lavanda, que não só eliminará as infecções fúngicas como proporcionará alívio as irritações.

Lavanda Remédio Antifúngico para os Pés
Lavanda Remédio Antifúngico para os Pés

Um Repelente de Insetos Natural

Muitos insetos voadores não gostam do cheiro de lavanda, tornando-se uma excelente alternativa natural a outros repelentes de insetos. Coloque óleo de lavanda ao redor das janelas e portas para manter os insetos fora de sua casa. Melhor ainda se obtiver e cuidar de uma planta em casa!

Pendure sacos de lavanda seca em armários ou guarde-os em gavetas para repelir traças. Esfregue a pele infectada por ácaros e, em seguida, acompanhe-a diariamente tratando a pele com uma mistura de óleo de lavanda e álcool. Polvilhe o óleo de lavanda em seu colchão para manter os insetos fora do quarto.

Um Calmante para Seus Nervos

O óleo de lavanda pode ajudar muito a acalmar os nervos e curar a ansiedade. Basta massagear ou borrifar algumas gotas nas têmporas, na testa e no dorso da mandíbula para aliviar o estresse ou usar como preventivo antes de entrar em um ambiente estressante. Você também pode respirar lenta e profundamente a garrafa para relaxar, quantas vezes for necessário.

Um Analgésico Natural

O óleo de lavanda pode ser usado para aliviar a dor causada por pequenas queimaduras, cortes e contusões. Esfregue algumas gotas de óleo sobre e ao redor da área lesada para promover a circulação e a cicatrização. Massageie o óleo de lavanda sobre os músculos doloridos para aliviar a dor e aliviar a tensão ou adicionar algumas gotas a um banho de sais para aliviar a dor.

Massageie o óleo de lavanda nas têmporas, atrás da mandíbula e na testa para aliviar as dores de cabeça. Esfregue suavemente o óleo de lavanda no abdômen e aplique uma compressa quente para evitar cólicas menstruais. Aplique óleo de lavanda em picadas de insetos para aliviar a dor e a coceira.

Promove o Trato Respiratório

Faça inalação do óleo de lavanda em água quente para desobstruir a vias nasais, aliviando de infecções ou constipações. Esfregar algumas gotas na região do nariz (cuidando pra não atingir os olhos) também ajuda.  O óleo de lavanda na testa,  nas têmporas, atrás do pescoço e na região torácica será muito útil para inflamações e outros efeitos decorrentes de gripes e resfriados, como tosses, irritação na garganta, espirros, etc.

Melhora a Digestão

Muitos dos efeitos desagradáveis advindos do estômago e intestino podem ser resolvidos se tão somente habituar-se a tomar o chá feito com flores e folhas de lavanda. Refluxo, diarreia, flatulência, indigestão ou outros típicos problemas da região gástrica e intestinal são minimizados ou totalmente resolvidos com esse chá. Vale também somente pingar na língua algumas gotas do óleo de lavanda pra isso, mas essa sugestão é melhor com recomendação médica e com a garantia de que seu óleo é genuinamente natural.

Ajuda com o Sono

Dificuldades pra dormir? Insônia? Sono sem qualidade e complicações pra relaxar? Use e abuse da lavanda como um odorizador em seu ambiente, em seu quarto e certamente conseguirá noites mais tranquilas. Vale pingar algumas gotas do óleo nos lençóis, nos travesseiros ou no colchão.

Serão úteis também para quem tem crianças recém nascidas. Algumas gotas do óleo permeando a área do berço, nos bichinhos de pelúcia, no mosquiteiro, na roupinha do bebê não só repelirá os indesejáveis insetos como fará o neném cair em sono tranquilo.

Acalma as Queimaduras Solares ou Rachaduras

Primeiro, abaixe a temperatura da pele ao redor das queimaduras expondo-a a água fria por alguns minutos, depois aplique suavemente óleo essencial de lavanda nas áreas queimadas pelo sol para alívio imediato.

Aplique óleo de lavanda orgânica de grau terapêutico nos lábios rachados para aliviar a dor, prevenir o ressecamento e promover uma cicatrização mais rápida. Adicione o óleo de lavanda a um hidratante natural para acalmar e curar as mãos secas e rachadas.

Melhora a Circulação Sanguínea

Pessoas com problemas cardiovasculares ou hipertensos podem sentir benéficos efeitos na aromaterapia com óleo de lavanda, pois ela tende a melhorar a circulação sanguínea e aumentar o nível de oxigenação junto ao organismo.

Isso beneficiará não só seu coração, mas todos os órgãos internos e até mesmo estimulará o cérebro melhorando sua atividade. Acrescente a isso o benefício que trará a sua pele, mais radiante refletindo a vivacidade que a lavanda trouxe a todo o corpo. A aromaterapia  com óleo essencial de lavanda, problemas com a circulação sanguínea estará extinto.

Veja também

Para Que Serve o Extrato da Soja? Produtos Derivados da Soja

A soja é uma leguminosa como feijão, grão de bico ou lentilha, mas não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *