Home / Plantas / Óleo Absoluto De Lavanda: Para Que Serve E Composição

Óleo Absoluto De Lavanda: Para Que Serve E Composição

No post de hoje iremos falar sobre o famoso óleo absoluto de lavanda. Comentaremos um pouco mais sobre suas características, para que serve e a sua composição. Continue lendo para saber mais.

Óleo Absoluto De Lavanda

O óleo absoluto, ou como é mais conhecido, óleo essencial é algo que está se tornando cada vez mais popular. Isso porque ele tem um aroma muito gostoso e tem diversas utilidades, especialmente na área da aromaterapia. Sendo então um ótimo anti-stress, e diversos outros benefícios. Para quem não entende o que significa um óleo essencial, é uma substância volátil, que tem uma concentração bem alta, por isso absoluto em alguns casos. Dependendo da sua origem, vai ter princípios ativos diferentes.

Por exemplo, a lavanda é o princípio ativo desse óleo, então dá o aroma, cor e densidade característico dela. O de lavanda trabalha para equilibrar o corpo, tanto fisicamente, quanto mentalmente e emocionalmente. Existem diversas formas de utiliza-lo, que iremos mostrar adiante. Antes de tudo, é preciso entender e saber da precedência e procedência desse óleo. Por exemplo, ele nunca deve estar misturado com outras essências, precisa estar completamente puro e natural.

No mercado existem diversas marcas boas, basta procurar e se informar sobre. Ele é um dos mais utilizados, por não irritar a pele e ser bem delicado. Além de não ter nenhum tipo de contraindicação.

Para Que Serve O Óleo Absoluto De Lavanda?

Para Acne

Acne
Acne

Um dos tratamentos mais indicados para tratar acne é o óleo absoluto de lavanda. Pois ele trabalha inibindo as bactérias que causam irritações na pele, também ajudando a equilibrar a secreção do sebo cutâneo, ambos que fazem o surgimento de acne. O óleo de lavanda ajuda a reduzir os riscos da formação de cicatrizes após o fim da acne.

Para fazer e tratar, você pode adicionar também um pouco de aloe vera ou algo semelhante de creme para proteger ainda mais seu corpo. Na hora da aplicação, utilize um cotonete. Pingue 2 gotas de óleo absoluto de lavanda no cotonete, junto com um pouco de aloe vera caso decida, e passe diretamente na acne. Esse processo deve ser repetido 2 vezes ao dia.

Para Insônia

Insônia
Insônia

Quem sofre com insônia, existe diversos tratamentos mais artificiais que podem ser feitos. Entretanto, com um pouco de óleo essencial de lavanda é possível ter uma noite de sono mais tranquila e melhor. Para isso, você pode colocar 4 gotas do óleo em um travesseiro ou outro tecido que fique próximo de você. Por ter propriedades relaxantes, ele te acalmará. Também é possível fazer uma almofada com flores secas de lavanda, pingando algumas gotas de óleo essencial.

Para Tratar Queimaduras Solares

Passando Óleo de Lavanda Absoluto Para Proteger Contra Queimaduras Solares
Passando Óleo de Lavanda Absoluto Para Proteger Contra Queimaduras Solares

Depois de passar o dia todo no sol sem um protetor solar, as queimaduras solares são um grande problema para qualquer um. Há a irritação da pele, além de uma dor incessante. Para tratar disso de forma bem natural, basta 10 gotas de óleo absoluto de lavanda dissolvido em 10 mililitros de água gelada. Coloque em um borrifador e aplique no local das queimaduras. Algumas pessoas também substituem a água gelada pelo óleo de amêndoas. De qualquer forma, o alívio é imediato.

Aromaterapia

Aromaterapia Com Lavanda Absoluto
Aromaterapia Com Lavanda Absoluto

A aromaterapia é uma das terapias que mais tem se desenvolvido. E com ela, a maioria das pessoas tem criado uma preferência ao óleo essencial de lavanda. O conselho de quem faz é sempre utilizar óleos com a lavanda officinalis, que é um remédio natural. Para fazer isso, utilize um difusor de óleos essenciais, chamado de rechaud. Daí você só precisará despejar nele um pouco de água e uma gota de óleo essencial para cada metro quadrado do ambiente que você está. Essa equação é para garantir que a fragrância irá alcançar todo o ambiente, potencializando sua ação.

Para Aliviar Picadas De Insetos

Picadas De Insetos
Picadas De Insetos

É interessante sabermos que remédios naturais para aliviar picadas de insetos em sua grande maioria utilizam do óleo absoluto de lavanda. Ele pode ser usado puro, ou você pode misturar duas gotas com uma colher de chá de gel de aloe vera, e aplicar diretamente na pele. O alívio da coceira é imediato, e ajuda no tratamento, evitando a infecção.

Desodorante Ecológico

Desodorante Ecológico de Lavanda Absoluto em Spray
Desodorante Ecológico de Lavanda Absoluto em Spray

A partir do óleo essencial de lavanda, você pode criar um desodorante ecológico. Para isso, você mistura duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, junto com 4 gotas de óleo absoluto de lavanda. Escolha um recipiente para armazena-lo e utilize quando for necessário. Ele deverá ser aplicado na pele como se fosse um talco. Para quem quer um desodorante um pouco mais perfumado, dá para adicionar umas 2 gotas de óleo essencial de gerânio na mistura. Algumas pessoas aplicam com uma esponja de pó o desodorante na pele.

Para Cabelos

Outra forma de utilizar o óleo de lavanda é nos cabelos. Ele vai tratar tanto a caspa quanto a queda de cabelo, ajudando a ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo. Utilize 5 ml de algum óleo vegetal que você tenha preferência junto com 5 gotas de óleo absoluto de lavanda. Misture bastante e passe diretamente no couro cabeludo, massageando e depois deixando agir por 30 minutos. Faça o enxague e lave os cabelos normalmente. Esse tratamento deve ser feito com uma determinada frequência.

Para Tratamento De Rinite E Sinusite

Rinite E Sinusite
Rinite E Sinusite

Quem sofre de rinite e sinusite também pode utilizar o óleo de lavanda pode te ajudar. Para isso, você precisará utilizar 5 gotas de óleo absoluto de lavanda, coloca-la em uma panela que tenha um litro de água fervente, e adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Mexa bastante e faça inalações da fumaça, cobrindo a cabeça com uma toalha para que não disperse o vapor. Essa inalação também pode ser feita para ajudar a cuidar de irritações na gargante, adicionando apenas o óleo essencial de eucalipto, cerca de 5 gotas, que ajuda a acalmar a tosse.

Para Compressas De Lavanda

 Máscara de Compressa Quente de Lavanda
Máscara de Compressa Quente de Lavanda

Compressas frias de lavanda são ótimas para ajudar em contusões, enquanto que as compressas quentes são utilizadas para dor de gargante, espasmos musculares e até mesmo cólica menstrual. Para isso, basta mergulhar um pano, ou gaze, se preferir, em água (quente ou fria), e aplicar nele algumas gotas de óleo absoluto de lavanda. Depois só colocar como compressa na área que precisa ser tratada.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o óleo absoluto de lavanda, suas características, utilidade e composição. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre óleos, lavandas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Historia da Flor Gardênia, Significado e Origem da Planta

A gardênia é uma flor que todos conhecemos. É frequentemente usado em decoração e como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *