Home / Plantas / Quanto Tempo Demora Para se Colher a Soja? Tempo de Cultivo

Quanto Tempo Demora Para se Colher a Soja? Tempo de Cultivo

A soja, cujo nome científico é Glycine max, é uma cultura agrícola anual comum produzida para o mercado de biocombustíveis, além de alimentos para animais e consumo humano. A leguminosa para clima quente cresce sob uma variedade de condições climáticas, e muitos novos híbridos oferecem datas de vencimento mais curtas, permitindo aos agricultores mais opções para o cultivo.

As lavouras de soja em todo o mundo têm ciclos únicos de plantio, cultivo e colheita, os quais influenciam o preço da safra global. Os preços dos grãos tendem a se mover mais durante a estação de crescimento, pois as expectativas de oferta podem mudar significativamente, dependendo da área cultivada, do clima e das condições de cultivo. As doenças e as infestações de culturas também podem desempenhar um papel na volatilidade dos preços da soja a cada ano.

O esmagamento da soja crua é um processo que transforma a mercadoria em farelo de soja e óleo de soja . O farelo de soja é necessário para a alimentação animal. O óleo de soja é um ingrediente-chave em muitos produtos alimentares comuns e é usado para cozinhar em todo o mundo. Quando a demanda por produtos de soja aumenta, ela se correlaciona diretamente com a demanda por soja crua.

Plantação de Soja
Plantação de Soja

Quanto Tempo Demora Para se Colher a Soja? Tempo de Cultivo

Diferentes variedades de soja amadurecem a taxas diferentes. Isso geralmente é declarado em pacotes de sementes como um número de dias e reflete o tempo estimado entre o plantio e a maturidade da colheita. Muitas variedades de soja têm datas de maturidade que variam entre 90 e 150 dias, com alguns híbridos especialmente desenvolvidos  amadurecendo ainda mais rapidamente.

Para os feijões verdes, colha a soja quando as vagens estiverem verdes, cheias e macias, geralmente de 5 a 15 cm. de comprimento, cerca de metade maduras. A soja para descasque e uso fresco está pronta para a colheita 45 a 65 dias após a semeadura. A soja seca requer 100 ou mais dias para chegar à colheita. A soja atinge a maturidade ao mesmo tempo; puxe a planta inteira e pendure-a de cabeça para baixo para secar. Descasque o feijão quando as vagens estiverem totalmente secas.

A soja verde com casca ou sem casca ficará na geladeira por até uma semana. A soja sem casca pode ser congelada, enlatada ou seca. Para facilitar o descasque, jogue as vagens na água fervente por um minuto. A soja seca e sem casca pode ser armazenada em local fresco e seco por 10 a 12 meses.

A soja se desenvolve melhor nos dias mais reduzidos no outono, acelerando o processo de amadurecimento das sementes. Isso significa que o atraso no plantio ainda pode levar a uma colheita no outono. Estima-se que, a cada três dias, o plantio da primavera é adiado, a colheita é adiada um dia. A aceleração da maturidade pode levar a um rendimento menor porque a planta pode definir menos vagens.

Quando se Deve Plantar a Soja

Geralmente, uma semente de soja leva cerca de dois dias para germinar e brotar. A nova planta não sai do solo até cerca de uma semana após o plantio. As plantas são as mais vulneráveis ​​durante esse processo e podem ser danificadas por baixas temperaturas ou pragas. Se o plantio inicial for perdido, às vezes a colheita pode ser replantada com uma variedade de maturação mais curta.

A melhor época para colher a soja é quando as sementes estão totalmente desenvolvidas, mas a vagem ainda não passou de verde para amarela. A maioria das variedades comerciais de soja mantém-se nessa janela de desenvolvimento por cerca de uma semana antes que a vagem comece a secar. Depois que a vagem seca, é provável que ela se quebre durante a colheita, levando à perda de sementes.

A soja é uma leguminosa macia para o clima quente. Semeie a soja na primavera 2 a 3 semanas após a última data média de geada, quando o solo estiver aquecido a pelo menos 20 graus Celsius. A soja pode ser plantada mais cedo em regiões de inverno quente.

O Cultivo da Soja

A soja é uma leguminosa anual espessa e de ramificação livre, com hastes e folhas peludas. As flores são brancas com sombreamento de lavanda. Cada cápsula difusa contém 2 a 4 sementes. Existem mais de 10.000 cultivares de soja. As cores variam de preto a cinza, marrom, verde, amarelo, branco e listrado. As sementes podem ser menores que uma ervilha ou tão grandes quanto um feijão.

A soja deve ser plantada em pleno sol, embora tolere sombra parcial, mas o rendimento será reduzido. A soja cresce melhor em solos soltos e bem drenados, ricos em matéria orgânica, prefere um pH do solo de 6,0 a 6,8. A soja é tolerante ao solo pobre, mas não tolera o gelo.

Deve ser  semeada de 1 a 2 polegadas de profundidade, 2 a 4 polegadas de distância nas linhas de 24 a 30 polegadas. Mudas bem sucedidas finas de 10 a 20 cm. de distância; mudas desbastadas com tesouras ao nível do solo, tomando cuidado para não perturbar as raízes das plantas restantes. Não molhe as sementes antes do plantio e não regue demais após o plantio; sementes muito úmidas podem rachar e germinar mal.

Cuidados Com A Plantação de Soja 

Os canteiros devem ser uniformemente úmidos até que a soja empurre o solo. Regue regularmente durante a floração e a formação de vagens. Evite a rega suspensa, que pode causar a queda de flores e vagens. Cobertura morta deve ser utilizada para conservar a umidade do solo. Adicione adubo envelhecido aos canteiros antes do plantio. Evite adicionar fertilizantes ricos em nitrogênio aos canteiros. A soja, como outras leguminosas, estabelece uma troca mútua com microorganismos do solo chamados bactérias fixadoras de nitrogênio para produzir compostos nitrogenados usados ​​pela planta.

Evite manusear a soja quando ela estiver molhada ou coberta com orvalho forte; isso pode espalhar esporos de fungos. Mantenha os canteiros livres de ervas daninhas; cultivar em torno da soja com cuidado para não perturbar o sistema radicular raso da planta. Gire a soja e outras leguminosas para adicionar nitrogênio ao solo.

A soja não deve ser consumida crua; eles contêm inibidor de tripsina que impede a digestão de proteínas. Escalde a soja verde em água fervente por alguns minutos e mergulhe-a em um banho de água gelada. Ferva o feijão germinado por pelo menos 5 minutos antes de comer.

 

 

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *