Home / Animais / Qual é a Velocidade de um Lagarto?

Qual é a Velocidade de um Lagarto?

Lagartos são répteis e compõe cerca de 5 mil espécies, onde muitos podem ser muito diferentes entre si, apesar de fazer parte do mesmo gênero.

Existem lagartos com quatro patas, com duas e até mesmo lagartos em patas, assim como lagartos com pele reptiliana e outros com espinhos e espécies que até ejetam sangue pelos olhos na boca de seus predadores.

Além disso, lagartos possuem tamanhos diferentes. A espécie Sphaerodactylus ariasae, por exemplo, é considerada a menor espécie de lagarto existente, com cerca de 2 centímetros de tamanho, assim como um dos menores mamíferos do mundo.

Por outro lado, existe o dragão-de-Komodo, o maior réptil existente e um verdadeiro predador suprema que está no topo da cadeia alimentar, medindo incríveis 3 metros de comprimento.

Os lagartos também estão distribuídos por todas as partes do mundo, inclusive muitos vivem em biomas completamente diferentes.

Alguns lagartos preferem viver no solo, esquentando seus corpos em cima de pedras recebendo a luz solar, enquanto outros preferem receber luz no topo de árvores, por exemplo. Todos eles possuem sangue frio e por isso procuram locais para se esquentarem.

Quer saber mais sobre os lagartos? Temos dezenas de artigos sobre esses animais incríveis. Acompanhe alguns deles:

Todos os Lagartos São Rápidos?

Uma característica muito exclusiva dos lagartos é sua capacidade de começar uma corrida altamente veloz mesmo estando completamente parado.

Essa característica pertence a todos os lagartos, mas algumas espécies são mais habilidosas que outras, e consequentemente algumas espécies são mais velozes que outras.

Inclusive, alguns lagartos recebem nomes coloquiais devido às suas habilidades de corrida, tal como iguanas corredores ou lagarto de galope.

Sphaerodactylus Ariasae

Um estudo sobre a velocidade dos lagartos mostrou que os mais rápidos são aqueles que vivem em áreas com presenças de predadores e que vivem em locais mais quentes.

Isto é, a temperatura influencia na velocidade do lagarto, por isso aqueles que vivem em locais mais abertos como a Iguana-comum são mais rápidas que lagartos que vivem em florestas densas ou perto de córregos onde o clima é mais ameno.

Conheça os Lagartos Mais Rápidos que Existem e Suas Velocidades

  • Lagarto Basilisco (Basilicus basilicus)

Muitas pessoas acreditam que um dos animais mais rápidos do mundo seja o lagarto basilisco pela incrível habilidade que esse lagarto tem de correr sobre a água.

Sim, o lagarto basilisco consegue correr por cima da água, mas isso não significa que ele seja o lagarto mais rápido.

A habilidade de correr sobre a água não está exatamente associada apenas a sua velocidade, mas aos formatos de suas patas que são interligadas por membranas que distribuem o peso do animal, possibilitando o feito desse ato.

A velocidade máxima de um lagarto basilisco é de 11 km por hora.

  • Lagarto Corredor de Seis Linhas (Aspidoscelis sexlineata)

Esse lagarto não recebe o nome de corredor (racerunner) à toa, já que sua capacidade de correr é incomparável e uma das mais velozes que existe.

Registros apontam que esse lagarto pode alcançar 28 km por hora.

Aspidoscelis Sexlineata

Eles também recebem esse nome pelo fato de possuírem linhas pelo corpo.

A habilidade de evasão foi desenvolvida a ponto de o lagarto conseguir fugir até de ataques ferozes de aves, assim como de felinos que tentam em vão persegui-los algumas vezes.

  • Iguana-Preta (Ctenosaura similis)

Houve um período de tempo em que a iguana preta foi considerada o lagarto mais rápido que existiu no mundo, apesar de possuírem um tamanho muito superior às iguanas citadas acima.

As iguanas do gênero Ctenosaura sempre foram consideradas as iguanas mais velozes.

A velocidade máxima que já registrada em relação às iguanas pretas foi de 33 km por hora.

  • Lagartos-Monitores

São considerados lagartos-monitores os lagartos da família Varanidae, onde estão inclusos os dragões-de-Komodo, por exemplo, por isso essa família é constituída por lagartos diferentes e de tamanhos maiores que as outras espécies.

No entanto, apesar do tamanho avantajado, os lagartos-monitores são exímios corredores e podem alcançar incríveis 40 km por hora.

Para se ter ideia, os Varanidae conseguem perseguir coelhos e até mesmo outros lagartos-monitores de menor estatura.

Dragões de Komodo

Isso significa que eles conseguem correr atrás de suas presas em uma incrível velocidade.

No entanto, não são todas as espécies capazes de atingir velocidades instransponíveis quanto essas, já que o próprio Dragão-de-Komodo, por exemplo, pode alcançar apenas 20 km por hora.

Conheça Quais São os Animais Mais Rápidos do Mundo

Apesar de os lagartos serem animais extremamente velozes, eles ainda não se encontram no topo da lista de animais mais velozes que existem.

Muitas pessoas também sempre acham que os animais mais rápidos que existem são os felinos, com o guepardo, por exemplo.

No entanto, os animais mais velozes que existem são as aves de rapina, tal como o Falcão-Peregrino (Falco peregrinus), que pode atingir 322 km por hora em seus mergulhos fatais na direção de suas presas.

Claro que as aves não contam com o fator do atrito gerado pela terra ou pela água, por isso em terra o guepardo passa a ser o animal mais rápido que existe em terra, alcançando cerca de 115 km por hora.

A criatura marinha mais rápida de que se tem constatação é o Marlim, alcançando a velocidade de 110 km por hora.

Outros animais podem ser incluídos nessa lista com velocidades que ficam pouco abaixo das dos animais citados aqui.

Antílopes podem alcançar a velocidade de 60 km por hora, assim como lebres podem alcançar 77 km por hora.

Confira outros links interessantes sobre os animais e suas capacidades:

Veja também

Hábitat do Marreco: Onde Eles Vivem ?

Marreco na verdade é nome popular para uma espécie de pato de pequenas dimensões, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *