Home / Animais / Qual a Raça de Cachorro Mais Resistente a Doenças?

Qual a Raça de Cachorro Mais Resistente a Doenças?

Ter um cachorro como animal de estimação requer cuidados especiais. E um dos mais importantes é com a saúde desses pets.

Isso porque, quando o nosso cão adoece é como se uma pessoa da família estive em dificuldades, não é mesmo?

Vamos saber mais então! Conheça, por exemplo, Qual a Raça de Cachorro Mais Resistente a Doenças, para saber como prevenir o seu pet de problemas e cuidar melhor do seu cão!

Muita gente despreza os graciosos vira-latas ou SRD que significa Sem Raça Definida. Mas surpreendentemente, esses cães são mais resistentes a doenças do que os cachorros de raça.

Mas Porque os Cachorros SRD São Mais Resistentes a Doenças?

Os vira-latas vêm de um volume grande de várias raças no passado – sendo isso uma evolução natural. Ou seja, eles não têm uma genética com características exclusivas. Isso torna esse grupo de cães resistentes a doenças.

Cachorros SRD

Quando acontece um cruzamento de animais da mesma raça, esses cães, além dos genes das características externas, também têm em jogo os genes das enfermidades. Esses, normalmente, acometem aquela raça em específico. Ou seja, quer dizer que a doença também será genética nessas raças – o que não acontece com os vira-latas, entendeu?

Raças de Cachorro Com Menos Problemas de Saúde

É normal o procedimento de desmamar os filhotes antes do tempo, para venda dos mesmos. Isso prejudica significativamente esses filhotes que crescem sem os anticorpos que são naturalmente encontrados no leite materno.

Claro que existem cães de raça que tem seu sistema imunológico forte e peculiaridades que destacam a sua espécie. Confira algumas, a seguir:

1 – Pastor Alemão

Este cão é um dos favoritos para chamar de meu melhor amigo. Tem habilidades incríveis que o transformaram num animal muito querido. Isso porque ele é o vigilante guarda da casa, é guia de pessoas com necessidades especiais ou incapacitadas e tem a capacidade de detectar com seu poderoso olfato artefatos explosivos.

Além dessas qualidades ele tem outras virtudes que o tornou um cão muito procurado para diversos trabalhos. Este animal tem uma saúde quase que indestrutível, tanto que sua expectativa de vida é de até 13 anos de idade.

Mas como nem tudo é perfeito uma das doenças que pode acometer este cachorro é a mielopatia e a curvatura espinhal, mas esses problemas surgem com mais frequência na espécie americanizada da raça;

2 – Rottweiler

O cão rottweiler, apesar de ser grandalhão e despertar um pouco de medo por sua postura intimidante, é carinhoso bem ao contrário do seu porte físico, truculência e fama de agressivo pois ele é verdadeiramente amável e tranquilo.

Essa raça é uma das raças mais resistentes a doenças pois ele dificilmente apresenta problemas em sua pele e pelos ou doenças de origem genética, chegando facilmente até os 13 anos de idade.

Rottweiler

Apesar de tanta saúde, os rottweiler podem desenvolver osteocondrite dissecante, uma debilitação nas articulações dos ombros e também o parvovírus.

3 – Husky Siberiano

Este cachorro além de lindíssimo por natureza é também um dos mais saudáveis, apresentando uma resistência invejável a várias doenças. Ele também tem uma força e disponibilidade incríveis para trabalhos com cargas pesadas, inclusive é tradição que esses cachorros participem de corridas de trenós.

As doenças que atacam o husky siberiano são o glaucoma ou catarata, problemas oculares. Mas felizmente não desenvolvem uma doença que acomete a maioria dos outros cães: a displasia de quadril. Ele pode viver entre 10 e 12 anos.

4 – Labrador Retriever

Esta raça ficou ainda mais conhecida por ter um exemplar dele estrelando a série Lost, famosa na televisão. Vincent, um belíssimo labrador retriever esbanja charme correndo sem medo de ser feliz na ilha deserta.

Os produtos justificaram a escolha da raça por ser uma das mais saudáveis que é encontrada no Reino Unido. Estados Unidos como também no Canadá. Esses cães são os ideais para família com crianças pois são pacientes e muito brincalhões.

Labrador Retriever

Porém, as doenças que podem surgir e complicar a saúde do labrador retriever seria a atrofia de retina como também a mielopatia, doenças hereditárias e também são propensos a desenvolver obesidades, pois esses bichinhos são os “papa-guloseimas”.

Cuide Sempre do Seu Cachorro!

Saiba que não é porque os vira-latas e as raças mencionadas anteriormente são resistentes que eles não precisam de cuidados. A falta de uma boa alimentação, higiene e interação com o cão podem desencadear, sim, problemas de saúde.

Um bicho de estimação não é um brinquedo. Apesar de irracionais eles precisam de cuidado, amor, responsabilidade e compreensão por parte de seus tutores.

Raças de Cachorro Com Mais Propensão a Problemas de Saúde

Infelizmente, há raças de cães que têm mais tendência a apresentar problemas de saúde. Entre elas, estão:

1 – Chihuahua: essa raça costuma apresentar luxação da patela e hipoglicemia. A maior parte dos Chihuahuas que apresenta esses problemas tem tendência genética para tais enfermidades.

2 – Dobermam: essa raça de cachorro é bem suscetível a doenças como:

  • Câncer;
  • Inchaço e torção gástrica;
  • Hepatite;
  • Alopecia;
  • Síndrome de Wobbler; entre outras.
Dobermam

3 – Setter inglês: podem desenvolver problemas, como: inchaço e torsão, doenças nos olhos, displasia do Cotovelo, hipotireoidismo, Doença de von Willebrand, etc.

4 – Buldogue inglês: tem tendência a doenças como obesidade, displasia patelar e do cotovelo e quadril, problemas de pele, fissura labial.

Buldogue inglês

5 – Dogue alemão: já essa raça de cachorro é susceptível à: cardiomiopatia, torção gástrica, obesidade, câncer.

6 – Poodle: essa popular e sagaz raça de cão tem tendência para manifestar torção gástrica, displasia da bacia, doença renal juvenil, doença de von Willebrand, a, adenite sebácea, problemas na tireóide.

Poodle

7 – Pug: devido ao nariz pequeno e curto desse cão, é comum que apresente problemas relacionados ao órgão, como sinusites. Também, problemas de palato e obesidade

Por outro lado, vale lembrar que consultas freqüentes ao médico veterinário e cuidados específicos podem evitar tais doenças nessas raças de cachorro. E o contrario também! Mesmo que uma raça seja considerada saudável por natureza, não cuidar adequadamente do cão pode fazer com que ele desenvolva problemas diversos!

 

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *