Home / Animais / Aranha Preta e Branca É Venenosa? Qual A Espécie e Fotos

Aranha Preta e Branca É Venenosa? Qual A Espécie e Fotos

A aranha preta e branca que vamos mencionar aqui é uma espécie de aranha tecelã amplamente distribuída no Novo Mundo. Mas a cor preta e branca é o menor dos detalhes impressionantes nessa espécie.

Aranha Preta E Branca: Qual a Espécie E Fotos

A espécie a que vamos nos referir tem o nome científico gasteracantha cancriformis. Já pelo nome científico escolhido pode-se perceber porque as cores monocromáticas é o menos impressionante. A palavra gasteracantha é uma junção de palavras gregas: gaster   (“barriga”) e  acantha  (“espinho”). Já a palavra  cancriformis é uma junção de palavras em latim: cancri (“câncer”, “caranguejo’) e formis (‘forma, aparência”).

Deu pra perceber? Essa aranha tem uma aparência de um caranguejo com espinhos! As fêmeas têm 5 a 9 milímetros de comprimento e 10 a 13 mm de largura. As seis projeções abdominais em forma de coluna no abdômen são características. A carapaça, as pernas e a parte de baixo são pretas com manchas brancas sob o abdômen.

Variações ocorrem na cor da parte superior do abdome: uma cor branca ou amarela com ambos apresentando pontos pretos. Uma parte superior branca pode ter espinhos vermelhos ou pretos, enquanto uma parte superior amarela só pode ter pretos. Assim como ocorre na maioria das espécies aracnídeas, os machos são muito menores que as fêmeas(2 a 3 mm de comprimento),  mais compridos e menos encorpados. Eles são semelhantes às fêmeas na cor, mas têm um abdômen cinza com manchas brancas e os espinhos são reduzidos a quatro ou cinco projeções grossas.

Esta espécie de aranha tem um ciclo de vida que parece se resumir a reprodução. Ou seja, basicamente nascem, se reproduzem e morrem. As fêmeas morrem logo após a postura e acondicionamento de ovos, e os machos morrem alguns dias após a indução de espermatozóides para a fêmea.

Distribuição e Habitat

Essa aranha encontra-se na parte sul dos Estados Unidos desde a Califórnia até a Carolina do Norte, incluindo o Alabama e também na América Central, Jamaica, Cuba, República Dominicana, Bermuda, Porto Rico, praticamente toda a América do Sul (incluindo o sul e o centro do Brasil), e Equador.

Aranha Preta E Branca Em Cima de Uma Folha
Aranha Preta E Branca Em Cima de Uma Folha

Também coloniza a Austrália (ao longo da costa leste em Victora e NSW, com várias variações de acordo com a localização) e certas ilhas nas Bahamas. Essa aranha também foi avistado nas Ilhas Whitsunday, na África do Sul e Palawan, nas Filipinas, bem como Kauai nas ilhas havaianas, as Antilhas e Koh Chang na costa leste da Tailândia.

Essas aranhas constroem suas teias em espaços abertos entre árvores ou ramos de arbustos. Essas telas, orbiculares, têm suspensão várias vezes maior que o diâmetro da folha. Bandas são frequentemente decoradas com pequenas bolas de seda ao longo da espiral da tela, em seguida, enredadas com detritos para formar um estabelecimento. Estas aranhas permanecem no centro da sua teia, mesmo durante o dia.

Que Males Elas Podem Causar? Elas São Venenosas?

Aranha Preta E Branca Andando no Braço de Uma Pessoa
Aranha Preta E Branca Andando no Braço de Uma Pessoa

Não e não. Essas aranhas não causam nenhum mal, ao contrário, são até benéficas. E não, não há nenhum dado que confirme veneno nessas aranhas tecelãs. Algumas pessoas mais chatas podem se incomodar ou até mesmo se assustar com as enormes teias que elas criam, mas fora esse incômodo mínimo, sugerimos que, por favor, deixem essas aranhas tecelãs em paz.

Se você morar em ambientes onde a presença de grandes e volumosos jardins existam, em climas com umidade muito atraentes pra insetos, muito provavelmente você poderá ter dessas aranhas tecelãs em seu ambiente. E como suas postura de ovos podem eclodir em centenas de pequenos filhotes, uma possibilidade de infestação pode ocorrer.

Mas não há motivo pra se preocupar! As aranhas tecelãs gasteracantha cancriformis são inofensivas. Há probabilidade de uma morder alguém é mínima e só ocorrerá se de alguma forma a aranha for importunada. Na probabilidade de uma infestação, sugerimos que desmanche as teias que estiverem posicionadas em locais inconvenientes e, o mais importante, elimine as razões de essa aranha estar se estabelecendo ali.

Como a maioria dos outros aracnídeos, sua dieta consiste nos pequenos insetos que elas são capazes de capturar em sua teia. Insetos comuns consumidos por essas aranhas tecelãs incluem mariposas, besouros, mosquitos e moscas. Paralisando sua presa com uma mordida, elas então consomem o interior de sua presa. Livre-se dos insetos, portanto, e se livrará também das aranhas.

Limitar a quantidade de iluminação fora de sua casa é uma boa maneira de deter não apenas as aranhas, mas também a grande quantidade de insetos que elas comem. Trocar suas luzes externas atuais por “bug lights” amarelas pode ajudar a limitar a quantidade de insetos que voam em sua casa à noite. E com efeito, as aranhas irão procurar novas fontes de alimentação, se afastando de sua casa.

As Impressionantes Teias

Essa aranha gira teias lisas, redondas em torno de arbustos, árvores, e nos cantos das janelas e áreas externas semelhantes. A teia é construída a cada noite para garantir que a estrutura seja segura. Normalmente, as fêmeas adultas constroem teias porque as espécies masculinas pendem de um único fio perto do ninho de uma fêmea.

A própria teia é construída a partir de uma fundação básica, que consiste em uma única vertente vertical. A fundação está conectada com uma segunda linha primária ou por um raio primário. Depois de fazer essa estrutura básica, a aranha começa a construir um raio externo forte e continua a girar raios secundários não-viscerais.

As teias maiores têm dez a trinta raios. Existe um disco central onde a aranha descansa. Isto é separado das espirais pegajosas (viscosas) por uma área aberta com uma área de captura na teia. Tufos de seda bem visíveis também ocorrem na teia, principalmente nas linhas de fundação.

A diferença entre seda de fundação e seda tufada é visivelmente distinta. A verdadeira função desses tufos é desconhecida, mas alguns estudos sugerem que os tufos servem como pequenas bandeiras para avisar os pássaros e evitar que eles voem e destruam a teia. A teia pode estar bem próxima do solo. As fêmeas vivem solitariamente em teias individuais e até três machos podem balançar nos fios de seda próximos.

A teia espinhosa do tecelão capta a captura de pragas voadoras e, às vezes, rastejantes, como besouros, mariposas, mosquitos, moscas e outras pequenas espécies. Uma fêmea constrói sua teia em um ângulo, onde ela descansa no disco central, virada para baixo, aguardando sua presa. Quando um pequeno inseto voa para a teia, ela se move rapidamente para a peleja, determinando sua localização e tamanho exatos e imobiliza-a.

Se a presa for menor que a aranha, ela a levará de volta ao disco central e a comerá. Se sua vítima for maior do que ela, ela envolverá a criatura entorpecida em ambos os lados e poderá subir na rede ou descer uma linha de arrasto antes de subir para sua área de descanso.

Às vezes vários insetos são capturados ao mesmo tempo. A aranha deve encontrar e paralisar todos eles. Se não for necessário realocá-los em outro lugar na sua teia, a aranha pode simplesmente se alimentar deles onde eles estão. Ela se alimenta do interior liquefeito de sua refeição e as carcaças drenadas são descartadas da teia.

Aranha Preta E Branca Construindo Sua Teia
Aranha Preta E Branca Construindo Sua Teia

Estas são uma das muitas aranhas benéficas que temos, uma vez que ataca pequenas pragas presentes em plantações e áreas suburbanas. Ajudam a controlar a superpopulação desses insetos. Elas não são perigosas e seriam facilmente negligenciadas se não fosse por sua coloração única. Como dissemos no início, elas não são do tipo que gostam de invadir as casas, a menos que sejam transportados enquanto residem em um vaso de plantas, por exemplo.

Veja também

Cheiro de Urina de Cachorro Faz Mal A Saúde? É Prejudicial?

Problemas de saúde resultantes do contato com a urina raramente acontecem, mas é melhor saber …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *