Home / Animais / Tudo Sobre Solo Humífero

Tudo Sobre Solo Humífero

Muitas vezes nossas plantações, plantios e diferentes cultivares não vão para frente, não se desenvolvem e nem crescem.

Isso pode ser uma série de fatores, sendo eles: falta/excesso de água ou sol, falta de espaço, ou simplesmente o solo, a terra pode não ser própria para o cultivo.

Cada um destes problemas pode ser resolvido de maneira simples e rápida. Basta observar e analisar o que sua plantação necessita!

Mas tomar cuidado com o tipo de solo é fundamental, pois são eles que vão passar o nutriente para que nossas plantações cresçam, se desenvolvam e floresçam, encantando nossa horta e nossos jardins.

E existem diferentes tipos de solo, com características físico-químicas totalmente distintas uns dos outros. Cada tipo é composto por uma series de fatores como: o clima, ambiente, vegetação, rocha matriz, etc.

E neste artigo viemos trazer tudo sobre o solo humífero, as características e os principais fatores que o levam  ser o melhor tipo de solo para qualquer plantação.

Os Solos

Existem muitos tipos de solo no nosso país – o arenoso, a terra roxa, o solo humífero, solo calcário e outros –, e cada um deles possui suas próprias características e determinadas composições.

Uma série de fatores e acontecimentos interfere na composição de um solo, e são eles:

  • Clima

Um fator essencial na composição de tudo que habita e está presente sobre a superfície e até no subsolo terrestre. O clima interfere em nossas vidas, de todos os seres vivos e na composição do solo. Por exemplo, lugares onde existem mais chuvas possuem um determinado tipo; já o solo de lugares mais secos, recebem maiores quantidades de Sol, e consequentemente, outro tipo de composição.

  • Vegetação

A vegetação presente ali no solo também é primordial para sua composição, pois dependendo da vegetação, o solo poderá ser mais rico em matéria orgânica, em nutrientes e principalmente, em seres vivos. E desta maneira, um solo com uma boa vegetação, com certeza é cheio de qualidade e de vida. Ideal para plantios de diferentes culturas.

  • Matéria Orgânica

A matéria orgânica é importante na composição do solo, tanto quanto o clima e a vegetação, a quantidade de matéria orgânica definirá o quão produtivo e de qualidade poderá ser aquele solo.

Desta maneira, um solo rico em matéria orgânica é capaz de ser muito mais produtivo, e consequentemente gerar mais desenvolvimento para diversas plantações.

  • Rocha Matriz

    Rocha Matriz
    Rocha Matriz

E por ultimo, mas não menos importante – o mais importante, na verdade –, a rocha matriz, que é a rocha que deu origem para aquele solo. Pois o solo é basicamente composto por diferentes sedimentos, então a rocha vai se sedimentando com o passar de milhares de anos e vai gerando os diferentes tipos de solos. O solo é a composição de sedimentos acumulados há milhares de anos.

Agora que sabemos o que formam os solos – onde plantamos, colhemos, construímos nossas casas, enfim, vivemos. Vamos conhecer tudo sobre o solo humífero, o solo que possui uma composição diferente dos demais e é ideal para o cultivo e plantações.

Tudo Sobre o Solo Humífero

Conhecido também como Terra Preta, este é um tipo de solo especial. É tão diferente dos outros que é ideal para plantio de diversas culturas.

Mas por que ele é tão diferente dos outros? Bom, como seu nome próprio nome já diz, ele é rico em húmus, por isso recebe o nome de solo humífero.

Ele é composto pela mistura de diversas partículas. É riquíssimo em nutrientes, em mineiras e principalmente, matéria orgânica, oriunda dos inúmeros seres vivos que estão se decompondo ali.

Com uma grande quantidade de minerais, o solo humífero possui cerca de 70% de esterco e 10% de húmus de minhoca, os outros 20% ficam por conta dos seres que estão em processo de decomposição, dos que vivem por ali, em baixo daquela terra e também compõem o solo, a água e o ar.

O que o torna diferente dos demais e ideal para qualquer tipo de plantio é outra coisa. Nesse tipo de solo é ideal para o húmus de minhoca, pois é permeável, descompactado, arejado; fácil para a proliferação do húmus, que nada mais são do que as fezes da minhoca.

O húmus de minhoca é composto basicamente pelas fezes da minhoca, esta que alimenta-se de animais e vegetais já mortos e que reagem dentro da minhoca e são liberado através de suas fezes, na própria terra. São pequenas bolinhas brancas, fácil de serem identificadas. E por isso o solo humífero é o mais indicado para o plantio.

O adubo, o húmus de minhoca é utilizado no mundo inteiro para o crescimento de inúmeras culturas. Conheça um pouco sobre o húmus de minhoca, que é mundialmente comercializado e se quiser, pode criar na sua casa.

Húmus de Minhoca

O húmus é um ótimo adubo, comercializado no mundo inteiro. E não é nada de conservantes ou fertilizantes químicos, feitos em laboratórias, não, nada disso, o húmus de minhoca é um adubo natural. Por isso é tão especial e valorizado no mundo todo.

Ele influencia diretamente nas reações do solo. Nele pode ser encontrado quantidades significantes de cálcio, cobre, ferro, potássio, entre muitos outros nutrientes que reagem de maneira correta e tornam o solo ideal.

O solo humífero é ideal para o recebimento do húmus, devido a sua textura fofa e “solta”, descompactada, propicia as minhocas liberarem as fezes. Um solo com húmus de minhoca é muito mais fértil que qualquer outro.

Proporcionando uma série de benefícios para todos que dependem do solo para viver. De suas plantações e da agricultura no geral. No Brasil existem enormes plantações, em diferentes tipos de solo, mas se você se interessou pelo húmus de minhoca, busque por eles em diferente lojas agrícolas, feiras ou mercados.

Ou você pode também fazer em casa! É uma ótima opção. Basta você realizar os passos da maneira correta, se atentar ao espaço em que as minhocas vão ficar, com a alimentação e tomar as devidas precauções e cuidados.

Para conseguir fazer húmus de minhoca da maneira correta, você pode conferir estes artigos do nosso website:

Veja também

Qual é a Teoria de Darwin e Wallace? O que é Seleção Animal?

Uma das teorias mais estudadas tanto nas escolas, quanto pelos biólogos é a Teoria da …

Um comentário

  1. Boa noite, achei excelente o vídeo Aprenda mais sobre solo para ser trabalhado em sala de aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *