Home / Animais / Qual a Diferença de Lagarto e Calango?

Qual a Diferença de Lagarto e Calango?

Há muitos animais que possuem diversas semelhanças entre si, o que causa confusão nas pessoas. Afinal, pato e ganso são iguais? Jacarés e aligátores são, não? E os calangos, são idênticos aos lagartos? Tudo isso gera muitas dúvidas, que podem ser respondidas de forma rápida em muitos momentos. No caso específico da dicotomia entre calangos e lagartos, é possível ser direto quanto a isso.

Calangos são lagartos, mas apenas algumas espécies podem ser assim representadas. Na verdade, por conta do fato de muitas pessoas terem começado a chamar algumas espécies de lagartos de calangos, no fim das contas essas espécies passaram a ser assim conhecidas. Logo, todo calango é um lagarto, mas nem todo lagarto precisa ser um calango. Existem maneiras fáceis de identificar os calangos, como será possível ver logo adiante.

Assim, os calangos possuem algumas características que nem todos os tipos de lagartos guardam. Vale ainda dizer que, em algumas regiões do Brasil, a palavra calango é usada de forma equivocada. Muitas vezes, por desconhecimento, pessoas chamam todo e qualquer lagarto pequeno de calango, sem entender ao certo como definir um calango. Veja abaixo todas as informações sobre esse universo e tire as suas dúvidas.

Conheça os Calangos

Como explicado, os calangos são alguns tipos de lagartos mais específicos, apenas algumas espécies. Dessa maneira, a família dos teídeos, assim como a família Tropiduridae, são exemplos muito bons de como os calangos podem ser representados. Na prática, para entender o que é um calango é necessário analisar o comportamento do bicho.

No caso, algumas ações do calango o diferenciam de outros tipos de lagartos. Quando ameaçados, por exemplo, os calangos tendem a se esconder em fendas ou buracos, pois são muito medrosos e não conseguem enfrentar seus predadores de forma alguma. Assim, que você se aproximar de um calango, portanto, o instinto do animal será o de fugir de forma apressada. Já quando capturado, o calango se mantém imóvel como se estivesse morto.

Essa é uma tática criada pelo animal para iludir os predadores, fazendo com que o calango tenha maiores chances de fuga posteriormente. Logo, como se pode ver, o calango apresenta muitas limitações em seu comportamento, optando sempre por impedir e evitar o confronto a todo custo. Há outros lagartos que são diferentes nesse sentido, e esses não podem ser chamados de calangos, ainda que sejam pequenos e rápidos.

Calango Não é Lagartixa

É muito comum que algumas pessoas confundam as lagartixas com os calangos, mas a análise é incorreta. Na realidade, os calangos não devem ser comparados às lagartixas sob nenhuma hipótese, já que o modo de vida e as características físicas são muito diferentes.

Para começar, as lagartixas gostam de viver no interior de casas, onde encontram conforto e comodidade para crescer de maneira tranquila. Sem muitos predadores nesse tipo de ambiente, a lagartixa consegue encontrar diversas fontes de alimentos para enriquecer sua base de nutrientes. Baratas e aranhas, por exemplo, são consumidas aos montes pelas lagartixas. Já o calango se mostra um animal mais selvagem, que não se relaciona bem com as pessoas e prefere viver afastado dos grandes centros.

É provável que você jamais veja um calango em sua casa, ainda que more em local afastado. Isso porque o animal evita o contato com as pessoas a todo custo, além de consumir insetos menos relacionados ao lar e mais ligados à natureza. É muito comum que os calangos sejam vistos no Nordeste do Brasil, onde a temperatura média é alta e o nível de umidade muito baixo. Já as lagartixas estão espalhadas por todo o Brasil, apesar de nem todas serem iguais.

Lagartos Não Necessariamente São Calangos

Todo calango é um lagarto, mas nem todo lagarto é um calango. Dessa maneira, os calangos ocupam uma pequena parte de todo o universo de lagartos, que é grande e vasto.

Portanto, para entender melhor isso, antes de tudo é necessário compreender o modo de vida dos lagartos em geral. Um lagarto pode chegar aos 3 metros de comprimento quando nos maiores tamanhos possíveis, como é o caso do famoso dragão-de-komodo. Você poderia chamar esse animal de calango? Claro que não. Além disso, lagartos podem ultrapassar os 100 quilos, podendo ser muito mais pesados que milhares de milhões de pessoas pelo mundo. Novamente, um animal desse porte não representa um calango.

Porém, tudo isso vai muito além da questão de peso e tamanho, pois os lagartos em geral possuem características diversas, algo que o grupo de calangos não tem. Muitas espécies de lagartos são capazes até mesmo de atacar e matar pessoas, sobretudo quando ameaçadas. Há relatos, também, de lagartos que já atacaram milhares de animais grandes e até maiores que eles, já que seu modo de vida propicia isso. Portanto, de uma vez por todas, lagartos não necessariamente são calangos.

O Maior Lagarto do Mundo

Já que o popular dragão-de-komodo foi citado como exemplo de um lagarto que não é um calango, pode ser interessante analisar um pouco melhor essa espécie. O dragão-de-komodo é o maior lagarto do mundo, capaz de chegar a mais de 150 quilos quando em condições extremas de fartura de alimentos. O animal ainda pode atingir os 3 metros de comprimento, o que o torna grande e forte.

Assim, é muito comum que o dragão-de-komodo coma praticamente o que quiser, já que para ele é simples atacar os outros animais, sobretudo a partir de emboscadas. Esse animal é típico da Ilha de Komodo, na Indonésia, mas também vive em outras partes do Sudeste asiático. Portanto, o dragão-de-komodo pode ser visto com certa facilidade na natureza de alguns países da Ásia. O metabolismo do animal é muito desacelerado, o que faz com que ele realize a digestão de maneira lenta e gradual.

Ademais, por esse motivo, o dragão-de-komodo acaba por ser um animal de movimentos muito lentos, quase como uma preguiça – a diferença é que o lagarto realiza ataques com mais facilidade, pois sabe montar emboscadas. Apesar da sua força, o dragão-de-komodo está em situação de vulnerabilidade quanto à sua conservação. Em todo caso, esse é o melhor exemplo de um lagarto que certamente não é um calango.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *