Home / Animais / Qual é a Comida Preferida dos Lagartos?

Qual é a Comida Preferida dos Lagartos?

Os répteis são muito populares no Brasil, já que podem ser encontrados com facilidade no país. Assim, achar um lagarto, uma lagartixa, jacaré ou tartaruga não é tão complicado em território brasileiro. Na realidade, o cenário é o mesmo também para o restante da América Latina, que possui animais desse tipo em larga escala e acaba por ser a grande casa dos répteis em todo o planeta. Portanto, é natural, também, ver lagartos nos mais diferentes locais do Brasil.

Todas as regiões brasileiras possuem lagartos, embora umas mais do que outras. Em todo caso, ainda que o cenário seja esse, muitas pessoas não conhecem ao certo a rotina alimentar de um lagarto. Afinal, o que ele come? É fácil alimentar um animal desses? O lagarto pode ter uma ampla possibilidade de alimentos para ingerir, já que costuma se adaptar àquilo que o contexto lhe oferece.

Quando criado por uma pessoa, em cativeiro, o lagarto costuma comer de maneira totalmente diferente daquela vista na natureza, independentemente da espécie. Contudo, mesmo com tanta variedade de gostos é possível apontar alguns dos principais componentes da dieta de um lagarto tradicional. Se você possui mais interesse nesse aspecto da vida do animal, veja todas as informações logo abaixo.

Foto de um Lagarto na Árvore
Foto de um Lagarto na Árvore

Alimentação de Um Lagarto de Cativeiro

Um lagarto criado em cativeiro tende a comer de forma completamente diferente de um exemplar criado livre na natureza. Isso porque as pessoas acabam por mudar demais a rotina alimentar do animal, o que, quando em excesso, pode ser até um grave problema.

O lagarto doméstico, muitas vezes, se alimenta de ração e suplementos. Tudo estaria bem se houvesse uma complementação a esse tipo de alimentação, mas muitas vezes os donos pensam que apenas isso é o bastante para manter o lagarto forte. Ademais, antes de tudo você deve ter noção de que a ração do seu gato ou do seu cachorro não serve para o lagarto. Dito isso, o lagarto deve comer frutas, folhas e legumes em sua refeição.

Alimentação de Um Lagarto de Cativeiro
Alimentação de Um Lagarto de Cativeiro

Como mínimo, cerca de 20% da alimentação do animal deve ser para legumes, 20% para frutas, 40% para folhas e apenas o restante para suplementos e rações. Essa é uma forma de balancear bem a alimentação do seu lagarto, permitindo que o animal possa crescer de maneira equilibrada, com acesso a todos os nutrientes essenciais ao longo da vida. Por fim, para saber exatamente o que o animal mais gosta dentre desses grupos alimentícios, é preciso fazer testes.

Alimentação do Teiú, o Lagarto Mais Comum em Casas

O lagarto teiú é o mais comum de ser criado em casas, então é importante saber mais sobre a rotina alimentar dessa espécie. Pois, por mais que outras também possam ser criadas de forma legal, o teiú acaba por ser o mais presente entre as famílias. Mas a rotina de alimentação desse animal não muda muito quando comparada à de outros lagartos, então é preciso oferecer uma dieta balanceada.

Tenha proteína animal e vegetal na alimentação do seu teiú, pois essa é a forma mais eficiente de oferecer os nutrientes necessários para o animal. Tente, de vez em quando, dar animais vivos para o teiú, como formigas ou outros insetos. Apenas não exagere no tamanho, pois o lagarto não será capaz de comer qualquer tipo de inseto. Além disso, tenha a certeza de que o inseto em questão não poderá matar o seu lagarto, o que seria bastante trágico. Uma lista de alimentos pode conter:

  • Filhotes de ratos (já mortos);

  • Carne moída;

  • Grilos e baratas (ainda vivos);

  • Fontes de cálcio.

Oferecendo esse tipo de alimento ao seu animal com frequência, é provável que o seu exemplar de lagarto teiú tenha uma vida longa e muito equilibrada.

Alimentação de Um Lagarto Selvagem

A alimentação de um lagarto selvagem é muito diferente daquela vista em cativeiro. Em primeiro lugar, o lagarto livre na natureza não será capaz de comer com tanta frequência, nem em doses tão equilibradas. Na verdade, o animal precisa comer tanto quanto pode antes de fugir da morte mais uma vez.

Lagarto Selvagem Comendo Ovos
Lagarto Selvagem Comendo Ovos

Assim, o mais natural é que os insetos sejam consumidos pelos lagartos, sempre com o réptil comendo insetos menores do que ele. Além disso, insetos mais coloridos tendem a ser evitados pelos lagartos, pois o animal encara as cores fortes como um sinal de força dos insetos. Um inseto com cor forte, na cabeça do lagarto, deve ser venenoso. Contudo, é importante ressaltar que o modo de vida dos lagartos varia muito.

Logo, as espécies diferentes podem ter nichos completamente distintos, ainda que ambos sejam lagartos. Isso indica o quanto pode ser complicado apontar exatamente os principais alimentos consumidos pelos lagartos. Em todo caso, ainda que comam insetos ou até mesmo animais grandes e com mais carne, os lagartos tendem a comer também folhas e frutas para manter o bom funcionamento do seu metabolismo.

Criar Um Lagarto é Fácil?

Criar um lagarto pode ser bastante simples, desde que você esteja disposto a pesquisar mais sobre esse tipo de animal antes de adotar um. Isso porque o lagarto não é um gato ou cachorro, então exige alguns cuidados especiais. O lagarto precisa, por exemplo, de um terrário para se movimentar ao longo do dia, já com a ventilação adequada e a incidência de luz correta.

Por isso é mais interessante que você compre uma casinha para o animal e não faça você mesmo a sua, pois é fundamental que o réptil goste do local onde vive. Ademais, lembre-se de que o lagarto possui o que as pessoas chamam de “sangue frio”. Logo, o animal não pode ser exposto a ambientes muito quentes por tanto tempo, também não podendo ser exposto a locais muito frios por grandes períodos.

O ideal é que o lagarto possa viver em um ambiente mais ameno, por volta dos 25 graus Celsius, e que você possa deixar o sol bater no animal em alguns momentos mais específicos do dia. Por fim, os cuidados com alimentação devem ser constantes, como foi possível observar. Fazendo tudo isso de forma correta, é provável que você tenha um lagarto forte e bem nutrido, capaz de viver por muitos anos.

Veja também

Marreco de Topete: Características, Classificação Científica e Fotos

Conhecido como Marreco Pom Pom, também podemos ouvir falar no nome Marreco de Topete. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *