Home / Animais / Qual é o Maior Lagarto do Brasil?

Qual é o Maior Lagarto do Brasil?

Esses répteis parecem criaturas vindas diretamente do período jurássico dos dinossauros e chamam a atenção por onde passam: são os lagartos. Seu corpo é revestido de escamas possuindo 4 membros, traseiros e dianteiros e também a cauda.

São da categoria escamados, estando no mesmo patamar das serpentes, sendo também ovíparos. Seus exemplares possuem tamanhos variados que podem ser de alguns centímetros até 1 metro, medindo da cabeça até a ponta de sua cauda.

Somam 45 famílias, totalizando 3 mil espécies desse imponente animal. Curioso sobre esse animal, então, saiba Qual é o Maior Lagarto do Brasil e muitas outras informações interessantes!

O Maior Lagarto do Brasil

O lagarto Teiú, que pertence a família Teiidae, encontrado com mais frequência nas regiões brasileiras de cerrado, é o maior lagarto do país. Esta espécie de ambiente, o Cerrado também é encontrado nos seguintes estados do Brasil:

  • Maranhão
  • Paraná
  • Amazonas
  • Mato Grosso
  • Distrito Federal
  • Bahia
  • Mato Grosso do Sul
  • Amapá
  • Goiás
  • Rondônia
  • Piauí
  • Tocantins
  • Roraima
  • São Paulo
  • Rondônia
Maior Lagarto do Brasil

Este réptil tem outros nomes: teju açú, teju, jacuaru, caruaru, jacruaru, tiú, lagartiu, jacuraru e jacuaru.

Características do Maior Lagarto do Brasil

O lagarto grandão, o maior do território brasileiro pode pesar até 3 quilos e alcança de 80 cm ou mais, não levando em conta os 20 cm de sua cauda. E além disso, o Teiú apresenta detalhes um tanto impressionante em suas características.

Saiba que ele pode ter até 3 caudas. Isso é uma proteção contra seus predadores. Essas caudas podem apresentar ossos e outros tecidos, sendo uma arma para confundir seus inimigos e dar golpes com esses membros.

Tem hábito diurno, são heliófilos e tem por característica de sobrevivência serem predadores generalista e oportunista. Em seu cardápio alimentar estão incluídos vegetais, animais artrópodes, vertebrados e também carniça.

Todas as espécies que compõem essa espécie de animal, são encontradas no Brasil.

Em cativeiro, é mais comum encontrar o gênero Teiidae. Este lagarto pode atingir até 2 metros de comprimento com a cauda já incluída. Ele tem a cabeça de formato comprido como também pontiagudo. Suas mandíbulas são extremamente fortes com fileiras de dentes bem pontiagudos.

Já sua língua é de coloração cor-de-rosa com formato bífido e comprido. Sua cauda tem forma arredondada e longa em seu comprimento.

Este lagarto, geralmente apresenta coloração preta, com manchas brancas ou amareladas na cabeça e demais membros. Na garganta e na parte ventral, o animal apresenta cor branca, mesclado com manchas pretas.

Seus filhotinhos são primeiramente de cor esverdeada que vai sumindo conforme o animal cresce. Como já descrito, ele é ovíparo e bota 30 ovos sendo sua incubação de 90 dias.

Em Cativeiro

O lagarto só consegue sobreviver em cativeiro se for colocado em ambientes amplos como, por exemplo, terrários com troncos sólidos e pedras de diversos tamanhos. Além disso, precisa ter areia pré-lavada de rio em camada bem espessa.

Deve existir também iluminação com lâmpadas fluorescentes para iluminar durante o dia e a temperatura do ambiente deve estar entre 28º C e 32º C. Mas este lagarto também suporta ambientes com 40% de umidade.

Maior Lagarto do Brasil Em Cativeiro

Saiba que para o manejo desse animal é preciso todo o cuidado pois são agressivos e podem morder.

Dados Científicos do Teiú: o Maior Lagarto do Brasil

Este grandalhão vem da família Teiide com 7 espécies, divididas em dois gêneros vinda da América do Sul:

1 – Gênero Tupinambis:

  • Tupinambis rufescens (conhecido como teiú argentino ou teiú vermelho)
Tupinambis rufescens
  • Tupinambis teguixin L (conhecido como teiú branco)
Tupinambis teguixin L
  • Tupinambis longilineus (conhecido como teiú comprido)
Tupinambis longilineus
  • Tupinambis dusenil (conhecid como teiú mascarado
Tupinambis dusenil
  • Tupinambis palustres (conhecido como teiú palustre
Tupinambis palustres
  • Tupinambis quadrilineatus (conhecido como teiú de quatro linhas
    Tupinambis quadrilineatus

2 – Gênero Salvator:

  • Salvator merianae (conhecido como teiú comum ou teiú gigante)
Salvator Merianae

Já a classificação cientifica dos Teiús é:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Reptilia
  • Ordem: Squamata
  • Família: Teiidae
  • Gênero: Tupinambis e Salvador

Curiosidades Sobre os Lagartos

1 – Algo que muitas pessoas não sabem é que todos os lagartos são répteis, mas nem todos os répteis podem ser lagartos. No mundo existem cerca de 6 mil espécies de lagartos.

2 – Em sua maioria, os lagartos têm quatro patas com orifícios auriculares (as orelhas) externos, tendo as pálpebras dos olhos móveis sua pele toda escamosa.

3 – Uma curiosidade é que os lagartos não conseguem andar e respirar ao mesmo tempo.

4 – A comunicação entre os lagartos é através do movimento físico de flexões, levantando e abaixando seu tronco.

5 – O extraordinário pintor Leonardo da Vinci que também era estudado em matemática, escultura, arquitetura, anatomia, engenharia e astronomia, fazia brincadeiras utilizando os lagartos. Ele coloca na cabeça dos bichinhos, chifres e asas de mentira nos lagartos e os soltavam para transitar em pleno Vaticano, assustando as pessoas.

6 – Sabia que a nomenclatura “Dinossauro” é de origem do grego antigo que quer dizer “Réptil terrível”?

7 – O Basiliscus é uma espécie de lagarto que percorre pequenas distâncias sobre a água. Isso mesmo! Quando ele faz isso, parece andar em cima da água e por isso recebeu o nome de “Lagarto de Jesus Cristo”, devido a essa habilidade.

8 – Alguns lagartos utilizam uma ferramenta de defesa estranho: eles amputam as próprias caudas. Isso porque os membros depois de amputados, ainda se movem e distraem os predadores.

9 – Existem os lagartos Moloch hirridus, mais conhecidos por “diabos-espinhosos” que têm a incrível habilidade de sorver água através da pele. Além disso, possuem uma cabeça pequenina e falsa que fica atrás do seu pescoço. Mais uma artimanha para confundir seus inimigos.

10 – Um mecanismo no mínimo esquisito que os lagartos usam para sua proteção é esguichar sangue através dos olhos, substância que apresenta um gosto horrível para animais felinos e caninos.

11 – Como descrito anteriormente o menor lagarto do mundo é encontrado na América do Sul, em destaque o Brasil, no Rio Grande do Norte. Seu nome é lagarto de folhiço, de nome científico Coleodactylus natalensis Freite. Este lagartinho mede 22 mm de comprimento, cerca de pouca mais de 2 cm, aproximadamente.

12 – O maior lagarto do mundo, que não é o do Brasil, chama-se dragão-de-komodo ou Varanus Komodoensis. Seu tamanho pode atingir até 3,5 metros de comprimento e pesar 135 quilos. Seu habitat natural é na Ilha de Komodo, na Indonésia e sua coloração pode ser cinza ou marrom.

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *