Home / Animais / Qual é a Ave Mais Calma (ou Tranquila) do Mundo e do Brasil

Qual é a Ave Mais Calma (ou Tranquila) do Mundo e do Brasil

Não existe o que poderíamos chamar da ave mais calma ou tranquila do Brasil e do mundo. Isso porque cada espécie tem as suas características e singularidades que as tornam mais ou menos fáceis de criar.

Um papagaio, por exemplo, pode ser considerado, para alguns, uma das aves mais dóceis da natureza; já para outros, eles podem configurar-se como um grandessíssimo tormento, principalmente quando descobrem as maravilhas que são as mais diversas imitações que podem fazer dos membros da família.

Portanto, segue, abaixo, uma lista com algumas dessas aves que podemos considerar como as mais calmas e tranquilas na natureza. Espécies que, nos dias atuais, estão também entre as mais apreciadas e disputadas como animais domésticos e de estimação.

1. Canário Belga

O canário-belga é uma destas aves consideradas tranquilas e calmas, especialmente pelo fato de exigirem pouquíssimos cuidados, quase nenhuma atenção, além de serem dóceis e carinhosos como poucas aves conseguem ser.

Canário Belga

Com exceção do fato de que eles não foram feitos para uma interação fora da gaiola, de resto eles são incomparáveis; sem contar também o fato de que são belíssimos, com a sua incrível variação de tonalidades, que vai de um verde reluzente, passando por um amarelo vistoso, até um vermelho magnífico.

2.Sedosa do Japão (Silkie)

No universo das espécies de aves mais calmas e tranquilas da natureza, a “sedosa-do-japão” (uma raça de galinhas) entra aqui como uma das mais exóticas e inusitadas dentre todas.

Isso porque elas são conhecidas por terem a pele da mesma tonalidade das suas plumagens, que podem variar entre um vermelho, azul, branco, amarelo, creme, entre outras combinações não menos exóticas.

Essa especie é originária da China, mas também do Sudeste Asiático, de onde partiu em direção à Europa e encantou a todos pelo seu inusitado caráter dócil e tranquilo como nenhuma outra raça de galinhas.

3.Ararajuba

A ararajuba é uma espécie de mistura entre os papagaios e as araras; só que ela possui uma plumagem que é um verdadeiro show à parte, na qual mesclam-se tonalidades reluzentes de um verde e um amarelo singularíssimo.

Também conhecida como “tanajuba”, “guamba”, “guaruba” e “marajuba”, essa ave só costuma ser encontrada com mais facilidade em algumas regiões do Pará, Amazonas e Maranhão; e também costuma estar entre as preferidas do tráfico ilegal de animais silvestres, que vem realizando um verdadeiro extermínio dessa espécie no país.

Ararajuba

Elas estão entre as aves mais sociáveis de que se tem conhecimento na natureza, sendo capazes até mesmo de morrer caso se veja sem companhia e num longo período em completa solidão.

5.Periquito Australiano

O periquito-australiano também é outra dessas aves que estão entre as mais calmas e tranquilas do Brasil e do mundo.

É uma das mais recomendadas para crianças, muito por conta da sua facilidade de interação, tolerância a brincadeiras, poucas exigências por cuidados, entre outras vantagens não encontradas em outras espécies.

Eles são curiosos, engraçados, sociáveis, carinhosos…E, acreditem, até podem ser ensinados a falar uma ou outra palavra, semelhantemente ao que acontece com os papagaios.

6.Calopsita

A calopsita é o Nymphicus hollandicus, um membro da família Cacatuidae, considerada uma ave exótica e extravagante, mas também uma das mais calmas e tranquilas dentre todas as que se conhece na natureza.

O animal possui uma plumagem exuberante, geralmente em uma mescla de cinza e branco, com uma inconfundível crista amarelada no topo da cabeça, e ainda algumas pintas vermelhas no bico e no topo dos olhos.

Calopsita

São aves extremamente dispostas, que adoram brincar e realizar proezas, e por isso mesmo estão entre as mais apreciadas por quem mora em apartamento.

Elas também estão entre as mais fáceis de domesticar, entre as que menos exigem cuidados e podem ser treinadas para cantar, assobiar, realizar algumas proezas, entre outras peculiaridades típicas de uma ave ornamental.

7.Lóris

Aqui temos a verdadeira expressão de toda a singularidade que pode ser encontrada na natureza selvagem.

Uma exuberância de tonalidades, que mesclam o roxo, o vermelho, o verde e o azul, para ajudar a compor o aspecto de uma das aves mais extravagantes da natureza.

A Lóris é uma ave originária das paragens exóticas e inusitadas da Oceania e do Sudeste Asiático, com um parentesco bastante próximo com as maritacas e as araras, porém conhecida por ser ainda mais dócil, calma, sensível e tranquila do que estas.

A ave pertence a essa comunidade dos psitacídeo, e chama a atenção por ser uma das mais sociáveis dentro dessa comunidade de aves ornamentais.

8. Canário

O canário também está entre as aves mais calmas e tranquilas do Brasil e do mundo; e ainda por cima é um dos que possuem o mais belo canto; famoso em praticamente todos os rincões brasileiros por aprender os mais inusitados ritmos; e por isso mesmo é considerado uma das aves mais populares do país.

Canário

Os canários são famosos pela docilidade, mas também por serem bastante frágeis; sendo recomendado, portanto, oferecer-lhes bastante espaço e companhia constante, sob pena de acabarem desenvolvendo diversos tipos de transtornos psicológicos.

9.Agapornis roseicollis

Se o Lóris é um exemplar clássico de toda a exoticidade que pode ser encontrada na natureza, o Agapornis roseicollis não deixa por menos.

Aqui também temos um verdadeiro show de exuberância, em belíssimas tonalidades de verde, vermelho, amarelo, rosa e azul.

Mas, se não bastassem esses seus, digamos, predicados estéticos, a ave ainda é uma das mais calmas e sociáveis da natureza. Um animal sensível, carinhoso, leal, fiel e inseparável dos seus donos como poucas aves na natureza conseguem ser.

E não é por outro motivo que ele acabou ganhando o singular apelido de “Inseparável-de-faces-rosadas”, justamente pelo fato de apegar-se como poucas aves aos seus donos.

Sendo, porém, bastante ruidoso nessas demonstrações de afeto; não sendo indicado, portanto, para quem preza pelo silêncio no convívio com esse tipo de animal.

10.Cacatua

A Cacatua, além de ser uma das aves mais extravagantes da natureza, também chama a atenção por ser uma das mais dóceis e tranquilas que podem ser encontrada no Brasil e no mundo.

Esse é outro membro da família Cacatuidae, só que originária do continente australiano e asiático, de onde espalhou-se pelo mundo, para encantar, sobretudo, pelos seus aspectos físicos.

A Cacatua possui uma plumagem em uma combinação de cinza e branco, além de uma crista inconfundível. Mas ela chama a atenção mesmo é pela disposição em cantar, assobiar, realizar peripécias, empoleirar-se nas costas dos seus donos, entre outras formas de socialização observadas em poucas espécies na natureza.

Cacatua

Dentre os cuidados básicos com essa ave, recomenda-se a sua criação por indivíduos já adultos, pois elas requerem alguma experiência no trato com animais exóticos.

E recomenda-se, também, oferecer a elas bastante espaço, água e comida à vontade, além de muito amor e carinho – cuidados que podem fazer toda a diferença na rotina desses animais.

Caso esse artigo tenha sido útil, deixe o seu comentário, logo abaixo. E aguarde as nossas próximas publicações.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *