Home / Animais / Galinhas Ornamentais Gigantes e em Miniatura

Galinhas Ornamentais Gigantes e em Miniatura

Já ouviu falar das chamadas galinhas ornamentais? Também chamadas de exóticas, elas nada mais são do que aves com belas e exuberantes plumagens, com os seus criadores prezando bastante pela beleza e pelo porte físico delas, já que, como o próprio nome já sugere, elas ornamentam sítios e chácaras por aí.

Além disso, entre esse tipo de galinha, existem aquelas que são consideradas gigantes, e aquelas que são em miniatura.

Vamos conhecer mais a respeito delas, além de saber algumas espécies de galinhas ornamentais que existem, e que são mais criadas por aí?

Criação de Galinhas Ornamentais: Expansão de Mercado

Muitos podem até pensar que o mercado de aves ornamentais (especialmente, galinha) deva ser pequeno. Mas, não é bem assim. Atualmente, existem quase 40 milhões de aves ornamentais no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Devido à sua rentabilidade, é um mercado que só vem se expandindo ao longo esses anos. Os lucros até que são altos, e os custos são especialmente baixos para manter uma ave desse tipo. Algumas dessas galinhas são bastante resistentes e de fácil manejo, como, por exemplo, aquelas vindas da Inglaterra e dos EUA. Claro, apesar dessas facilidades na criação, alguns cuidados básicos se fazem necessários, principalmente no que se refere à higiene do ambiente onde essas aves são criadas.

Galinhas Ornamentais Gigantes

E, o bom é que várias espécies podem ser encontradas tanto em casas rurais, quanto em pet shops, porém o local onde dá para encontrar aves ainda mais exóticas é nas feiras de exportação. Só lembrando que não é indicada a aquisição em residências próprias, pois o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) possui leis que proíbem esse tipo de criação em casas.

Em termos de custos, é muito baixo o que se gasta com essas galinhas, já que em um mesmo viveiro dá pra criar cerca de 10 aves de tamanhos iguais. Como a comida também é comprada em grandes quantidades, a alimentação delas também acaba sendo bem barata, no final das contas.

Dicas Para Começar uma Criação de Galinhas Ornamentais

Em primeiro lugar, para se fazer uma crianção adequada de galinhas ornamentais, é necessário adquirir galinhas de criadores idôneos, pois isso evita a aquisição de animais que estejam doentes ao algo do tipo. O controle de umidade também é outro ponto importante, já que essas aves precisam ficar em locais secos, longe de qualquer corrente de vento.

Já, para que o criadouro não acumule água, uma dica é colocar areia no chão. Importante também desinfetar instalações e equipamentos de manuseio, além de realizar trocas das camas dos abrigos com certa regularidade.

Em termos de comida, essas galinhas devem ser alimentadas com ração que seja balanceada e verde. Outra recomendação é evitar a circulação constante de pessoas estranhas no criadouro, além de aves selvagens de qualquer espécie.

E, ressaltando mais uma vez: o local onde elas ficarão não pode ter excesso de umidade, nem ficar superlotado, mesmo que sejam  tipos de galinhas que convivam bem num mesmo ambiente. Por isso, é preciso ficar atento à contaminação da água e dos alimentos delas.

Claro, não podemos deixar de destacar as muitas espécies desse tipo de galinha, que podem ser classificadas facilmente como gigantes e miniaturas.

Por sinal, vamos conhecer algumas delas?

Galinha Brahma (Gigante)

Essa espécie aqui foi desenvolvida em solo norte-americano, mas ela possui algumas características de raças chinesas. Dentro dessa classificação, existem algumas subespécies, como é o caso da Brahma Light, com penugem preta e branca, e a Brahma Dark, com uma penugem somente preta.

Galinha Brahma

De porte grande, essa ave chega a pesar 4 kg com bastante facilidade. Geneticamente, alguns laboratórios têm tentando aumentar o peso dessa ave, tanto é que na Romênia, já se conseguiu esse tipo de galinha com mais ou menos 13 kg.

Galinha de Jersey (Gigante)

Está é originária dos EUA (mais precisamente de New Jersey, daí o seu nome popular). Porém, muitos avicultores têm como costume com galinhas sem uma raça específica, com objetivo é melhorar geneticamente a ave. Para a produção de ovos, por sua vez, é uma raça bem eficaz, sendo esses ovos de coloração marrom.

A parte ornamental dessa galinha está em sua belíssima plumagem, numa variação entre o ardósia e o verde. Os pés e o bico também são bem adornados, sendo negro-azulados. Trata-se de uma galinha ornamental bem corpulenta, mas elegante, e que pode chegar a quase 7 kg de peso.

Galinha Sebright (Miniatura)

Trata-se de uma galinha originária da Inglaterra. Apesar de ser uma ótima produtora de ovos (todos de coloração branca), a sebright também é considerada uma galinha ornamental, especialmente devido às bordas pretas de sua plumagem. As penas, por sua vez, podem ser douradas ou prateadas. Os pés e os bicos apresentam uma coloração azulada.

Galinha Sebright

A sua crista pode variar bem de tamanho, possuindo uma forma serrilhada. Já o peso pode ficar entre 570 e 625 g apenas.

Galinha de Cochin ou de Xangai (Gigante)

Essa espécie de galinha ornamental aqui é bastante calma e dócil, podendo se adaptar com relativa facilidade ao confinamento de uma criação. Como pó próprio nome popular já sugere, essa raça é originária da China, sendo uma excelente produtora de ovos marrons, mas, devido à sua plumagem, também é uma bela ave ornamental.

A sua plumagem pode ser dourada, prata, amarela, azul, preta, branca, mosqueada e barrada, com os pés sendo alaranjados como a maior parte das galinhas. O seu peso pode variar entre 4 e 6 kg.

Galinha de Pelo (Miniatura)

Originária do Japão, essa espécie de galinha ornamental tem como uma das suas principais características um volumoso e exótico penacho em sua cabeça, lembrando um tipo de pom-pom. Já a sua plumagem lembra pelo mesmo (daí seu nome popular), variando entre as cores azul e branca. É uma excelente produtora de ovos de coloração mista.

Pés e bicos apresentam uma coloração azulada, e o seu peso varia entre 500 e 700 g. devido ao seu tamanho reduzido, é uma das espécies de galinha que produz os menores ovos entre esses animais.

Veja também

Crocodilo da Nova Guiné: Características, Nome Científico e Fotos

O crocodilo da Nova Guiné é um réptil nativo da própria ilha Nova Guiné e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *