Home / Animais / Lagarto: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Lagarto: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Os lagartos são animais que estão no Planeta Terra há milhões de anos. Estima-se que seu ancestral mais antigo viveu por aqui no Período Mesozóico, há mais de 100 milhões de anos. 

São animais incríveis, que possuem escamas e se movimentam rapidamente com suas quatro patas, elas são as principais características que os diferenciam dos outros de sua família. 

Para saber mais sobre os lagartos, o modo de vida, as principais características, o nome cientifico e muito mais continue acompanhando este post e confira!

Conheça o Lagarto

Os lagartos são animais exóticos que se diferenciam dos demais devidos às suas peculiares características. São Répteis que possuem características semelhantes, isso porque os pequenos lagartos, como também os grandes são considerados do mesmo gênero, o Abronia, onde estão classificadas as mais variadas espécies. 

Os lagartos fazem parte do mesmo grupo das serpentes, o grupo dos escamados, aqueles que possuem escamas por todo o seu corpo e não necessariamente são seres terrestres ou aquáticos, podem ser um ou outro, ou mesmo os dois. Os lagartos possuem diferentes tamanhos, existem os pequenos, com apenas alguns centímetros, como também os enormes, que ultrapassam 3 metros de comprimento, como é o caso do dragão de komodo. 

Entre os lagartos mais comuns estão: a salamandra, as iguanas, os camaleões, as lagartixas, entre muitos outros que são encontrados em meios urbanos e também rurais. As iguanas são os lagartos mais procurados para a domesticação, já que o seu temperamento tranquilo e sua excelente adaptabilidade fazem com que sua vivência não seja afetada. 

Os lagartos estão espalhados em praticamente todo o globo terrestre, não estão apenas nas terras mais geladas. Eles se adaptam às condições mais adversas e possuem uma incrível capacidade de resiliência. Não à toa o animal está no Planeta Terra há mais de 100 milhões de anos.  

A família dos lagartos é longa e extensa. Eles são animais que já passaram por diferentes Eras do Planeta Terra, então se procriaram, disseminaram e se espalharam por praticamente todos os continentes. Logo abaixo você pode conferir informações sobre a família dos lagartos, como eles são classificados e quais são as espécies.  

A Família dos Lagartos

Estima-se que existam mais de 3 mil espécies de lagartos, estes que são divididos em 16 famílias e diversos gêneros. Entre os lagartos mais comuns estão: a salamandra, os teius, as iguanas, o dragão de komodo, os geckos (menores lagartos do mundo), os calangos, entre muitos outros que compõem essa amplo grupo. 

Eles são animais com características única e possuem qualidade predatórias que poucos animais na natureza possuem. A grande maioria de lagartos atualmente, cerca de 80% da população viva, possui tamanho pequeno. Eles precisaram se adaptar às condições e perderam muito espaço com a devastação de suas áreas naturais.

Família dos Lagartos
Família dos Lagartos

Os lagartos costumam viver em ambientes úmidos e mais calorentos. Eles se adaptam em todos continentes, exceto na Antártida. São descendentes próximos, “primos” dos dinossauros, répteis gigantes que ocupavam grande espaço. Porém, milhões de anos de evolução e o tamanho dos répteis foi diminuindo. Hoje o maior réptil encontrado é o jacaré de água salgada, que alcança os incríveis 7 metros, outro “primo” distante dos lagartos. E quando falamos dos lagartos, o maior existente hoje é o dragão de komodo, que possui nada mais, nada menos que 3 metros de comprimento e pode chegar a pesar até 90 kg.

A ciência utiliza a classificação das espécies para identificá-las de acordo com suas características e especificidades. E com o lagarto não é diferente. Veja abaixo a classificação científica dos lagartos!  

Classificação Científica dos Lagartos

Classificação Científica dos Lagartos
Classificação Científica dos Lagartos

Assim como todos os outros seres vivos, os lagartos são classificados pela ciência em Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero. Esses métodos são utilizados para a identificação de espécies e de seus ancestrais de acordo com as suas características. Confira abaixo quais são elas! 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Família: Várias (são identificadas 15 famílias de lagartos)

Gênero: Vários

Em relação a família e ao gênero, os animais são classificados em diferentes grupos, pois cada qual possui suas características e peculiaridades. Por isso existem várias famílias e gêneros dentros delas. O próprio nome lagarto se refere a um determinado grupo de animais com características semelhantes. 

Agora que você já sabe quais as classificações que a ciência dá aos lagartos, a origem do animal e alguns aspectos de seu modo de vida, chegou a hora de conhecer as principais características destes animais que vivem no Planeta Terra há milhares de anos. Confira! 

Características Gerais dos Lagartos

Os lagartos são animais tetrápodes e alguns podem viver tanto na água, quanto na terra. Eles se adaptaram perfeitamente ao Planeta Terra e estão aqui há milhões de anos. Por isso são animais que merecem toda nossa atenção. Eles possuem hábitos e comportamentos peculiares. 

Por exemplo, um determinado lagarto é capaz de sentir o cheiro das coisas do ambiente a partir da da sua língua. ele vai “rastreando” o que está no ambiente, assim ele consegue alcançar suas presas e ficar longe de ameaças. Eles não possui um nariz, por isso a língua exerce a função. Há espécies ainda que são capazes de liberar sangue pelos olhos para se defender de predadores. 

Eles são animais que possuem sangue frio, ou seja, necessitam de sol e calor para sobreviver. Por isso muitos ficam esticados, expostos em paredões rochosos, em rochas, tudo isso para aquecer o seu corpo. Para a sua sobrevivência, os lagartos precisam de um local de alta umidade, com calor e iluminação solar constantes. 

São animais peculiares e muito curiosos. Muitas espécies tiveram o seu habitat invadido pelo homem e pela sociedade, e não lhes restou conviver com ela, então atualmente, é muito comum em regiões de muito calor, encontrar calangos e outros répteis caminhando pela rua.

O habitat natural dos lagartos e de outros seres vivos está sendo devastado e merece toda a atenção e cuidado, pois muitas espécies podem entrar em extinção. Existem muitas espécies na lista vermelha de extinção da IUCN, por isso a preservação da natureza, do habitat de todos os bichos devem ser preservado. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo! 

Veja também

Tipos de Lagartos Domésticos, como Cuidar e Comprar

Cachorros, gatos e pássaros, ainda são os animais de estimação mais populares; contudo, os lagartos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *