Home / Plantas / Quais os Efeitos Colaterais da Espinheira Santa?

Quais os Efeitos Colaterais da Espinheira Santa?

Você conhece Espinheira Santa? Ela é uma planta com incríveis poderes medicinais, sendo assim capaz de curar diversas doenças. 

Ela é consumida na forma de chá. Ele é preparado e a Espinheira Santa fornece as propriedades necessárias para turbinar o organismo, porém, não são todos que podem consumi-la, ela possui algumas contra-indicações. 

Quer saber mais a respeito dessa incrível e poderosa planta? Continue acompanhando esse artigo para conferir quais são as principais características, os benefícios e também os efeitos colaterais da Espinheira Santa. 

Conheça a Espinheira Santa

A Espinheira Santa recebe esse curioso nome devido ao formato de suas folhas. Elas são dispostas para cima, e compridas com as laterais serrilhadas, sendo semelhantes aos “espinhos”. E como ela possui excelente poderes medicinais, é conhecido como um santo remédio, daí vem a “santa” no nome. 

Já quando falamos do seu nome científico, ela é denominada de Maytenus Ilicifolia e está presente na família Celastraceae, onde também estão presentes muitos gêneros onde suas “primas” são classificadas, como por exemplo Celastrus, Euonymus (com ampla disseminação), o gênero ao qual a espinheiro santa é classificada é o Maytenus. 

A espinheira santa pode ser facilmente cultivada na sua casa, em ambientes externos como jardins, quintais e chácaras, quando plantada diretamente na grama, a árvore de porte arbustivo pode alcançar os 3 metros de altura, porém, quando cultivada em vaso e com as podas realizadas com frequência, ela atinge 1,5 metros. As partes consumidas da Espinheira Santa e utilizadas no preparo de chás são apenas as folhas, sem os galhos, assim, quando as folhas são retiradas, elas devem logo ir para o preparo junto com água quente. 

Espinheira Santa

Ela é uma planta nativa do Brasil. Ou seja, por aqui, ela pode ser encontrada em praticamente todas as regiões e teve uma rápida disseminação pelo país. Sendo assim, é uma planta que adora temperaturas tropicais e uma grande quantidade de iluminação solar. Para ter ideia da importância da planta, ela é considerada uma planta medicinal do Estado de Santa Catarina. Ela é uma planta muito disseminada por vários estados, porém, são nos lugares com clima mais temperado e variações de calor que ela nasce naturalmente. 

Ela possui uma série de propriedade, que combatem as mais diversas doenças, dessa forma, são conhecidas por muitos devido aos benefícios que proporcionam. Quer saber quais são eles? Confira logo abaixo! 

Benefícios da Espinheiro Santa

A Espinheira Santa possui propriedades utilizadas na composição de muitos remédios. Elas são antídotos contra doenças e dores crônicas. São consumidas sobretudo na forma de chá. 

Os principais componentes da Espinheira Santa que podemos citar são: os taninos, os  flavonoides, as antocianinas, as mucilagens e os terpenos, além das vitaminas e minerais também presentes na composição da planta. Desse modo, a planta é utilizada sobretudo contra doenças gastrointestinais, mas não apenas isso. 

A Espinheira Santa é considerada por muitos um tonificante estomacal, como também antiulcerogênico, sendo capaz de agir contra úlceras devido aos taninos presentes na sua composição. É uma planta sagrada, utilizada há milhares de anos pelos índios brasileiros e sul americanos como remédio ou antídoto contra determinadas doenças. Conheça abaixo os principais benefícios que essa poderosa planta pode lhe oferecer: 

Contra a Gastrite 

Um dos benefícios que a Espinheira Santa pode lhe oferecer, é aliviar a gastrite, uma dor que incomoda muitas pessoas. Isso se deve sobretudo pelos taninos presentes na sua composição, pois eles agem de forma eficaz e diminui a secreção de ácido clorídrico e dessa forma, diminuem a intensidade da gastrite. 

A gastrite é uma determinada infecção que ocorre no revestimento do estômago humano, ela pode ser intensa, como leve e a Espinheira Santa auxilia no tratamento dessa doença através de seus poderosos taninos. 

Excelente Diurético

Ela possui também poderes que auxiliam a eliminação de líquido pelo organismo. Isso porque agem de acordo com seus triterpenos, excelentes substâncias presentes na composição da planta que ajudam o corpo a se desfazer do que não lhe é necessário, ou seja, eliminar líquidos e fezes. 

Chá de Espinheiro Santa

Contra dores no Estômago

As dores na região do estômago, no intestino são sintomas que podem ser tratados com a Espinheira Santa. Vale lembrar que ela é uma planta poderosa, porém, ela não irá curar a pessoa doente sozinha. É preciso uma base de medicamentos, consultas com especialistas e um tratamento correto da doença. A Espinheira Santa pode ser usada como uma auxiliadora. 

Seus componentes evitam que as secreções do suco gástrico sejam eliminadas e com isso conseguem diminuir e aliviar as dores estomacais. 

Liberação de Gases

A incrível ação antisséptica da planta faz com que os os gases presentes no intestino sejam liberados com mais facilidade. Além disso, os taninos são capazes de !neutralizar” as decorrentes fermentações intestinais. Ela é uma planta considerada carminativa (que reduz os gases intestinais), junto com hortelã, erva-doce e outras. 

Apesar de todos esses benefícios, a Espinheira Santa possui alguns efeitos colaterais e por isso, algumas contra-indicações, sendo assim, determinadas pessoas não podem consumi-la. 

Confira abaixo se você se enquadra no grupo de pessoas que não podem consumir a Espinheira Santa devido aos seus efeitos colaterais!

Quais são os Efeitos Colaterais da Espinheira Santa? 

Por se tratar de uma planta poderosa, ela possui substâncias que não são benéficas a determinadas pessoas. Ela pode causar diferentes sensações nas pessoas. 

Os efeitos colaterais do consumo em excesso da planta podem resultar em náuseas, sonolência, dores de cabeça. dor nas articulações, sensibilidade e gosto desagradável na boca. Esses são apenas alguns efeitos colaterais que podem acontecer em determinadas pessoas que consumam em excesso o chá, porém, há contra-indicações e uso restrito do chá. Veja abaixo! 

Efeitos Colaterais da Espinheira Santa

Contra-Indicação: Quem Não Pode Tomar o Chá?

O chá de Espinheira Santa não é indicado para: 

  • Gestantes;
  • Pessoas no período de lactação (ela reduz os níveis de produção do leite materno);
  • Crianças menores de 6 anos;
  • Pessoas com câncer estrógeno;
  • Pessoas sensíveis ao álcool.

Fique atento ao consumo da Espinheira Santa! Consuma com consciência e usufrua de todos os benefícios que ela lhe proporcionará. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo! 

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *