Home / Animais / Reprodução da Iguana: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução da Iguana: Filhotes e Período de Gestação

Espalhadas por diversas residências do Brasil e do mundo, as Iguanas tornaram-se excelente animais de estimação. Com uma aparência séria e cheia de personalidade, ela possui um temperamento tranquilo e não oferece perigo algum. 

A Iguana se adaptou muito bem em cativeiro e, se bem cuidada, ela pode ultrapassar os 20 anos de idade. São animais incríveis e exóticos, por isso merecem toda nossa atenção e carinho. 

Nesse artigo, mostraremos as principais características da Iguana, como funciona o seu período reprodutivo e algumas outras curiosidades que rondam este incrível ser vivo. Confira! 

Características das Iguanas

As Iguanas são répteis oriundos da América do Sul e Central. Elas estão espalhadas pelas florestas tropicais úmidas e densas. Ela habita florestas pois adora viver em árvores, esse é o seu habitat natural. Em meio a vegetação nativa, ela escala árvores, cai de alturas consideráveis e permanece intacta (isso devido a sua estrutura óssea, que falaremos mais abaixo). Além disso, a Iguana é capaz de percorrer longas distâncias nos rios e nos canais presentes em seu habitat. 

As Iguanas estão entre os répteis que foram domesticados pelo ser humano, mas nem todas. Existem muitos indivíduos que ainda vivem em meio às matas e florestas. Elas permanecem grande parte do tempo em cima das árvores e são capazes de pular de galho para galho. Ela se alimentam majoritariamente de folhas, flores e grãos, por isso são consideradas onívoros, vez outra alimentam-se de pequenos insetos.

Como possuem sangue frio, elas sempre procuram por iluminação solar, isso é fundamental para a sua sobrevivência, ela precisa se esquentar e receber uma quantidade significativa de Vitamina B, já  que seu organismo possui carência. 

Conhecida popularmente como Iguana-Verde, ela é conhecida cientificamente como Iguana Iguana e é classificada dentro da família Iguanidae, onde também estão presentes diferentes espécies de Iguanas, como a Iguana-Marinha, a Iguana-Terrestre, a  Iguana de Cauda Espinhosa e outros animais do gênero que já foram extintos. 

São animais de extensa disseminação pelo mundo, sobretudo em áreas tropicais e subtropicais, como a América do Sul, América Central, Caribe, grande parte do território brasileiro, entre outras áreas.

As Iguanas pertencem a Ordem dos Escamados (Squamata), um grupo de répteis que possuem escamas por todo o corpo, onde as serpentes também estão incluídas. O que diferencia as Iguanas e os demais lagartos dos outros seres vivos são as quatro patas, localizadas nas extremidades corporais do animal. Além disso, ela conta com dedos super finos e unhas enormes, ideais para escalar as árvores do local onde habita. 

Mas afinal, como esses curiosos répteis se reproduzem? Como acontece a reprodução da Iguana? Confira a resposta logo abaixo! 

A Reprodução das Iguanas

Quando estão na natureza, as Iguanas reproduzem principalmente do mês de Outono até Abril, esse tempo corresponde ao período de gestação do animal. Quando criada em cativeiro, a Iguana tem o período de gestação principalmente nos meses de Novembro a Janeiro. São animais incríveis, com um surpreendente poder de adaptação. Quando vão acasalar, o macho se posiciona acima da fêmea e a mesma coloca a cauda de lado para que a cópula seja realizada. O macho dá leves mordidas no pescoço dela para indicar que está  posicionado. 

O acasalamento em si pode durar até 3 semanas. É importante destacar que a fêmea, antes da cópula, permanece um período de uma a duas semanas comendo muito pouco, quase não se alimentando, porém, ao contrário, ela toma muita água. Por isso se você possui uma Iguana de estimação é preciso se atentar a essa fase da vida do animal, se notar que ela não se alimenta como normalmente, forneça uma grande quantidade de água. 

Após o acasalamento e o encontro do macho e da fêmea, a tendência é que ela bote entre 20 a 100 ovos, isso em um período de dois meses depois. E o que ela faz quando dá a luz a todos os ovos? Ela enterra e vai embora. Isso mesmo! No estilo de vida das Iguanas, elas já nascem aprendendo a se virar das mais diferentes formas, pois não há uma mãe ou pai para alimentá-la. 

A fêmea costuma fazer um buraco e enterrar os ovos abaixo da terra úmida quando está na natureza. Quando criada em cativeiro, ela precisa de uma “mãozinha” do dono, já que é preciso colocar terra úmida para que ela possa cavar e colocar seus ovos. 

Após colocar os ovos debaixo da terra, cerca de 100 dias depois, os filhotes nascem e precisam “se virar” para conseguir alimento e se locomover longe de possíveis predadores e, aos 3 anos de idade, já possuem maturidade sexual para procriar a espécie. São criaturas muito interessantes e possuem hábitos excêntricos para nós. 

Veja a seguir algumas curiosidades sobre as Iguanas, esses incríveis animais que se adaptaram às condições mais adversas e estão presentes no Planeta Terra há um bom tempo. Confira! 

Curiosidades Sobre o Animal

Três Olhos

As Iguanas possuem três olhos, mas não são olhos como imaginamos. Elas são dotadas de dois olhos normais, que enxergam, mexem e piscam. Porém, o terceiro olho dela é conhecido como olho parietal e ele serve principalmente para ela detectar diferentes anomalias na temperatura do ambiente e também do seu corpo, além disso, o terceiro olho serve para controlar os seus hormônios.

Troca de Pele

Um hábito comum a vários lagartos, a troca de pele também acontece com a Iguana. Quando filhote, elas costumam trocar de pele todos os anos e, quando adultas, com menor frequência, também trocam de pele. É muito bonito de observar uma Iguana trocando de pele, você já viu? 

Animais Resistentes

As Iguanas são répteis extremamente resistentes. Não à toa estão no Planeta Terra há muito tempo. Elas conseguem se levantar e locomover-se por todo um ambiente de floresta quando caem das gigantescas árvores. Sua estrutura óssea, a cauda, junto com a pele garantem a sua sobrevivência. Além de resistentes, são animais de rara beleza, que encantam e causam um grande impacto visual para quem as observa. 

As Iguanas precisam de amor, carinho e atenção, assim como todos os outros animais. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *