Home / Animais / Pato Doméstico: Características, Nome Científico e Habitat

Pato Doméstico: Características, Nome Científico e Habitat

Os patos são animais incríveis. São domesticados pelos humanos há milhares anos. Tudo começou na China, onde as aves aquáticas eram criadas e, com o passar dos anos, diversos países passaram a criá-las.

Os patos, sejam eles selvagens ou domésticos, pertencem à família Anatidae, a mesma onde são classificados os cisnes, gansos, marrecos e outras aves aquáticas. 

Quer saber mais sobre os patos e suas características? Continue acompanhando este post, pois aqui vamos mostrar as diferenças entre os patos selvagens e os domésticos, qual o habitat ideal, a criação de patos e muito mais. Confira! 

Características do Pato Doméstico

Os patos são animais incríveis, que estão presente em grande parte do Planeta Terra. Eles são encontrados sobretudo na Ásia, na Europa e nas Américas. Eles tiveram extrema adaptabilidade em terras de clima tropical, como também temperado. São animais resilientes, que suportam as condições mais adversas.

Os patos domésticos são oriundos da domesticação de milhares anos de patos reais e patos do mato, ou pato selvagem. O pato do mato foi um dos poucos de sua espécie que foi domesticado pelos aborígenes da América do Sul. E a consequência de milhares de anos depois foram os patos domésticos. Animais tranquilos, que não causam incômodo e adoram ficar em grupo. 

Os patos são animais extremamente sociáveis e precisam conviver em grupo. Eles adoram caminhar e nadar quando estão em grupo. São animais aptos para atividades aquáticas, e por isso, suas patas possuem membranas que conectam um dedos aos outros. A ave nada por longas distâncias, pois seus ancestrais e outros patos selvagens possuem tendência migratória, e desta maneira, estão acostumados a voar por longas distâncias. 

Pato Doméstico Características

Eles são animais especiais, pois estão em uma classe onde poucos estão; eles nadam, andam e voam. E conseguem fazer os três de uma forma eficiente. Ele sempre caminha quando está com o seu grupo. Quando deseja se alimentar, vai atrás de pequenos invertebrados, de moluscos, algas e pequenos peixes nas águas onde habitam. 

Afinal, você sabe onde o pato costuma viver quando está em ambiente selvagem? E quando ele é domesticado, qual o lugar ideal para ele viver? Confira logo abaixo! 

Habitat do Pato Doméstico e do Pato Selvagem

O pato doméstico é aquele vive em residências, em sítios, chácaras, fazendas e outros locais com grande espaço, pois isso é fundamental para a qualidade de vida dum pato doméstico. Ele precisa caminhar e se exercitar. Ele adora nadar e depois caminha ao Sol, então se deseja criar um pato de estimação, saiba que é preciso fornecer-lhe as melhores condições. 

Quanto maior o espaço, mas adequado é para o pato  viver. Eles adoram lagos, lagoas, riachos e assim costumam viver. A domesticação de patos é algo totalmente natural e praticado por diversas pessoas. Eles são animais que adoram conviver com outros patos e marrecos. Costumam sempre andar juntos e realizar as atividades. 

Quando falamos do pato selvagem, ou pato do mato, estamos falando de uma ave aquática que adora viver na borda das matas, em riachos límpidos e calmos, onde possam conviver em harmonia com outros patos e aves aquáticas. Eles estão presentes também em lagoas, lagos, sobretudo lugares que contenham água doce. Dificilmente são encontradas em água salgada. 

O pato selvagem, conhecido também como pato mudo ou pato do mato, que foi domesticado pelos aborígenes da América do Sul e depois virou uma espécie de rápida comercialização.  é conhecida cientificamente como Cairina Moschata.

Há uma versão da espécie, de cor branca, desenvolvida na França, a partir de experiências e cruzamentos, que possui grande quantidade de carne e pouca gordura, essa é a principal espécie domesticada atualmente. 

Os patos são animais curiosos e divertidos, já pensou em ter um pato de estimação? Eles são animais sociáveis e adoram companhia. Eles gostam de viver em grupo e caminhar por todo o seu ambiente. Está esperando o que para se divertir com um pato de estimação? Veja logo abaixo algumas dicas e cuidados que você precisa ter ao possuir um pato doméstico! 

Criação de Patos: Cuidados e Atenção

O pato doméstico é uma variação do Pato Real e também do pato do mato. Um Pato de origem chinesa que teve uma rápida disseminação pelo mundo. Isso ´porque é uma espécie com grande quantidade de carne e muito fácil de criar. Além disso, o pato doméstico branco desenvolvido na França, possui pouca gordura e por isso, muitos criam patos para o abatimento. 

Em determinadas regiões do Brasil e do mundo é comum consumir a carne de pato. São realizados diversos pratos típicos, por exemplo, na região Sul do Brasil, um costume herdado do povo alemão.

Se você está pensando em possuir um pato de estimação, mesmo que não seja para o abatimento, saiba que ele adora estar em companhia e veja os principais cuidados que você deve tomar:

Companhia

Eles são animais que precisam de companhia. Então se você está pensando em domesticar um pato, pense a respeito de adotar pelo menos 2 patos. Eles realizam as atividades em conjunto e necessitam compartilhar os momentos. Isso é uma natureza do animal, e não é domesticável, eles são sociais por natureza e podem sofrer se ficarem sozinho.

Espaço

 Os patos precisam de espaço para locomoção. Necessitam caminhar, correr, se exercitar. É fundamental ao menos uma casa com quintal grande, uma chácara. Vale destacar também que os patos precisam de um lugar coberto para eles. Não apenas um espaço vazio, e sim um local coberto, onde ele possa se abrigar nas mais variadas e diferentes condições.

Além disso, eles necessitam de ao menos um espaço com água, pois também é de sua natureza e necessidade nadar. Eles são aves aquáticas e precisam de toda atenção e carinho para uma excelente qualidade de vida. 

Alimentação

A alimentação do pato doméstico é simples. Ele se alimenta basicamente de grãos, sementes, moluscos e pequenos peixes. Você mesmo pode fornecer isso a ele. Isso se o animal não possuir meios de se alimentar por conta própria,  tipo ter acesso a lagoas, rios ou riachos. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Lagarto Chicote Xadrez: Características, Hábitat e Fotos

O lagarto de chicote xadrez ou lagarto chicote xadrex (nome científico Aspidoscelis tesselatus) é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *