Home / Animais / Qual O Melhor Lagarto De Estimação? Quanto Custa?

Qual O Melhor Lagarto De Estimação? Quanto Custa?

Existem milhares de animais na natureza, e todos eles possuem características que são únicas e exclusivas.

Os animais existem há milhares de anos, e são os principais responsáveis por manterem o equilíbrio na natureza e também na cadeia alimentar.

Por isso, eles são há milhares de anos estudados, pesquisados e alguns sofrem melhorias genéticas para continuarem sobrevivendo as mudanças impostas.

Alguns animais, no entanto, podem sofrer um processo conhecido como domesticação, ou seja, começam a ser criados para viverem dentro de casas, e não mais na natureza.

Um dos primeiros animais a sofrerem a domesticação foram os cachorros, que a partir de lobos selvagens, se transformaram em animais de estimação.

Outros animais também podem sofrer esse processo, e alguns são considerados animais exóticos de estimação.

É o caso, por exemplo, do lagarto. Um réptil que viveu a sua vida inteira na natureza selvagem e agora pode sofrer domesticação para ser criado por pessoas apaixonadas por animais exóticos.

Hoje, vamos conhecer todas as características de um lagarto, qual a melhor espécie de lagarto de estimação e também qual o custo de um.

Acompanhe essa leitura e descubra se o lagarto é o animal certo para você criar como um animal de estimação.

Características do Lagarto

O lagarto é um réptil que faz parte da mesma ordem das serpentes, porém bem menos perigoso.

Eles possuem uma cauda, patas e escamas em seu corpo, e são muito conhecidos por algumas espécies que conseguem mudar de cor.

No mundo inteiro, existem cerca de 3 mil espécies diferentes de lagartos, e cada uma dessas espécies podem apresentar características e habilidades totalmente únicas e exclusivas.

No geral, no entanto, o lagarto é um animal de porte pequeno, que tem um comprimento que varia entre 10 até 25 centímetros.

Com escamas que cobre o seu corpo, o lagarto é capaz de modificar a cor dessas escamas para atrair parceiros e parceiras, ou para afastar os seus inimigos e predadores.

Os lagartos costumam possuir quatro pernas, no entanto, alguns não possuem, e podem ser confundidos com serpentes e cobras.

Fora essa semelhança, o lagarto não é, no geral, venenoso. Há somente três espécies de lagartos que possuem veneno, são elas: dragão-de-komodo, lagarto-de-contas e o monstro-de-gila.

Dragão-De-Komodo
Dragão-De-Komodo

E, claro, esses três tipos de lagartos não os recomendados para serem criados como um animal de estimação!

Qual O Melhor Lagarto De Estimação?

Existem milhares de espécies de lagartos disponível para serem criados como um animal de estimação.

No entanto, um dos melhores para essa finalidade, é a espécie chamada Eublepharis macularius, ou conhecido popularmente como lagartixa-leopardo ou geco-leopardo, entre outros.

Sua origem é do Oriente Médio, especificamente dos países Paquistão, Irã e Afeganistão, e pode ser encontrado de forma nativa também na Índia.

Esse lagarto mede aproximadamente apenas 22 centímetros, e por isso podem ser colocados em local menor.

São considerados muito calmos, são tolerantes também ao manuseio pelo seu dono e é a principal escolha dos iniciantes.

Lagarto De Estimação
Lagarto De Estimação

A principal vantagem de adquirir o geco leopardo como seu lagarto de estimação é que ele é um anima noturno, dessa forma, não é necessária uma lâmpada de potência muito forte, e inclusive, algumas pessoas nem possuem.

No entanto, a desvantagem é justamente que por ele ser um lagarto com hábitos noturnos, dificilmente o seu dono o verá fazendo grandes atividades ou interações.

Caso você seja uma pessoa que realmente irá querer interagir e ver o seu lagarto em ação é mais recomendável que seja adquirido um lagarto com hábitos diurnos.

Quanto Custa Um Lagarto E O Que Ele Come?

O geco leopardo pode ser adquirido tanto pela internet, como também em locais como lojas especializadas em animais exóticos.

Normalmente, um geco leopardo custa cerca de 400 a 500 reais, dependendo do local onde você for comprar.

Caso você esteja viajando pelo Oriente Médio ou por algum país da Europa, você irá encontrar essa espécie sendo vendida por cerca de 60 euros.

Lagarto se Alimentando
Lagarto se Alimentando

É uma espécie de lagarto que possui uma distribuição geográfica muito ampla e seus indivíduos estão em um número alto, ou seja, não possuem risco de extinção.

É importante, no entanto, ter atenção para a alimentação que será dado ao geco leopardo, pois por ser um animal selvagem, ele não irá possuir muitos tipos de rações e petiscos como os cachorros e gatos possuem.

Na natureza, o geco leopardo costuma comer todos os tipos de insetos, larvas, ou minhocas, por isso, é importante que seja disponibilizado o mesmo tipo de alimento para ele em cativeiro.

O geco leopardo deve ser alimentado pelo menos duas vezes todos os dias, e é possível encontrar em lojas de pet shops alimentos específicos para lagartos.

No entanto, você também pode oferecer de maneira caseira os mesmos alimentos que ele encontra na natureza.

Nesse sentido, você pode oferecer para o seu lagarto de estimação legumes, plantas, larvas, moscas, entre outros.

Como Cuidar Do Lagarto

O lagarto de estimação precisa ter alguns cuidados que são muito importantes para que eles possam viver de uma forma confortável e saudável.

Quando estão na natureza, um lagarto consegue viver cerca de 15 anos, em um cativeiro, no entanto, com um bom cuidado, ultrapassam facilmente esses 15 anos e podem chegar a viver cerca de até 20 anos.

Um dos principais cuidados que se deve ter é com a cauda do seu lagarto. Quando você precisar pegar o seu lagarto para manusear ou apenas fazer um carinho, caso o lagarto se sinta ameaçado, ele irá te chicotear utilizando a cauda forte que possui.

Outro ponto é que o local onde o seu lagarto vai viver precisar estar, é claro, sempre muito limpo e higiênico. A areia do terreiro precisa ser trocada com frequência.

O lagarto é um animal que bebe bastante água, pois na natureza há em abundância, por isso, lembre-se de sempre trocar a água dele.

Por último, não se esqueça, o lagarto é um animal de sangue frio, então qualquer diminuição na temperatura pode ser prejudicial para ele.

E então o que você achou do conteúdo? Ficou com vontade de adquirir um geco leopardo ou já possui um lagarto de estimação? Deixe nos comentários a sua impressão!

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *