Home / Animais / Guepardo Americano: Extinto, Pré Histórico, Velocidade e Fotos

Guepardo Americano: Extinto, Pré Histórico, Velocidade e Fotos

A diversidade da fauna que temos no mundo com certeza é um fator que encanta a muitas pessoas, até mesmo aquelas que dizem não gostar de natureza. Porém, devemos sempre nos lembrar que outras espécies animais já passaram pelo nosso planeta enquanto não estávamos vivos, e essas espécies também devem ser estudadas para que tudo faça mais sentido.

Apesar da necessidade de conhecer novas espécies, muitas pessoas podem ter dificuldade em encontrar informações sobre animais já extintos na natureza, como é o caso do guepardo americano, animal que viveu no planeta Terra há muitos séculos.

Por esse motivo, neste artigo falaremos especificamente sobre o guepardo americano e tudo que envolve esse animal. Ou seja, falaremos sobre ele, sobre a sua extinção, explicaremos um pouco mais como ocorreu essa extinção e ainda daremos informações importantes sobre qual a velocidade dessa espécie e diversas fotos para você ter uma boa ideia sobre o animal!

Portanto, continue lendo para aprender tudo o que há de mais interessante sobre o guepardo americano nos dias atuais.

O Guepardo Americano

O guepardo americano é um gênero animal que também pode ser chamado popularmente de chita americana, sendo que o nome científico (formado por gênero + espécie) das duas espécies que fazem parte desse gênero são Miracinonyx inexpectatus e Miracinonyx trumani.

Ambas as espécies pertencentes a esse gênero já estão extintas nos dias atuais, porém podemos dizer que existem algumas informações disponíveis sobre ambos os animais, como veremos a seguir.

  • Miracinonyx inexpectatus
    Miracinonyx Inexpectatus
    Miracinonyx Inexpectatus

Essa espécie de guepardo americano possuía características e proporções corporais parecidas com a de um puma, mas tinha garras retráteis e também uma facilidade em escalar bem maior que a do puma, provavelmente por conta da retração das garras.

  • Miracinonyx trumani
    Miracinonyx Trumani
    Miracinonyx Trumani

Essa espécie de guepardo americano é muito parecida fisicamente com as chitas, o que explica o seu outro nome popular. Ela viveu principalmente na região que conhecemos atualmente como América, e se alimentava de outros animais menores, como por exemplo o Pronghorn.

É interessante notar que essa espécie de guepardo americano e a chita desenvolveram uma evolução paralela, isso porque ambas estavam vivas no mesmo período e possuíam características muito parecidas, até mesmo caçando os mesmos animais.

Extinção do Guepardo Americano

Ambas as espécies de guepardo americano que citamos até agora já estão extintas na natureza. A verdade sobre a extinção dessas espécies é que provavelmente não houve nenhum envolvimento humano nesse processo, principalmente quando levamos em consideração a época em que esses animais viveram.

Por isso, a seleção natural é uma forte candidata quando o assunto é a causa da extinção desse gênero na natureza. Com a passagem das eras, provavelmente esses animais não conseguiram se adaptar ao ambiente e acabaram sendo extintos da natureza, principalmente porque eles não estavam no topo da cadeia alimentar de onde habitavam.

Extinção do Guepardo Americano
Extinção do Guepardo Americano

Portanto, podemos perceber como nos tempos antigos a extinção de animais ocorria de forma natural e de acordo com as leis da natureza, e não por meio das mãos de seres humanos, como ocorre todos os anos nos dias atuais. Com certeza esse é um grande alerta para prestarmos mais atenção em nossas ações perante aos animais.

Velocidade do Guepardo Americano

Até os dias atuais os guepardos (não pertencentes a esse mesmo gênero extinto) são animais considerados extremamente velozes, podendo chegar a alcançar velocidades absurdas em apenas poucos segundos, superando até mesmo os meios de locomação mais rápidos já criados pelos seres humanos.

No caso do gênero guepardo americano, essa característica não era nem um pouco diferente, principalmente porque as espécies precisavam caçar com ainda mais afinco para conseguir sobreviver na natureza, o que significa que eles poderiam ser até mesmo mais rápidos do que os guepardos são nos dias atuais.

Quando falamos em números, podemos dizer que um guepardo atual pode atingir a velocidade de 100km/h em apenas 3 segundos, o que significa que o guepardo americano poderia chegar a atingir até mesmo 150km/h caso ele realmente fosse mais rápido, apesar de ainda não existirem estudos tão precisos informando esses dados.

Guepardo Americano Correndo Enquanto Caça
Guepardo Americano Correndo Enquanto Caça

Portanto, é extremamente interessante percebermos que esse animal desde seus tempos mais antigos é extremamente rápido e possui uma capacidade de correr que pode ser considerada assustadora. Esse é um fator essencial para evitar ser caçado e também para caçar, já que muito provavelmente as presas desse animal não conseguem alcançar a mesma velocidade que ele de maneira natural, o que garante que ele sempre possua alimento disponível.

Quando o Guepardo Americano Viveu?

Você com certeza já entendeu que o gênero do guepardo americano já foi extinto na natureza, assim como suas duas espécies pertencentes a ele; mas algo que você ainda não deve saber é a data exata em que esse gênero passou pelo planeta Terra, antes de sua extinção.

A verdade é que, de acordo com diversos estudos científicos, o gênero do guepardo americano viveu por muitos milhões de anos no planeta Terra, já que esteve vivo desde 3 milhões de anos até 20 mil anos atrás, o que faz com que ele estivesse vivo em nosso planeta por quase 3 milhões de anos.

Além de tudo isso, é importante ressaltarmos que ambas espécies viveram na América, e por isso a maioria dos estudos científicos sobre esse gênero é feita nesse continente, local em que foram encontrados fósseis e que possuía as características naturais perfeitas para o habitat desses animais.

Quem diria que, apesar de existirem há 3 milhões de anos, alguns animais ainda seriam tão parecidos com os que temos nos dias de hoje? Como o puma e a chita, por exemplo. É por esse motivo que achamos tão importante aprender cada vez mais sobre animais que já foram extintos, dessa forma podemos ter um maior conhecimento até mesmo sobre os animais que existem nos dias de hoje!

Por isso, caso você também queira saber um pouco mais de informações confiáveis e seguras sobre animais que já foram extintos, nós com certeza temos o melhor texto para você ler. Você pode conferir também em nosso site o seguinte texto: Lista de Espécies de Rinocerontes Já Extintos no Mundo

Veja também

Husky Siberiano: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Os cães da raça Husky siberiano vem encantando o mundo desde 1925, quando, atrelados a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *