Home / Animais / Qual é a Função da Bolsa de Tinta dos Cefalópodes?

Qual é a Função da Bolsa de Tinta dos Cefalópodes?

Os cefalópodes são seres vivos que vivem nas profundezas marítimas. Eles são moluscos marinhos e são classificados dentro da família Cephalopoda. 

Polvos, lulas, chocos, náutilos, entre outros animais fazem parte do grupo dos cefalópodes. São animais peculiares e pouco conhecidos por nós. 

Nesse post vamos mostrar as principais características dos cefalópodes, qual a função da misteriosa tinta que eles liberam, como funciona a sua reprodução e muito mais. Confira! 

Características dos Cefalópodes

Os cefalópodes possuem um corpo único e peculiar. Eles são dotados de cabeças bem desenvolvidas, onde são encontrados olhos grandes. Seu corpo é bilateral e são caracterizados pelos seus longos tentáculos. Os animais com essa característica possuem cromatóforos em sua pele, uma espécie de célula pigmentada, que é capaz de modificar a coloração corporal quando o animal se sente ameaçado ou deseja se comunicar. 

São animais muito interessantes, que possuem características únicas e peculiares, por isso merecem toda a nossa atenção. A rápida mudança na coloração se deve principalmente às ações nervosas. Eles são ligeiros, capazes de dar longos impulsos embaixo da água, onde ele libera-a através do seu “sifão”, um tubo presente no seu corpo com formato de funil. Assim eles conseguem se movimentar, não fazendo uso dos pés, como outros moluscos. 

Eles são dotados de características que poucos seres vivos possuem, por isso são tão especiais. Atualmente, são classificadas mais de 500 espécies de cefalópodes, algumas que já foram extintas e outras que correm sérios riscos, porém, outras, vivem com tranquilidade nas profundezas marítimas sem o incômodo dos humanos. Eles precisam se atentar com outros animais marítimos, que se caracterizam como possíveis ameaças.  

Cefalópodes Características

Eles são conhecidos como cefalópodes, pois suas características indicam e podem ser reconhecidas na própria nomenclatura do grupo: sendo “podes” = pés e “cefa” = cabeça. Sendo assim, cefalópodes significa animais que possuem “os pés na cabeça”.

Os cefalópodes não possuem conchas, exceto algumas espécies, como as lulas e os chocos, que possuem uma concha interna e também o náutilo, que é dotado de uma concha externa. Apesar disso, todos são caracterizados com uma bolsa de tinta no interior do seu corpo. Mas ela serve para que? Qual a sua função na vida dos cefalópodes? Confira a resposta logo abaixo! 

Bolsa de Tinta: Para que Serve?

Os cefalópodes, sobretudo as lulas e os polvos, são dotados de bolsas de tinta no interior do seu organismo. Eles utilizam-na com determinada frequência para se proteger e fugir de predadores que desejam lhe capturar. 

Essa bolsa de tinta é conhecida também como “glândula de tinta” e o animal expele a tinta escura, causando grande confusão no predador. A tinta escura é capaz de fazer uma “nuvem” embaixo da água, e dá ao povo um tempo maior para fugir. 

Ela é utilizada sobretudo para a proteção. Mas também tem função na comunicação do animal. A tinta é composta basicamente de melanina e produzida pelo próprio cefalópode. A quantidade de tinta armazenada depende do tamanho do animal. 

Cefalópodes Bolsa de Tinta

Animais com poucos centímetros, produzem cerca de apenas 1 ml de tinta e armazenam em suas “bolas” e utilizam com economia para que não lhe falte quando precisar Já os cefalópodes de porte grande, como os polvos, são capazes de produzir mais de 20 ml de tinta. 

Junto com a tinta, o “sifão” também tem função especial na hora da fuga. É ele quem proporciona o impulso para o cefalópode atingir alta velocidade e escapar de seu predador. O “sifão” consegue sugar a água do ambiente e depois liberá-la como um jato de água. 

Vale destacar que não é apenas a melina que está presente na composição da tinta. Alguns leves venenos também são encontrados, como o ácido aspártico, a tirosinase e também a lisina. São venenos que não matam o predador, mas lhe causam grande confusão mental e deixam-lhe atordoado.

Quando a bolsa de tinta é totalmente esvaziada, logo os mecanismos dos cefalópodes voltam a produzi-la, e leva no máximo um dia. 

São animais peculiares e cheios de características que não conhecemos. A reprodução dos cefalópodes acontece de maneira curiosa, onde poucos animais na natureza realizam as mesmas ações. Quer saber como a reprodução dos cefalópodes funciona? Veja logo abaixo! 

Reprodução dos Cefalópodes

Os cefalópodes possuem diferença entre os sexos. Eles são considerados animais dioicos, isso significa que seus órgãos sexuais, tanto o masculino como o feminino, podem ser encontrados em indivíduos distintos.

Além disso, os machos são capazes de transformar um de seus braços em hectocótilo, para levar os espermatozoides até a cavidade palial da fêmea.  A reprodução dos cefalópodes acontece de modo direto e interno, como muitos outros seres vivos. 

O que os diferencia dos demais e é algo pouco visto na natureza, é o fato de morrerem após a cópula. Eles se reproduzem apenas uma vez na vida e, após a fecundação, a tendência é que o macho morra primeiro. A fêmea fica praticamente todo o período de gestação sem se alimentar e quando os filhotes nascem, elas morrem. Algumas espécies ainda protegem os filhotes de possíveis ameaças, porém, também morrem logo em seguida. 

Os cefalópodes são animais cheio de curiosidades! Confira algumas delas a seguir!

Curiosidades dos Cefalópodes 

De todos os invertebrados, eles são os animais que possuem o maior sistema nervoso. E como consequência disso, são dotados de muito inteligência e perspicácia. A grande quantidade de fibras favorecem o tato e o faro do animal, além de conseguirem aprender determinados hábitos e comportamentos apenas pela observação. 

Respiração

A respiração dos cefalópodes também é algo muito curioso. Ela funciona através de trocas gasosas. Tal troca gasosa é realizada por duas brânquias, sendo então uma respiração branquial. Dessa forma, a água é conduzida até a pele do animal e a troca é realizada. Existem músculos que são capazes de conduzir e impulsionar a água para que chegue mais depressa.

São animais peculiares e cheios de curiosidades. Os polvos, lulas e todos outros cefalópodes são dotados de uma inteligência impressionante, e isso faz com que merecem toda nossa atenção. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Quais as Raças Que Deram Origem ao Bulldog Francês?

O Bulldog Francês tem origem do cruzamento entre os cães da raça Terriers Pequenos, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *