Home / Animais / Pode Dar Banho Frio no Cachorro? Faz Mal ao Bicho?

Pode Dar Banho Frio no Cachorro? Faz Mal ao Bicho?

Os cães são nossos melhores amigos! Fornecer uma alimentação de qualidade, cuidar da higiene, brincar, levar ao veterinário e passear são responsabilidades do dono com a qualidade de vida do pet.

Isso porque eles não realizam essas ações fundamentais sozinhos, são dependentes de alguém que faça para eles, como por exemplo dar banho. O banho é fundamental para a higiene do cachorro, porém, muitos não sabem qual a temperatura ideal da água e ficam em dúvida. 

Pode dar banho no cachorro com a água gelada? Será que faz mal para o animal? Nesse post, vamos falar sobre esses pequenos cuidados fundamentais para a qualidade de vida do cachorro. Vamos dar dicas da temperatura da água, do ambiente e todos os detalhes necessários para que você leve uma vida tranquila ao lado do seu melhor amigo. Confira! 

Água Gelada Faz Mal Para o Cachorro? 

Os cães e gatos, em sua grande maioria não gostam de tomar banho. Para eles, pode ser um pesadelo ver água e observá-la vindo em sua direção. Muitos ficam assustados, tentam fugir, latem, uivam e outros chegam até a morder quando se sentem incomodados.

 

Todos sabemos que o banho é fundamental para manter a higiene do animal e evitar possíveis doenças ou infecções, até mesmo sarnas, pulgas ou carrapatos. Então fique atento e sempre que possível, dê banho no seu pet. Mas lembre-se, da maneira correta, para não assustar e muito menos prejudicar o animal, pois não é isso o que queremos, não é mesmo? 

E a água gelada, faz mal? A água gelada em si não faz mal ao cachorro, porém ela pode causar um grande incômodo e até certos traumas no animal. Então o ideal é que você procure por água morna. Além disso, atente-se na maneira como passa a água pelo corpo do animal, não deve ser um esguicho, ou jato, deve ser colocada levemente sobre os pelos do pet.  

Banho do Pet

Você pode levar o animal em algum pet shop ou mesmo dar banho em casa, desde que tome os devidos cuidados e tenha a atenção necessária. Dar banho no animal de uma forma correta aumenta o vínculo do pet com o dono e traz confiança à relação. O pet começa a se acostumar com os banhos frequentes e alguns, até gostam. Tomar banho faz com que a qualidade do pet aumente, forneça isso para ele.. 

Na hora do banho você precisa se atentar a alguns detalhes e tomar os devidos cuidados para que o seu cachorro não seja prejudicado, sendo assim, listamos alguns principais pontos para você dar um banho de qualidade no seu cachorro. Confira logo abaixo!

Atenção Com a Temperatura da Água

Não há nenhum estudo científico, ou mesmo relatos de que a água gelada faz mal para o cachorro, porém, é muito desagradável. Ela pode deixá-lo irritado, incomodado e algumas vezes, até causar hipotermia. 

Os cães possuem a sua própria temperatura corporal e estão acostumados com ela. Colocá-lo embaixo da mangueira gelada pode irritá-la e provavelmente, ele vai ficar tentando fugir. Por isso atente-se a temperatura da água. 

A temperatura ideal da água é morna. Nem quente, nem fria, ela deve ser morna. A água da mangueira não é regulada, muito menos aquecida, por isso não é indicada para banho em cachorros. 

Ambiente Confortável

Da mesma maneira que a água gelada, o ambiente também deve ser controlado. Isso porque o cão pode ficar assustado se você deixá-lo molhado ao ar livre. Já pensou um combo de água gelada, mais ar gelado? O cachorro pode pegar resfriado e até uma hipotermia.

Na hora do banho, a consciência do dono deve ser de acolhimento. Então procure um ambiente acolhedor, onde o cachorro se sinta bem. Se preferir levá-lo ao banheiro e coloca embaixo do chuveiro, essa é uma opção, como também colocá-lo dentro uma banheira (se tiver em casa).

Shampoo é Fundamental

Na hora do banho, muitos pets costumam se movimentar ou tentam escapar das mãos do dono. Depois de molhar por inteiro o corpo do cachorro com água morna, é hora de ensaboá-lo para retirar toda a sujeira. Não deixe de maneira alguma entrar sabão nos olhos, no nariz, na boca ou nos ouvidos do cachorro, isso pode lhe ocasionar diversas doenças e inflamações;  

Shampoo Para Cachorro

Você pode comprar shampoos de qualidade em pets shops ou mesmo em lojas online. Na hora da compra, veja qual é o tipo ideal para o seu pet. Veja o cheiro que mais lhe agrade e escolha. É muito simples, fácil e rápido se o banho for dado da maneira correta. 

Enxágue Seu Pet

Depois que você ensaboou todo o corpo do animal, esfregou bem as patas, as pernas, o peitoral, o rosto (e não deixou sabão entrar nas cavidades dele) chegou a hora de enxaguá-lo. 

Enxágue

Essa geralmente é a parte mais fácil, pois o pet já se adaptou aos pelos todos molhados e ensaboados, então é hora de agir. Coloque a água (morna) sobre o corpo do cachorro e passe a mão para que o sabão saia por completo. 

É importante frisar que de maneira alguma a água pode entrar no ouvido do animal, isso pode lhe prejudicar muito e trazer infecções. 

Enxugar é Preciso

Depois de enxaguá-lo, deixar a água escorrer sobre o seu corpo, é hora de enxugar. Passe uma toalha, ou um secador para evitar que o seu pet fique todo molhado. Se o cachorro for de pelos longos, é preciso uma dedicação maior para que o secamento seja eficiente. No caso de ser um animal de pelos curtos, uma simples passada de toalha já é capaz de secar o animal. 

Finalizando o Banho

Dar banho no seu cachorro é uma atitude responsável e necessária para a qualidade de vida do animal, por isso fique atento e dê banhos no seu pet. Lembre-se que no verão os banhos devem acontecer com maior frequência e no inverno, em frequência menor. 

Os pets adoram quando recebem atenção e carinho, por isso quando estamos ao seu lado, eles fazem festa, correm, brincam, dão pulos, enfim, eles ficam muito felizes de notar que alguém está lhe dando atenção. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *