Home / Animais / Características da Ariranha: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Características da Ariranha: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os animais são extremamente interessantes, seja pela sua beleza para as pessoas, pela forma com o interagem com o meio ou mesmo pela maneira como podem ser diversos. Dessa forma, os animais podem ser predadores e presas, embora por vezes a grande maioria dos animais seja ambos ao mesmo tempo.

Nesse sentido, as pessoas costumam dar bastante destaque aos predadores, os animais mais fortes e capazes de atacar aqueles mais fracos.

Portanto, o mais comum é ver animais fortes e grandes recebendo atenção por parte das pessoas, que naturalmente possuem curiosidade em relação àqueles bichos que podem até mesmo ser perigosos para essas pessoas. Não importando muito o habitat em questão, essa costuma ser uma regra. Um animal que pode ser enquadrado como um grande predador aquático, portanto, é a ariranha. Grande, de porte elevado para os padrões aquáticos e comum na água doce de algumas regiões do Brasil, a ariranha pode possuir uma série de outros nomes e sempre gera muito interesse em todos.

Ficha Técnica da Ariranha

  • Nome Científico: Pteronura brasiliensis;
  • Distribuição Geográfica: Pantanal mato-grossense e bacia do Rio Amazonas;
  • Estado de Conservação: em perigo;
  • Peso: até 34 quilos;
  • Altura: de 1,5 a 1,8 metros.

A ariranha pode chegar a medir cerca de 2 metros de altura, além de poder pesar até 34 quilos. Dessa forma, o animal acaba por ser um grande predador de água doce no Brasil e até mesmo em algumas outras partes da América do Sul, o que torna a ariranha bastante eficiente quando se trata de abater presas.

Ademais, cerca de 60 centímetros do tamanho do animal é apenas de cauda, o que torna a ariranha uma ótima nadadora. Rápida na água, forte e grande o suficiente para abater até mesmo grandes animais, a ariranha acaba por ser uma grande rainha nas águas do Brasil.

Características da Ariranha

A ariranha é uma lontra, mas se diferencia das outras pela forma como se comporta. Grande, com altura que pode beirar os 2 metros, a ariranha pode ser bastante agressiva quando se sente ameaçada ou, então, quando visualiza uma presa ao seu alcance. Portanto, se outras espécies de lontra não são tão agressivas assim, a ariranha acaba por receber bastante destaque científico por tal características.

Ademais, o animal também possui patas curtas, além de orelhas pequenas e muito arredondadas. Sua pelagem é bastante espessa, com um tom de veludo. Por ser um animal resistente e forte, a ariranha até se encontra em estado de conservação negativo, estando catalogada como “em perigo”, mas consegue se manter viva e forte em muitas regiões de todo o Brasil.

Caracteristicas Ariranha

Dessa maneira, o grande perigo para a existência da ariranha é o desmatamento crescente rumo à região Norte do Brasil. Isso porque, com rios mais poluídos e menos regiões naturais para viver, as ariranhas acabam por perder muito espaço e, nas últimas consequências, podem até mesmo morrer. Além disso, por ser grande, a ariranha precisa de bastante comida para se manter forte e saudável, algo  que alguns locais já não oferecem tão bem quanto no passado.

Alimentação das Ariranhas

A ariranha é um animal agressivo, que gosta de atacar as presas de maneira rápida para surpreendê-las. Logo, o mais comum é que a ariranha se alimente de peixes pequenos e médios, o que faz com que o animal tenha uma grande oferta de alimentos por toda a extensão da bacia amazônica. Como exemplos, piranhas e traíras costumam fazer parte da dieta das ariranhas com muita frequência, além de outras espécies de peixes que podem servir de comida para o animal.

A ariranha, apesar de grande e forte, não gosta de caçar sozinha e prefere atacar as presas quando em grupo. Esses grupos podem chegar a ter até 10 animais, o que torna tudo ainda mais simples para os predadores. A ariranha costuma, assim, ingerir os alimentos com a cabeça para fora da água, o que torna a ingestão mais simples e prática. Quando em situações extremas, a ariranha pode comer também cobras e alguns jacarés, embora não façam parte do seu cardápio rotineiramente.

Em linhas gerais, a ariranha atua como grande predadora do seu habitat natural, estando no topo da cadeia alimentar. Logo, não há predadores capazes de se alimentar da ariranha.

Distribuição Geográfica da Ariranha

A ariranha é comum em água doce, em geral em rios grandes, profundos e largos. Dessa forma, o animal consegue todo o espaço necessário para caçar como mais gosta, buscando peixes, cobras e outras presas por toda a extensão do rio. Assim, no Brasil a ariranha é comum no Pantanal mato-grossense e também na bacia do Rio Amazonas. Portanto, sempre em rios largos e capazes de oferecer toda a alimentação necessária para manter de pé os seus cerca de 34 quilos, o animal ainda assim sofre com alguns problemas.

O principal deles, como era de esperar, possui interferência do homem. Em razão da devastação ambiental pela qual passam os locais que costumam abrigar a ariranha, o número de exemplares desse animal no mundo já é muito menor hoje do que há 100 ano, algo que identifica muito bem como as pessoas deveriam se conscientizar em relação à vida das ariranhas.

Para que seja possível quantificar essa perda, a ariranha já se encontra extinta em cerca de 80% de toda a sua área original. Assim, isso significa que o número de exemplares do animal está diminuindo mais a cada novo ano. De toda forma, ainda assim a ariranha aparece como um grande símbolo da região Norte do Brasil, além de ser, também, um animal simbólico para a região do Pantanal.

Ataques das Ariranhas Contra Pessoas

É muito raro que ataques diretos das ariranhas contra as pessoas sejam vistos, mas, ainda assim, isso acontece às vezes. Na década de 1970, por exemplo, houve um ataque em um zoológico de Brasília, que acabou por resultar na morte de uma pessoa.

Ariranha Ataque

Porém, o ataque apenas aconteceu pelo fato de as ariranhas terem se sentido agredidas e encurraladas. Quando na natureza, o mais normal é que a ariranha jamais ataque uma pessoa, preferindo quase sempre fugir do local, mesmo quando confrontada de maneira direta.

Veja também

Ornitorrinco: Filo, Classe, Reino, Gênero, Família e Espécie

O ornitorrinco é um animal muito curioso. Ele possui características únicas, peculiaridades que nenhum outro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *