Home / Animais / Morcego-de-Água: Características, Fotos e Nome Cientifico

Morcego-de-Água: Características, Fotos e Nome Cientifico

Muitos animais podem ser medonhos, terrivelmente feios em aparência e, ainda assim, extremamente interessantes em seu modo de vida. Dessa forma, é sempre interessante analisar como a natureza consegue atrair o interesse das pessoas de todo o planeta, sempre curiosas em descobrir um pouco mais sobre a forma como vivem muitos dos animais que compõem a Terra e são essenciais para todo o ciclo de vida no mundo.

Portanto, ao mesmo tempo em que as pessoas gostam de saber mais sobre a vida animal em todas as partes do mundo, há peculiaridades de cada local do globo que fazem com que o modo de observar a natureza seja diferente.

Alguns animais apenas podem ser vistos em determinados locais do planeta, podendo até mesmo um animal ser essencial em uma certa região enquanto que, na outra, seria um fator de desequilíbrio natural. Assim, a Terra é única e exclusiva.

Morcego-de-Água Características
Morcego-de-Água Características

Um caso bastante interessante de acompanhar, por exemplo, é o do pouco conhecido morcego-de-água. Ao menos, pouco conhecido em terras brasileiras, já que esse tipo de mamífero e bastante popular em outros locais do mundo. Dessa forma, o morcego-de-água pode ser visto com bastante frequência na Europa, em partes da Grã-Bretanha e, ainda, também em locais da Ásia.

De toda maneira, esse animal é um grande desconhecido para o Brasil e, se colocado em certos ambientes naturais nacionais, poderia significar um grande ponto negativo para o local em questão. Isso porque esse tipo de morcego gosta de comer insetos que voam sobre a água ou em locais próximos á água.

Dessa maneira, por serem grandes e exigirem alimento em grande quantidade, o morcego-de-água seria um grande predador de insetos no local em que fosse colocado. Como consequência desse fato, outras espécies animais sofreriam com a falta de alimentos, levando ao desequilíbrio local. Tudo isso mostra, de forma interessante, como a vida animal pode ser vasta e única, com a natureza sendo capaz de se equilibrar perfeitamente.

Conheça o Morcego-de-Água

O morcego-de-água é um tipo muito interessante de mamífero, já que essa espécie de morcego não é comum em todas as regiões do planeta Terra e, por esse motivo, acaba por despertar o interesse de muitas pessoas em relação a ela. O morcego-de-água, portanto, possui tamanho mediano e orelhas muito curtas, embora extremamente poderosas quando se trata de escutar frequências.

O morcego em questão habita grande parte da Europa e, sem exatamente possuir população regular em todos os países, sua extensão como sociedade vai até parte do Japão, passando também por outros países da Ásia. O morcego-de-água não costuma se dar muito bem em ambientes quentes, sendo o frio um bom trunfo para esse animal, que gosta de viver perto de rios e lagos.

Um detalhe muito interessante é que, enquanto muitas populações animais veem o seu número de indivíduos decrescer a cada novo ano, o morcego-de-água vem conseguindo se expandir em toda a Europa, se tornando cada vez mais presente em grande parte do continente europeu.

Morcego-de-Água Voando
Morcego-de-Água Voando

Características do Morcego-de-Água

O morcego-de-água é uma espécie de tamanho médio, mas que, para alguns especialistas, pode ser enquadrado como pequeno. A pelagem do animal é marrom, com tons que podem se tornar mais claros ou escuros, a depender da parte do corpo em questão. Um detalhe muito interessante sobre o morcego-de-água é que aqueles indivíduos mais jovens possuem a pelagem mais escura do que os adultos, algo realmente impressionante e que chama a atenção dos especialistas, já que, em geral, acontece o contrário com os mamíferos.

O morcego-de-água costuma medir de 45 a 55 milímetros largura, sendo que, com as asas abertas, pode chegar até os 275 milímetros. Já o peso desse animal varia entre 7 e 15 gramas, o que faz do morcego-de-água um animal bastante leve e pequeno.

De toda forma, grande parte dessa leveza pode ser vista quando o animal está em busca das suas presas, já que muitas vezes o morcego-de-água consegue abater os insetos voadores que come ainda enquanto está voando. Portanto, isso faz do animal um verdadeiro perito em termos de ataque no ar, algo que muitas outras espécies de morcegos têm mais dificuldades para realizar. Muito disso, naturalmente, se deve ao fato de o morcego-de-água ser leve e bastante ágil.

Morcego-de-Água Corpo
Morcego-de-Água Corpo

Habitat e Tempo de Vida do Morcego-de-Água

O morcego-de-água é um animal bastante comum em toda a Europa, que está cada vez mais se expandindo, até mesmo para as regiões onde era menos comum. Porém, o morcego-de-água é ainda mais famoso na Grã-Bretanha e no Japão, duas regiões onde o animal é capaz de encontrar um clima bastante favorável às suas atividades, além de muitos rios e riachos capazes de proporcionar bons ambientes para a caça.

Assim, o mais comum é ver o morcego-de-água em bosques ou florestas secundárias, mas sempre perto de fontes de água. Isso porque, como o seu próprio nome já diz, o morcego-de-água se torna mais eficiente quando perto da água, onde consegue atacar as presas voadoras de forma mais fácil. Já em relação ao seu tempo de vida, o morcego-de-água costuma ser bastante resistente e dificilmente encontra predadores muito eficazes.

Nesse cenário positivo, o animal costuma viver mais de 20 anos, o que contribui para o fato de a população do morcego em questão crescer de forma avassaladora. O estado de conservação do animal é tido como excelente, estando no estágio mais afastado da extinção, em uma situação muito positiva.

Onde o Morcego-de-Água Pode Ser Extinto

O morcego-de-água pode ser extinto em alguns locais da Europa, ainda que o mais comum seja ver o animal se desenvolvendo cada vez mais. Ainda assim, na Alemanha e na Áustria o morcego-de-água não encontrou, até o momento, bons ambientes para se proliferar de forma rápida.

Naturalmente, isso faz com que o animal encontre problemas em relação à sobrevivência, algo que torna a população ainda menor e, com o tempo, foi aproximando o morcego da extinção nesses países. Contudo, de uma forma geral, o morcego-de-água está muito bem conservado no mundo e, na verdade, sua população até mesmo cresce em números brutos em todo o planeta.

Veja também

Ornitorrinco: Filo, Classe, Reino, Gênero, Família e Espécie

O ornitorrinco é um animal muito curioso. Ele possui características únicas, peculiaridades que nenhum outro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *