Home / Animais / Lagarto Norops Nitens: Características, Habitat e Fotos

Lagarto Norops Nitens: Características, Habitat e Fotos

Os répteis sempre criaram muito interesse nas pessoas, sobretudo por conta do seu modo de vida diferenciado em relação àquele visto nos mamíferos. Dessa maneira, esses animais são muito pesquisados pela comunidade científica, principalmente para que seja possível compreender melhor algumas atitudes e algumas funções corporais desses bichos. Um belo exemplo disso se dá com os lagartos, seres interessantes e populares em grande parte do planeta.

Os lagartos são, em essência, répteis que podem ter uma vida muito complexa e agitada. Ademais, os lagartos podem se adaptar a locais muito diferentes em termos de clima, com mais ou menos umidade – contudo, o mais natural é que busquem sempre os climas quentes. Assim, um grande exemplo de animal do tipo que dá preferência aos climas quentes é o chamado lagarto norops nitens. Esse lagarto vive na América do Sul, ainda que seja pouco conhecido.

O lagarto norops nitens, na realidade, se faz presente até mesmo em parte do Centro-Oeste do Brasil, em áreas de cerrado mais afastadas da civilização. Dessa maneira, o animal está longe de ser um grande conhecido da população local, mas esse cenário pode mudar com um pouco mais de informação. Portanto, veja abaixo alguns detalhes a respeito do lagarto norops nitens e de todo o gênero ao qual ele está submetido.

Conheça o Lagarto Norops Nitens

O lagarto norops nitens é um tipo de animal bastante comum em parte da América do Sul e também na América Central, sobretudo pelo fato de adorar climas quentes e secos. Esse ser vivo está presente, por exemplo, na região Centro-Oeste do Brasil, mais precisamente nas áreas afastadas, onde o lagarto norops nitens consegue o cenário ideal para o seu desenvolvimento.

O lagarto em questão costuma ter o corpo acinzentado, mas em um tom claro, como se fosse uma folha seca. Essa coloração ajuda muito o animal a fugir de possíveis predadores, algo tão comum na vida dos répteis. Ademais, como qualquer réptil, o lagarto norops nitens apresenta problemas para regular a temperatura do seu corpo sozinho.

Lagarto Norops Nitens

Dessa maneira, o animal passa grande parte do dia em locais cobertos, seja abaixo de árvores ou perto de pedras. Essa é uma maneira de, mesmo com hábito de vida diurno, manter-se bem em termos de saúde. Portanto, no fim das contas o lagarto norops nitens é um grande produto do seu meio e pode ser interessante do ponto de vista biológico, ainda que não haja tantas fotos ou relatos a seu respeito.

Gênero Norops

O gênero Norops é um dos maiores de todo o mundo dos répteis. Ao todo, há cerca de 150 espécies de animais nesse grupo, com muitas diferenciações entre si. Os animais do gênero estão entre a América do Sul, a América Central e ainda parte do México. Em comum há o fato de todos gostarem de climas quentes e secos, assim como acontece com a maioria dos outros lagartos.

Esse é um gênero feito por animais que tendem a gostar mais de áreas isoladas, seja em desertos ou campos mais afastados da população. Visto que nem todos os lagartos possuem esse modo de vida, com alguns preferindo estar mais perto das grandes cidades, o grupo Norops é diferenciado. Há uma corrente bastante forte da biologia que não reconhece o grupo Norops como um gênero completo, algo que é debatido já há algum tempo.

Porém, ao menos até que algo venha a mudar definitivamente, o Norops é um gênero de lagartos tropicais e seguirá sendo. Por fim, vale ressaltar que os animais do grupo não estão todos em bom estado de conservação, até mesmo pela fragilidade que costumam apresentar. Assim, há risco de o número de espécies diminuir.

Répteis no Brasil

Por mais que você não soubesse disso até agora, o Brasil é o terceiro país do mundo em diversidade de répteis. Assim, há uma série de animais como cobras, tartarugas, cágados, jacarés, lagartos e muitos outros em todo o país. Pelo fato de o clima ser muito variável, as possibilidades se tornam ainda mais vastas, algo interessante, pois dá a chance de o mesmo país ter diversos jacarés na parte Norte e, ao mesmo tempo, muitas cobras de clima seco no Centro-Oeste.

À frente do Brasil, apenas México e Austrália possuem mais répteis, mas vale ressaltar que a diversidade não costuma ser tão grandes nesses locais. No México, principalmente, há um alto número de lagartos e cobras de clima secos, já que o país tem desertos enormes.

Todavia, répteis de climas úmidos não são tão frequentes no país, algo que acontece no Brasil. Ao todo, dentre todos os tipos animais, as serpentes possuem mais espécies, com mais de 400 ao todo. Já os lagartos aparecem logo a seguir, com cerca de 275 espécies reconhecidas. Essa é apenas mais uma prova de como o Brasil pode ser diverso e amplo em termos biológicos.

Os Cuidados para Ter um Lagarto em Casa

Ter um lagarto em casa é algo permitido no Brasil, desde que se giga algumas instruções básicas. O mais normal é que as pessoas tenham o lagarto teiú, um lagarto tipicamente brasileiro e que está em ótimo estado de conservação. Esse animal costuma ser acessível, com uma criação não tão complicada. Para começar, você precisará dar um ninho ao seu lagarto, chamado de terrário.

Esse ambiente deve ter uma pequena porção de água, além de um cenário que seja semelhante a uma pequena floresta. O ambiente é muito importante para que o seu lagarto se sinta à vontade. Para a alimentação, você pode comprar comidas específicas em uma loja de animais ou pode optar por algo mais simples. Insetos, ervas, algumas frutas e flores podem servir bem para dar ao lagarto, já que o animal não exige grandes quantidades de alimentos.

Lagarto em Casa

É importante tomar alguns cuidados, como trocar a água todos os dias, não colocar animais grandes vivos no terrário, não deixar o terrário muito quente e também não muito frio, além de deixar o ninho do réptil sempre limpo. Tomando as medidas básicas, é provável que você tenha facilidade em criar o seu exemplar de lagarto, seja qual for a espécie.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *