Home / Animais / Quanto Custa Um Lagarto de Estimação?

Quanto Custa Um Lagarto de Estimação?

Animais exóticos são muito comuns em alguns locais do mundo, nos quais a presença de bichos nas casas não se mantém restrita apenas a cachorros e gatos. Dessa maneira, muitas vezes as pessoas optam por adotar répteis, já que esse tipo de animal possui um modo de vida relativamente simples.

Fora o fato de necessitarem regular a temperatura interna a partir da temperatura externa, precisando de um ambiente adequado para tal, os répteis podem ser simples em sua criação. Assim, dentre todos os répteis, o lagarto se mostra um dos mais comuns nas casas. Já imaginou ter o seu próprio lagarto de estimação? O valor do animal pode ser bastante elevado, podendo chegar até mesmo aos 2 mil reais em alguns casos.

De qualquer forma, vale citar que ter um lagarto de estimação é algo legal, mas é necessário cumprir todos os requisitos de adoção. Se você se interessa por lagartos e quer saber mais sobre a vida de um animal desse tipo em casa, veja tudo sobre o tema logo abaixo, compreendendo melhor como se dá a vida do réptil no dia a dia em um lar.

Quanto Custa Um Lagarto? É caro?

O lagarto pode variar de preço, embora exista uma espécie mais comum para se ter em casa. Em geral, a maior parte das pessoas opta pelo lagarto Teiú, uma espécie que se adapta bem às condições de vida no terrário, que será basicamente o ninho do réptil em sua casa. O mais comum é que um exemplar do lagarto Teiú custe entre 600 e 900 reais, a depender do transporte e do local em que o animal é comprado. Não há restrições para a compra do lagarto. Porém, em alguns casos os lagartos podem chegar aos 2 mil reais, algo que varia muito de acordo com a espécie em questão.

Em linhas gerais, ter um lagarto no Brasil não costuma ser complicado, já que muitas espécies não possuem restrições para a compra. Todavia, ainda assim é importante entender a procedência do animal para ter certeza de que não está participando de uma cadeia de venda ilegal.

Certifique-se de que a loja em questão possui os devidos certificados para a venda de um animal como o lagarto, além de prestar atenção aos detalhes – a forma como o lagarto é armazenado na loja se mostra uma grande forma de entender melhor a procedência do réptil. De qualquer forma, grandes cidades costumam ter oferta razoável de lagartos para a venda.

O Que Um Lagarto Come Em Casa?

É possível que você até saiba quais são os alimentos favoritos do lagarto quando livre na natureza, mas é importante entender que o animal pode ter um modo de vida muito diferente quando em cativeiro. Nesse caso, há duas opções para o dono do animal. É possível comprar comida específica para lagartos onde o réptil foi adquirido ou, então, optar por oferecer diretamente insetos, legumes e larvas ao bicho.

Seja qual for o caso, é fundamental que o lagarto seja alimentado ao menos duas vezes por dia. Por vezes você pode optar por oferecer mais comida ao animal, mas nunca ultrapasse as três refeições diárias. Também é importante estar em contato frequente com o veterinário, sobretudo nos primeiros momentos de vida do animal.

Lagarto Teiú se Alimentando
Lagarto Teiú se Alimentando

É chave entender o que o lagarto come e quais as melhores alternativas para cada momento da vida desse réptil. Se bem alimentado, sem exageros, o lagarto pode sobreviver por mais de 20 anos em uma casa. Isso porque o animal é bastante longevo e só morre mais cedo na natureza pelo fato de possuir predadores ferozes. Assim, adotar um lagarto pode ser uma medida de longa prazo.

Cuidados Com o Lagarto

É fundamental entender as necessidades do lagarto para atender a cada uma delas da melhor maneira possível. Assim, vale deixar claro que se deve ter muita atenção ao ambiente em que o réptil vive, chamado de terrário. O local deve ser higienizado com alguma frequência, pois o lagarto passará a maior parte da sua vida naquele local. Troque a areia do ambiente algumas vezes por semana (entre duas ou três), além de trocar diariamente a água do animal.

Vale lembrar que a água é parte essencial da vida do lagarto, já que a manutenção da sua temperatura interna se deve exclusivamente ao ambiente externo. A cauda do animal é outro ponto importante, pois o réptil costuma atacar com a cauda quando de costas e surpreendido.

Cuidados Com o Lagarto
Cuidados Com o Lagarto

Logo, tente se manter sempre no campo de visão do animal – lagartos podem virar o olho para onde quiserem, mas não podem enxergar na parte de trás do corpo. Por fim, é essencial compreender as particularidades da espécie de lagarto adotada por você, pois as espécies possuem modos de vida diferenciados e nem sempre podem ser submetidos às mesmas condições. Portanto, saiba tudo sobre a espécie do seu animal.

Terrário Para Lagarto

O lagarto deve possuir um terrário quando em casa, já que esse ambiente é chave para que o animal consiga se manter saudável. Ter um terrário grande, com espaço para locomoção, fará com que o lagarto se sinta mais à vontade. Ademais, o terrário será a casa do seu lagarto, então o ambiente deve ser adequado, com espaço para a água, areia, grama e algumas pedras.

Fazer uma espécie de abrigo para o lagarto dentro do terrário também é uma grande opção, ainda que, em geral, isso já venha de fábrica. O tamanho do terrário varia de acordo com o porte do lagarto em questão, já que não é possível, por exemplo, ter um animal muito grande em um espaço de 60 x 40 x 40 centímetros. Assim, animais maiores costumam viver em terrário de 90 x 50 x 50 centímetros, consideravelmente maiores e mais adaptados para o réptil.

Terrário Para Lagarto
Terrário Para Lagarto

Manter a higiene no terrário será uma obrigação sua, até mesmo por questão de salubridade. Quando quiser oferecer insetos ao seu lagarto, coloque-os diretamente no terrário, pois isso fará com que o animal aumente um pouco suas habilidades de caça. Afinal, ainda que domesticado, o seu lagarto ainda será um réptil e terá instintos apurados.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *