Home / Animais / Tipos de Lagartos Brasileiros e Suas Curiosidades

Tipos de Lagartos Brasileiros e Suas Curiosidades

A América do Sul é uma grande casa para lagartos das mais diferentes espécies, já que o clima local costuma favorecer o desenvolvimento desses répteis. Dessa forma, é muito natural ver lagartos no Brasil. Com todas as variantes climáticas que possui ao longo de todo o seu território, o Brasil é o cenário ideal para o crescimento de muitos animais do tipo.

Esses répteis costumam ter diversas curiosidades em seu modo de vida, em geral mais atrelado ao clima de determinado ambiente. No interior da região Nordeste, por exemplo, há uma série de lagartos mais voltados para climas desérticos, gostando do contato com a areia e do tempo seco. Na parte Norte do Brasil, muito mais úmida, o número de répteis que gostam de chuva e de todos os alimentos que essa alta umidade proporciona é muito maior.

Assim, no fim das contas há uma grande variedade de animais por todo o mapa nacional, espalhados de acordo com as suas necessidades especiais e pela forma como o ambiente pode oferecer os benefícios necessários para esse desenvolvimento. Veja abaixo alguns dos tipos de lagartos brasileiros, que ocupam o território nacional, embora alguns desses existam também em ouros países da América Latina.

Calango-Verde

Calango-Verde
Calango-Verde

O calango-verde é um dos mais conhecidos de todo o Brasil, podendo ser encontrado na parte Norte do país, mas também no Nordeste e no Centro-Oeste. No fim das contas, a verdade é que o calango-verde se faz presente em grande parte do território brasileiro. Esse animal possui tal nomenclatura pelo fato de ter o corpo todo verde, podendo chegar a cerca de 50 centímetros de comprimento.

O animal consome aranhas e outros insetos, como formigas grandes, pois costuma encontrar essas presas com muita facilidade no seu habitat. Algo importante de ressaltar é que, apesar do nome de calango-verde, o lagarto pode ter outras cores em certas partes do corpo, a depender do exemplar. No Centro-Oeste, por exemplo, é mais comum que o calango-verde tenha coloração mais próxima do marrom.

Ademais, um detalhe bastante curioso sobre o calango-verde é que a sua reprodução se dá ao longo de todo o ano, algo que não acontece com outros tipos de lagartos brasileiros. Por fim, vale dizer que o calango-verde está entre os principais répteis do Brasil, tendo grande valor biológico para todo o país. Portanto, manter essa espécie viva é uma obrigação da sociedade.

Calango-Coral

Calango-Coral
Calango-Coral

O calango-coral é uma espécie endêmica do Brasil, ou seja, que apenas se mostra capaz de viver em boas condições quando criado no país. Esse lagarto é preto e possui a aparência semelhante à de uma cobra, o que faz com que muitos o conheçam como calango-cobra. O calango-coral é muito comum na parte Nordeste do país, mais precisamente nos estados de Pernambuco e Paraíba.

O animal pode chegar aos 30 centímetros de comprimento quando realmente grande, mas seu crescimento depende do código genético da mãe e de fatores como uma boa alimentação nos primeiros momentos da vida. Dessa maneira, o calango-coral nem sempre chega aos 30 centímetros. Ademais, vale ressaltar que o réptil possui patas muito curtas, o que dificulta para alguns vê-las.

Como resultado disso, muitas pessoas imaginam que o calango é uma espécie de cobra, quando na verdade esse pensamento é incorreto. Porém, por esse um corpo dessa forma, o calango-coral faz uso da sua anatomia para facilitar o nado, sendo um grande mergulhador. Porém, o calango-coral ainda é pouco estudado pelos especialistas, pois o animal é difícil de ser encontrado em larga escala e não lida tão bem com as pessoas.

Enyalioides Laticeps

Enyalioides Laticeps
Enyalioides Laticeps

O Enyalioides laticeps é um lagarto bastante comum em grande parte da América do Sul, mas também presente no Brasil. O animal é grande, capaz até mesmo de assustar os mais desavisados. Dessa forma, o Enyalioides laticeps pode ser perigoso para as pessoas, pois o réptil pode atacar quando se sente agredido ou simplesmente com medo. O animal possui escamas por todo o seu corpo, sendo mais comum ver o Enyalioides laticeps na cor verde – com alguns detalhes mais escuros.

O animal também possui uma papada bastante característica, que ajuda a identificar a espécie quando necessário. Esse animal pode ser muito comum em florestas secundárias da região Norte do Brasil, além de também estar presente no Peru e no Equador em larga escala. O Enyalioides laticeps não se movimenta com tanta facilidade, pois o peso atrapalha alguns dos seus movimentos mais básicos.

Todavia, também por conta do peso, o Enyalioides laticeps é um forte predador de insetos pequenos. O animal ainda está em bom estado de conservação, mesmo que o número de exemplares diminua a cada nova verificação. Porém, como ainda há um alto número de indivíduos, o Enyalioides laticeps se encontra listado como animal de preocupação menor.

Lagarto-Cego

Lagarto-Cego
Lagarto-Cego

O lagarto-cego ainda pode ser conhecido como lagarto-falso, camaleão-falso, papa-vento e lagarto-preguiça. Tudo depende do local no qual esse animal está, já que o lagarto-cego pode se fazer presente no Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Os nomes, portanto, mudam de local para local. Apesar de lidar muito bem com o clima brasileiro, o lagarto-cego é também comum em outros países da América do Sul. Assim, esse animal pode ser encontrado na Colômbia, Venezuela e Peru com certa facilidade. Embora o lagarto-cego possua alguns detalhes parecidos com aqueles do camaleão, esse animal não se trata de um camaleão.

Isso porque os animais são de famílias diferentes, embora possuam algum grau de parentesco. Além disso, o fato de viverem na mesma região ao longo de vários e vários séculos fez com que os camaleões e o lagarto-cego apresentassem diversas características semelhantes. Já o nome de lagarto-preguiça se deve ao fato de o lagarto-cego se movimentar com muita lentidão, até mesmo por ser pesado e grande.

Logo, esse réptil demora a realizar os movimentos mais básicos, parecendo um pouco com a preguiça nesse sentido. Contudo, pela sua boa capacidade de se camuflar no ambiente e também por ser bastante forte e pesado, o lagarto-cego acaba por não ser um animal frágil – pelo contrário, pois o lagarto sabe se defender muito bem.

Veja também

Cores do Basset Hound: Preto, Branco e Marrom com Fotos

Raça originária na França, o Basset Hound é conhecido pelas suas orelhas grandes e caídas; …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *