Home / Animais / Enguia: Tipo de Esqueleto e Ossos Desse Animal

Enguia: Tipo de Esqueleto e Ossos Desse Animal

As enguias são peixes lisos e cilíndricos que comumente são confundidos com cobras-do-mar e até mesmo com moreias, mas a única coisa que elas dividem é a ordem Anguilliforme.

Atualmente, estima-se que existam 15 espécies oficiais de enguias, onde algumas estão em risco de extinção, como a Enguia-da-Europa (Anguilla anguilla).

As enguias são peixes que vivem em água doce, mas as mesmas migram para águas distantes dos Oceanos Atlântico e Pacífico na hora de se reproduzir.

Como algumas espécies de enguias sofrem com o risco de extinção, a caça e consumo de enguias é proibido.

As enguias são todas parecidas entre si, com poucas diferenças físicas gritantes, onde somente as cores e seus comprimentos são evidenciados.

A coloração das enguias varia entre alguns tons, e é possível analisar que as mesmas possuem cores que parecem com os fundos e leitos das áreas em que as mesmas se escondem, usando sua coloração para se esconderem de predadores.

As enguias também apresentam a estatura como forma de identificação dos sexos, já que as fêmeas sempre são menores do que as machos, onde esses atingem cerca de 1 metro e 50 centímetros e as fêmeas variam entre 1 metro e 1 metro e 10 centímetros.

Tipo de Esqueleto e Ossos da Enguia

As enguias são animais vertebrados, possuindo esqueletos ósseos faciais que tornam seu crânio mais resistentes, fato esse que auxilia as mesmas na escavação, já que elas costumam cavar buracos para se alojarem, bem como se movimentar entre objetos, corais, pedras e algas, onde elas passam a maior parte de seu tempo, já que a enguia é um animal extremamente tímido, saindo de sua zona de conforto só quando a fome a obriga.

A enguia também possui uma barbatana dorsal que começa no meio do corpo, e a mesma apresenta um osso que segue até a cauda do animal, e isso permite que sua movimentação seja muito mais forte e consequentemente mais acelerada.

Ossos da Enguia
Ossos da Enguia

Novos estudos apontam que a enguia possui um osso escapular (escápula) assim como um coracoide, compondo dessa forma a chamada cinta peitoral presente em todos os animais vertebrados.

A enguia apresenta pequenas ramificações de ossos em sua barbatana ímpar, cujas se tornam fortes o suficiente para que a enguia as use a seu favor da hora de cavar em uma área lamacenta, assim como é possível observar que a enguia agita suas barbatanas no leite dos rios para levantar areia e assim poder evadir com maior facilidade.

Conheça Mais Sobre o Corpo das Enguias

Corpo das Enguias
Corpo das Enguias

A enguia realiza a chamada respiração cutânea, que é quando um animal respira através de sua própria pele, mas quando não há presença o suficiente de oxigênio na água, as enguias conseguem, ainda, obter oxigênio através do chamado tegumento.

Essas características são importantes para esse gênero de animal, já que eles migram entre águas com gases diferentes, além de que as enguias conseguem viver determinado tempo fora da água, assim como elas sempre estão cavando e por muitas vezes ficam completamente submersas debaixo da areia e da lama, então precisam estar aptas a fazer trocas de gases através do sistema cutâneo.

A enguia, inclusive, pode entrar em estado de torpor em momentos que está fora da água, e a mesma provoca esse estágio em função de sua sobrevivência quando a mesma não encontra água ou quando espera a água da chuva. Esse torpor abaixa sua temperatura corporal e seu metabolismo, possibilitando que a mesma ganhe mais oxigênio e assim atinja maiores chances de sobrevivência fora da água.

Esse sistema é muito utilizado pela enguias, que são animais que passam muitas horas fora da água, já que uma enguia pode facilmente sair da água e ir procurar presas terrestres como pequenos roedores e insetos.

Diferença Entre Enguia, Moreia e Peixe-Elétrico

A moreia e a enguia se parecem bastante, no entanto, o corpo da enguia é mais cilíndrico do que o da moreia, que pode ser mais achatado (enquanto a enguia está mais para um tipo de cano, a moreia está para um facão), e também pelo fato de que as moreias não possuem barbatanas como nas enguias.

Na verdade, a barbatana da enguia é uma única, que começa das costas e vai até o final de sua cauda, e esse detalhe é o que mais facilita a identificação desse animal.

Moreia Fotografada de Frente
Moreia Fotografada de Frente

O peixe-elétrico possui esse nome comum, sendo um peixe comum, porém, de aspecto mais alongado comum da família Gymnotidae, que compreende cerca de 30 espécies, onde o poraquê é o peixe-elétrico mais comum no Brasil.

O que todos esses animais tem em comum são suas estruturas ósseas, que se assemelham bastante, exceto por detalhes ínfimos como a estrutura óssea da cabeça de alguns, como o da enguia, que demonstra mais ossos e maior espessura do que desses outros animais.

O que achou desse post? Que tal conhecer mais um pouco sobre as enguias, moreias e peixes-elétricos? Confira aqui em nosso site, um dos mais completos da internet!

  • Informações Sobre as Enguias 
  1. Ciclo de Vida da Enguia: Quantos Anos Elas Vivem?
  2. Alimentação da Enguia: O Que Elas Comem? 
  3. Por Que a Enguia dá Choque?
  4. História da Enguia e Origem do Animal
  5. Enguia Elétrica: Como Funciona seu Ataque?
  • Informações Sobre as Moreias 

  1. Moreia-Serpente: Características, Nome Científico e Fotos
  2. Moreia-Dourada: Características, Nome Científico e Fotos 
  3. Comportamento da Moreia: Hábitos e Modo de Vida do Animal
  4. Quais as Diferenças Entre Moreia e Enguia?
  5. Moreia dá Choque? Como Ela se Defende dos Agressores?
  • Posts que Podem lhe Interessar 

  1. Curiosidades Sobre as Raias Elétricas
  2. Tubarão Cobra é Perigoso? Ele Ataca? Habitat, Tamanho e Fotos
  3. Peixe Moreia se Come? Podemos Comer Esse Animal?
  4. Moreia-Gigante Existe? Onde Elas Vivem? Qual é Seu Tamanho?
  5. Moreia-Preta: Características, Nome Científico e Fotos

 

Veja também

Saiba Tudo Sobre Cabrito

Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Cabras, bodes e cabritos são os correspondentes macho, fêmea e filhote do mesmo mamífero ruminante. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *