Home / Animais / Peixe Moreia se Come? Podemos Comer Esse Animal?

Peixe Moreia se Come? Podemos Comer Esse Animal?

A moreia é uma grande espécie de enguia encontrada em águas quentes e temperadas em todo o mundo. Apesar de sua aparência de cobra, as moreias (junto com outras espécies de enguia) são de fato peixes e não répteis.

Categoricamente, a moreia é dividida em duas categorias. Sendo uma a verdadeira moreia, a segunda categoria são as moreias . As verdadeiras moreias são mais comuns em 166 espécies reconhecidas. A principal diferença entre as duas categorias é anatômica; a verdadeira moreia tem uma barbatana dorsal que começa diretamente atrás das brânquias, enquanto as enguias de cobra são encontradas apenas ao longo da região da cauda.

Moreia no Fundo do Mar
Moreia no Fundo do Mar

Características das Moreias

Existem cerca de 200 espécies diferentes de moreias que podem variar em tamanho, de apenas 10 cm. de comprimento a quase 2 metros de comprimento. As moreias são habitualmente marcadas ou coloridas. Eles geralmente não excedem um comprimento de cerca de 1,5 metro, mas uma espécie, Thyrsoidea macrurus do Pacífico, é conhecido por crescer cerca de 3,5 metros de comprimento.

A moreia é um membro da família Muraenidae.  O corpo fino de cobra tem uma longa barbatana dorsal que se estende da cabeça à cauda. A barbatana dorsal na verdade funde a barbatana dorsal, caudal e anal com o que parece ser uma estrutura única e ininterrupta. A moreia não possui barbatanas pélvicas ou peitorais . Ele ataca sua presa através de técnicas de emboscada e é um nadador muito rápido e ágil. A moreia passa muito tempo em fendas, dentro de destroços e debaixo de pedras. Eles são uma espécie fotogênica muito amada e são bem reconhecidos na comunidade de mergulho.

Moreia Verde
Moreia Verde

A construção das mandíbulas orais de uma moreia parece muito pré-histórica. A mandíbula real da enguia contém fileiras de dentes que seguram firmemente a presa. Dentro do esôfago, há um conjunto de mandíbula faríngea oculta. Quando a moreia segura firmemente a presa, o segundo conjunto de mandíbulas dispara para a frente, morde a vítima e puxa-a para o esófago. Os dentes de uma moreia apontam para trás, para que a presa não possa escapar depois de capturada.

Comportamento das Moreias

A moreia é um animal relativamente secreto , passando grande parte do tempo escondido em buracos e fendas entre as rochas e os corais no fundo do oceano . Ao passar a maior parte do tempo se escondendo, as moreias são capazes de permanecer fora de vista dos predadores e também podem emboscar qualquer presa inocente que passa.

Embora as moreias possam ser encontradas ocasionalmente em águas mais frias, elas tendem a permanecer nas fendas profundas do oceano, em vez de se aventurarem na costa. As maiores populações de moreias são encontradas em torno de recifes de coral tropicais, onde são numerosas espécies marinhas diferentes encontradas em grande número.

Quando o pôr do sol cai abaixo do horizonte, a moreia se aventurará a caçar suas presas. Eles são, em geral, um mamífero noturno que caça ao entardecer e à noite. A moreia tem olhos grandes, mas sua visão é ruim, embora o olfato seja excelente. Em algumas ocasiões, uma moreia se une a uma garoupa para caçar presas. Pequenos peixes entre as rochas serão caçados pela moreia, a garoupa paira sobre a cabeça e espera a presa disparar. Se os peixes pequenos não fugirem por segurança, a moreia os pegará entre as rochas.

Moreia no Fundo do Mar
Moreia no Fundo do Mar

Uma moreia, em repouso, abrirá e fechará a boca constantemente. Muitas vezes, essa postura pode ser vista como uma ameaça, mas, na realidade, a enguia respira dessa maneira. As moreias não têm nenhuma forma de cobertura branquial no lado de suas cabeças, nenhuma cobertura óssea como os peixes. Em vez disso, bombeiam água por via oral pela boca, que por sua vez passa por duas aberturas redondas atrás da cabeça. Esse movimento constante da água permite que a moreia extraia oxigênio da água à medida que passa pela cavidade oral.

Dieta das Moreias

Como muitos outros peixes grandes , a moreia é um animal carnívoro que sobrevive a uma dieta que consiste apenas em carne. Peixes , moluscos , incluindo lulas e chocos e crustáceos, como os caranguejos, são a principal fonte de alimento para a moreia.

Moreia de Água Doce no Fundo do Rio
Moreia de Água Doce no Fundo do Rio

A maioria das moreias possui dentes afiados e curvos, que permitem capturar e prender peixes. No entanto, algumas espécies, como a moreia-zebra (Gymnomuraena zebra ), têm dentes sem corte em comparação com outras moreias. Sua dieta consiste em moluscos, ouriços do mar, amêijoas e caranguejos, que exigem mandíbulas fortes e dentes especiais. A moreia zebra triturará sua presa e as conchas duras; seus dentes perolados brancos são muito fortes e contundentes.

A moreia é frequentemente um dos predadores mais dominantes em seu ambiente, mas as moreias são caçadas por alguns outros animais, incluindo outros peixes grandes, como garoupa e barracuda , tubarões e seres humanos.

Reprodução das Moreias

As moreias tendem a acasalar quando a água é mais quente no final do verão. A fertilização da moreia é ovípara , o que significa que óvulos e espermatozoides são fertilizados fora do útero, na água circundante, conhecida como desova. Mais de 10.000 ovos podem ser liberados ao mesmo tempo, que se desenvolvem em larvas e se tornam parte do plâncton . Pode levar até um ano para que as larvas da moreia cresçam o suficiente para nadar até o fundo do oceano e se juntar à comunidade abaixo.

A moreia é ovípara como outras espécies de enguia. Os ovos são fertilizados fora do útero. As moreias colocam ovos bem escondidos dos predadores, depois emitem um odor para atrair enguias masculinas. O odor atrai a enguia masculina para colocar seu esperma nos óvulos. Após a fertilização, a prole leva de 30 a 45 dias para eclodir. A água morna é considerada melhor para o processo de acasalamento e fertilização. Os jovens eclodem mais rápido e se cuidam, embora  muitos sejam  predados.

Peixe Moreia se Come? Podemos Comer Esse Animal?

Moreias são comidas em algumas áreas do mundo, mas sua carne às vezes é tóxica e pode causar doenças ou morte. Uma espécie de moreia, Muraena helena, encontrada no Mediterrâneo, era uma grande iguaria dos antigos romanos e era cultivada por eles em lagoas à beira-mar.

Em circunstâncias normais, a moreia não atacará um mergulhador ou um nadador. A mordida é realmente muito física, severa e dolorosa, mas a enguia não sai do caminho de atacar. Embora a enguia esteja ameaçada com uma câmera de close-up ou sua casa esteja sendo abusada, defenderá seu território. A moreia pode ser agressiva durante a estação de reprodução, mas se deixada em paz e tratada com respeito, não causará danos aos seres humanos.

Para afastar os predadores, a moreia é capaz de secretar uma camada de muco sobre a pele. Esse muco confere à enguia uma cor esverdeada, mas na verdade a cor da enguia é marrom. O muco contém toxinas que destroem os glóbulos vermelhos e alteram a aparência da enguia.

Veja também

Ornitorrinco: Filo, Classe, Reino, Gênero, Família e Espécie

O ornitorrinco é um animal muito curioso. Ele possui características únicas, peculiaridades que nenhum outro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *