Home / Animais / Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do Sul da Califórnia que também pode ser encontrada em algumas áreas do México. Possui atualmente 3 subespécies reconhecidas.

Está incluso no gênero taxonômico Aspidoscelis que abriga outras espécies que também recebem a denominação de lagartos chicote.

Neste artigo, você conhecerá algumas importantes características desse pequenino.

Então venha conosco e boa leitura.

Lagarto de Chicote-de-Garganta-Alaranjada: Classificação Taxonômica

A classificação científica para esta espécie obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Reptilia;

Ordem: Squamata;

Família: Teiidae;

Gênero: Aspidoscelis;

Espécie: Aspidoscelis hyperythrus.

Aspidoscelis hyperythrus.

Gênero Taxonômico Aspidoscelis

Este grupamento conta com aproximadamente 40 espécies, dentre as quais a maioria é considerada lagarto chicote. A nomenclatura Aspidoscelis teria surgido pela primeira vez no ano de 2002, e deriva do grego antigo significando “perna de escudo”.

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote-de-garganta alaranjada possui um total de 5 a 6 listras claras na sua face dorsal (a qual pode estar nas cores preta, marrom ou cinza). Entre essas listras, a do meio pode estar bifurcada nas duas extremidades.

Em relação ao restante da coloração do corpo, o ventre apresenta cor creme ou amarelo-esbranquiçado; ao passo que a garganta assume a sua tradicional coloração amarela típica da espécie (embora nem sempre tal característica seja encontrada em todas as fêmeas e indivíduos mais jovens). A cabeça possui tonalidade que varia do marrom-amarelado ao oliva.

Os indivíduos mais jovens apresentam tonalidade azul cobalto nas pernas e cauda.

Mesmo com a coloração creme típica da área ventral, alguns machos podem apresentar coloração laranja em todo o ventre (incluindo também a cauda).

Algumas tonalidades podem aparecer de modo mais intenso no período reprodutivo.

A espécie conta com uma língua bifurcada que está constantemente se movimentando. Na cabeça, contam com um comprimento de 5 a 7,2 centímetros na área do focinho à cloaca.

Conhecendo Outras Espécies de Lagarto Chicote

Esta espécie endêmica dos Estados Unidos vive nas áreas verdes do deserto do Arizona, na qual frequentemente está escondida em arbustos.

Em relação às suas características físicas, a espécie conta com um comprimento estimado em 72 milímetros. A coloração é marrom e azul, contando também com a presença de listras amarelas.

Aspidoscelis arizonae

O nome científico da espécie é Aspidoscelis arizonae.

Lagarto Chicote Malhado do Texas

Esta espécie possui nome científico de Aspidoscelis gularis. É endêmica no Norte do México, assim como Sudoeste e Centro-Sul dos Estados Unidos. Possui 6 subespécies reconhecidas.

O seu comprimento total (incluindo a cauda) é de 17 a 28 centímetros. Sua coloração tradicional é castanho-amarelado ou ainda verde-castanho-amarelado. Além da coloração típica, conta com um total de 7 faixas diferentes (com coloração que varia do cinza ao branco) que se estendem pelo comprimento do corpo e terminam na cauda. Ao longo da extensão dessas faixas, estão presentes manchas claras.

Existe dimorfismo sexual entre machos e fêmeas, uma vez que os machos possuem barriga azul, garganta vermelha e manchas de cor preta ou azul no peito; ao passo que as fêmeas possuem como única diferenciação ao padrão da espécie a presença de garganta rosa.

Apesar do comprimento geral (incluindo a cauda) ser de 17 a 28 centímetros, é importante considerar que a cauda corresponde a quase 3 vezes o comprimento do corpo. Esta cauda conta com uma coloração uniforme que pode variar do castanho ao pêssego.

Em relação ao comportamento, a espécie é considerada diurna e possui dieta insetívora. Sue hábitat pode ser bem abrangente, uma vez que pode ser encontrada tanto em pastagens, quanto em regiões semi-áridas e até mesmo em terrenos rochosos e desfiladeiros.

Lagarto Chicote Xadrez Cinza

Esta espécie possui nome científico de Aspidoscelis dixoni e corresponde a um lagarto nativo dos Estados Unidos (mais precisamente do Oeste do Texas e sul do Novo México) e do norte do México.

Entre as suas características físicas estão o comprimento total (incluindo a cauda) compreendido entre 20 a 30 centímetros.

Aspidoscelis dixoni

A coloração predominante é a cinza, contando com a presença de 10 a 12 listras na cor branca ou amarela. Tais listras se estendem ao longo do corpo e algumas delas contam com a presença de manchas ou ‘padrão’ em xadrex.

Seu hábitat são as regiões com vegetação esparsa, mais frequentemente áreas semi-áridas ou rochosas.

Lagarto Chicote Ocidental

Esta espécie conta com a presença de pequenas escamas granuladas nas costas, assim como escamas retangulares um pouco maiores na barriga. Seu dorso pode contar com a presença de algumas listras claras. A garganta assume coloração rosada (podendo ser alaranjada para alguns adultos).

No caso dos filhotes, este podem assumir coloração amarelo-alaranjada com a presença de manchas ou listras de cor marrom-escuro.

Incluindo a cauda, seu comprimento máximo total é de 305 milímetros.

Aspidoscelis tigris

É uma espécie comum no norte do México e oeste dos Estados Unidos (podendo ser encontrado em 8 estados americanos). Seu hábitat inclui as regiões quentes e secas, com folhagem esparsa.

A dieta é composta principalmente por insetos, aranhas, escorpiões, gafanhotos, grilos, besouros, mariposas e borboletas. A captura não ocorre através da língua, mas por meio da mandíbula.

A espécie possui o nome científico de Aspidoscelis tigris. Atualmente, existem 16 subespécies reconhecidas como válidas.

Lagarto Chicote Manchado Chihuahuan

Esta espécie de nome científico Aspidoscelis exsanguis possui coloração marrom-avermelhada, contando com a presença de 6 listras de cor mais clara que se estendem ao longo do corpo e contam com a presença de algumas manchas entre elas.

É uma espécie nativa dos Estados Unidos (mais precisamente do sul do Arizona, sudoeste do Texas e sul do Novo México), assim como do México (mais precisamente do norte do estado de Chihuahua e norte do estado de Sonora).

Agora que você algumas importantes características sobre o lagarto chicote-de-garganta-laranja, assim como de outras espécies de seu gênero taxonômico; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BURKHOLDER, G. L. (1973). “Habitat and Reproduction of the desert whiptail lizard, Cnemidophorus tigris Baird and Girard in southwestern Idaho at the northern part of its range”. Herpetologica. 29 (1): 76–83;

California Herps. California Whiptail- Aspidoscelis tigris munda. Disponível em: < http://www.californiaherps.com/lizards/pages/a.t.munda.html>;

HAMMERSON, G.A. (1982). Amphibians and Reptiles in Colorado. Denver: Colorado Division of Wildlife. vii + 131 pp;

The Reptile Database. Aspidoscelis hyperythrus. Disponível em: < http://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=Aspidoscelis&species =hyperythrus>;

Wikipedia in English. Orange-throated whiptail. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Orange-throated_whiptail#:~:text=The%20orange% 2Dthroated%20whiptail%20(Aspidoscelis,valid%2C%20including%20the%20nominotypical%20subspecies.>;

Wikipedia in English. Western Whiptail. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Western_whiptail>.  

Veja também

Comportamento do Vombate, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Você já ouviu falar do vombate? Caso não, pode ficar tranquilo. Este animal não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *