Home / Animais / Furão Curiosidades e Fatos Interessantes

Furão Curiosidades e Fatos Interessantes

Um furão é uma criatura pequena e peluda com um nariz em forma de cone, cauda cumprida e um longo corpo, que apesar de possuir curtas pernas tem longas garras. Eles estão relacionados a wolverines, martas, lontras, texugos e doninhas, que são assim como os furões da família de mustelídeos.

A palavra “furão” é do latim fur, que significa “pequeno ladrão”. De fato, uma das atividades favoritas do furão é roubar e esconder coisas. Mais de suas curiosidades:

Furões Foram Domesticados Por Um Bom Tempo

Não está claro exatamente quando os furões foram domesticados pela primeira vez, mas os bichos têm uma história longa e célebre. Eruditos gregos (Aristófanes em 450 AC e Aristóteles em 350 AC ) escreveram sobre um animal semelhante a um furão. Algumas crenças afirmam que os antigos egípcios ainda os mantinham como animais de estimação, mas a ausência de ossos de furões em tumbas exploradas lança dúvidas sobre essa afirmação.

Restos foram encontrados em um castelo medieval na Bélgica, mas não há menção dos animais de estimação em qualquer escritos contemporâneos. Também é possível que o furão tenha sido exclusivamente um animal de estimação de classe baixa, o que explicaria a falta de documentação.

Quando Ameaçados, Os Furões Dançam

Na natureza, furões e arminhos executam uma dança hipnótica que envia suas presas a um transe. Furões domésticos também realizam essa dança, mas eles a usam para brincar em vez de caçar. Eles arqueiam as costas, tragam suas caudas e se movem de um lado para o outro. Como animal de estimação, esse estilo típico de movimento também pode geralmente ser um sinal de que o furão está feliz e se divertindo.

Furões De Pata Negra Quase Exclusivamente Comem Cães De Pradaria

Furões de patas negras selvagens, ou doninhas americanas, vivem no centro da América do Norte e se divertem com cães da pradaria. Os cientistas descobriram que, em Dakota do Sul, 91% da dieta do furão de patas negras consistia em cães da pradaria.

Infelizmente, sua principal fonte de alimento tem problemas maiores do que ser comida: a peste negra. A praga não é mais uma preocupação para a maioria dos humanos, mas tem uma tendência a eliminar colônias inteiras de cães de pradaria. Esta ameaça é um problema real para os furões de patas negras ameaçadas de extinção, que perecem sem sua comida favorita. Por sorte, pesquisadores descobriram uma vacina que poderia ajudar a manter saudáveis os pequenos roedores. Testes estão em andamento para ver se a vacina funciona na natureza.

Furões Podem Ser Usados Para Caçar Coelhos

Caça ao coelho com furões é um esporte popular na Inglaterra. Os furões correm para os buracos dos coelhos para tirar a presa do esconderijo. Quando os coelhos saem de suas casas, caçadores humanos os prendem em redes. Os minúsculos caçadores usam coleiras para encontrar furões, de modo que, se acertarem um coelho no subsolo, seus donos podem resgatá-los com uma pá.

Furão Caçando Coelho
Furão Caçando Coelho

Eles Podem Se Juntar a Falcões

Os falcoeiros empregam furões em um papel similar; a única diferença é que os furões são usados ??para levar a presa aos falcões. Os dois animais formam uma ótima equipe de caça.

As Fêmeas Podem Morrer Se Ficarem Muito Tempo Sem Acasalar

As fêmeas não esterilizadas precisam acasalar ou correr o risco de produzir estrogênio demais. A superprodução pode levar a toxicidade estrogênica ou hiperestrogenismo. Esta condição pode levar a anemia, coagulação e morte.

Possuir Furões Em Alguns Lugares É Ilegal

É ilegal possuir um furão na Califórnia, no Havaí, em Nova York e em Washington, bem como em algumas comunidades em outros estados. Um dos motivos é a possibilidade deles trazerem problemas à saúde.

Quado Os Furões São Castrados

Os furões que são castrados muito jovens podem não crescer tão grandes quanto os que são castrados após atingirem 6 meses de idade. Enquanto a maioria dos furões nos Estados Unidos é vendida castrado, outras partes do mundo consideram este tipo de procedimento uma mutilação desnecessária.

Outros Fatos Interessantes Sobre Furões

Como todos os membros da família das doninhas, os furões estão intimamente relacionados com os gambás e, como os gambás, podem emitir um cheiro odorífero quando excitados ou com medo. Consequentemente, muitos proprietários de furões decidem ter seus furões sem perfume.

“Furret legging” é um concurso no qual os participantes jogam 2 furões vivos em suas calças (sem calcinha) que são amarrados na cintura e nos tornozelos. Os animais então arranham e mordem para tentar se libertar. O vencedor do concurso é o participante que pode manter o furão em suas calças por mais tempo. Enquanto a maioria das pessoas pode durar apenas alguns minutos, em 2010, dois homens mantiveram os furões em suas calças por mais de 5 horas.

Os furões são propensos a várias condições médicas, incluindo doenças renais e obstrução intestinal (de objetos engolidos não comestíveis). Eles também carregam as mesmas aflições que um gato ou cachorro, como a cinomose canina, raiva e dirofilariose.

Legislação Sobre Furões

No Brasil, o furão é considerado um animal selvagem. Portanto, sua caça, captura ou criação em cativeiro é proibida. No entanto, espécies exóticas podem ser importados e aceitos como animais de estimação desde que seus criadores atentem a regulamentações que incluem microchip no animal e documentos de identificação.

Os furões não podem ser importados para a Austrália. No Canadá, os furões trazidos de qualquer lugar, exceto os Estados Unidos, exigem uma licença para importação; os furões dos EUA exigem apenas um certificado de vacinação assinado por um veterinário. Furões com menos de três meses não estão sujeitos a restrições de importação.

Foto de um Furão Branco no Campo
Foto de um Furão Branco no Campo

Cães, gatos e furões podem viajar livremente dentro da União Européia sob o esquema de passaporte para animais de estimação . Para atravessar uma fronteira dentro da UE, os furões exigem, no mínimo, um passaporte PETS da UE e um microchip de identificação (apesar de alguns países aceitarem uma tatuagem).

Vacinas são necessárias; a maioria dos países exige uma vacina anti-rábica, e alguns exigem uma vacina contra a doença e o tratamento de carrapatos e pulgas de 24 a 48 horas antes da entrada. Os furões ocasionalmente precisam ser colocados em quarentena antes de entrar no país. As informações de viagem do PETS estão disponíveis em qualquer veterinário da UE ou em sites do governo.

Veja também

Furão Tourão: Características, Filhotes, Nome Científico e Fotos

O furão tourão é um nome muito comum usado para se referir ao furão, um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *