Home / Animais / Moreia-Preta: Características, Nome Cientifico e Fotos

Moreia-Preta: Características, Nome Cientifico e Fotos

A moreia-preta, de nome científico Muraena augusti, é uma moreia encontrada ao norte do leste do Oceano Atlântico Central. Foi descrita por Johann Jakob Kaup em 1856, originalmente sob o gênero Thyrsoidea.

Não é migratória e reside em uma faixa de profundidade de 0 a 250 metros, na maioria das vezes entre 0 e 50 metros.

Essa espécie de “enguia” é extremamente curiosa. Leia o artigo até o final para descobrir todas as suas peculiaridades.

Características Físicas da Moreia-Preta

Essa moreia tem um corpo longo e parecido com uma cobra. Os seus olhos são pequenos, as mandíbulas proeminentes, as narinas tubulares e a cauda afilada.

É a única enguia que não possui barbatanas ou escamas peitorais. A forma do corpo e a falta de barbatanas, escamas ou coberturas branquiais permitem que essa espécie se mova rapidamente para dentro e para fora das fendas rochosas.

A abertura redonda da guelra é visível em ambos os lados da cabeça, atrás dos músculos da mandíbula. Dentes pequenos e pontudos são vistos quando suas mandíbulas se abrem e fecham para respirar. Sua pele costuma ter manchas, que podem variar de marrom escuro ou marrom claro a verde.

Dieta da Moreia

Moreias atacam peixes pequenos, crustáceos (incluindo o camarão vermelho) e polvo. A moreia-preta maior foi encontrada consumindo peixes “voadores”. Ela é um predador noturno que utiliza seu forte olfato para procurar e emboscar presas enquanto caça os recifes rochosos à noite.

O paladar e toque são sentidos muito importantes para as moreias. A mandíbula inferior é coberta por estruturas semelhantes às papilas gustativas usadas para detectar alimentos. Quando o alimento é provado, a boca desse animal imediatamente pega a comida.

Moreia-Preta e sua Demora para Abrir a Boca
Moreia-Preta e sua Demora para Abrir a Boca

Ao contrário de muitos outros predadores, a moreia-preta não consegue abrir a boca com rapidez suficiente para sugar a presa. Em vez disso, tal enguia tem um segundo conjunto de mandíbulas dentro da garganta. Assim, as mandíbulas articuladas se encaixam quando são puxadas para a frente para garantir que sua presa não escape.

Quando o conjunto frontal de mandíbulas morde a animal, o segundo conjunto de mandíbulas se move para frente para agarrá-lo e levá-lo pela garganta do exemplar.

Reprodução da Espécie

As moreias acasalam e criam os filhotes nas águas que estão mais quentes. Espermas e óvulos são transmitidos para a água onde ocorre a fertilização. As larvas chocadas podem flutuar até um ano antes de se estabelecerem e amadurecerem na forma adulta.

A Reprodrução do Moreia-Preta
A Reprodrução do Moreia-Preta

Moreias com menos de 15 anos raramente são encontradas na costa dos habitats. Os pesquisadores acreditam que esses animais não se reproduzem na costa devido à temperatura da água estar muito baixa.

Acredita-se que a espécie acabe se deslocando com a corrente antes de se estabelecer nas fendas rochosas para procriar.

Comportamento da Moreia-Preta

A maioria dos peixes é capaz de forçar a água sobre suas brânquias, abrindo e fechando suas aberturas. Sem coberturas branquiais, a moreia-preta deve abrir e fechar a boca para respirar.

Pesquisadores desse comportamento relataram que parece que as moreias estão:

  • Conversando;
  • Ofegando em busca de ar;
  • Ou tentando parecer ameaçadoras.

Entretanto, na realidade, é necessário abrir e fechar a boca para empurrar a água oxigenada sobre suas brânquias.

As moreias-pretas passam o dia em suas cavernas ou fendas, mostrando apenas a cabeça ou o nariz. Mas emergem se tentadas pela comida ou pela curiosidade. À noite, elas sobem para caçar presas.

Essa espécie tem uma relação mutualista com o camarão vermelho. Quase todas as fendas da moreia-preta contêm essas espécies de camarões que servem como meios de limpeza.

Esses animais permitem que o camarão limpe suas bocas dos pedaços de comida e parasitas. Mas, embora eles se beneficiem dessa relação de limpeza, ao mesmo tempo, protegem o camarão dos predadores.

Habitat do Animal

Enguia
Enguia

Essas enguias habitam recifes rochosos com profundidade de 40 metros. Contudo, são mais comumente de serem vistas em águas de poças de maré a aproximadamente 20 metros. Elas passam a maior parte do tempo entre rochas e fendas, apenas com a cabeça saliente.

Adaptação

O corpo longo e esguio da moreia-preta, sem barbatanas ou saliências, permite-lhe manobrar facilmente entre rochas. Além disso, ela nada para trás nas fendas.

O do Corpo Moreia-Preta
O do Corpo Moreia-Preta

Sua pele secreta uma película protetora de muco que a protege de lesões. Isso permite que ela crie uma toca com paredes que dão espaço para respirar enquanto estão no fundo do oceano.

Acredita-se que essas enguias tenham uma vida útil de 30 anos ou mais.

Fatos Interessantes Sobre a Moreia

Moreias são animais carnívoros e predadores de emboscada. Eles vivem uma vida bastante sedentária, esperando em lugares ocultos a presa passar perto deles.

Esse estilo de vida levou a várias adaptações interessantes:

  • Dentes – Ao contrário de outras enguias, a moreia-preta tem duas linhas de dentes. Eles apontam para trás para impedir que as presas escapem de suas garras;
  • Muco – Embora as moreias sejam peixes, elas não possuem escamas. Para se proteger, produzem um muco protetor escorregadio, que em algumas espécies contém toxinas.
  • Moreia víbora – Há uma espécie de moreia chamada de “víbora” (Enchelynassa canina), pois seus dentes são muito grandes e afiados;
  • Mudança de cor – Como a moreia-preta, outras espécies podem mudar de cor para melhorar sua camuflagem. Por exemplo, a moreia (Gymnothorax rueppelliae) é mais clara durante o dia e mais escura à noite.

Moreia e a Interação Humana

Algumas espécies de moreias são pescadas comercialmente como alimento. As maiores são uma grande atração turística para mergulhadores em algumas localidades.

No entanto, podem ser agressivas e perigosas. Elas infligem inesperadamente ferimentos graves com velocidade extremamente rápida.

Domesticação

Algumas moreias de estimação podem ser domesticadas até certo ponto, mas não podem ser manuseadas de qualquer forma. Em geral, os melhores pets para se ter em casa são aqueles com tamanho menor.

Aproximadamente 12 das 200 espécies são adequadas para o aquário doméstico, mas apenas 5 são consideradas adequadas para serem mantidas com outros peixes. Muitas pessoas compram esse animal imaginando que será fácil de cuidar, mas é preciso atenção extrema.

Casal de Moreia-Preta
Casal de Moreia-Preta

Se você gosta da moreia-preta, bem como de outros tipos de animais exóticos e sonha em ter um, a recomendação é que se pesquise bem antes de tudo.

Veja também

Como Ter um Pato de Estimação? Como Ter Legalizado?

Pato é um termo usado para designar várias espécies de aves pertencentes à mesma família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *