Home / Animais / Tubarão Cobra: É Perigoso? Ele Ataca? Habitat, Tamanho e Fotos

Tubarão Cobra: É Perigoso? Ele Ataca? Habitat, Tamanho e Fotos

O tubarão na maior parte do tempo é visto como um vilão. Desde criança somos instruídos que os tubarões são animais marinhos gigantes e perigosos. E nós apenas crianças inocentes acreditamos em tudo que as histórias dizem, não é mesmo? E com as cobras não é muito diferente, são conhecidas por se rastejarem no chão e esmagar ou comer tudo que estiver no seu caminho.

Agora imagine esses dois animais, que muitas pessoas consideram do mal, juntos em um só organismo. Para quem não gosta de tubarão e muito menos de cobra teve ser o verdadeiro terror. Estamos falando do tubarão cobra. Ele é grande como os tubarões de outras espécies, mas será que é tão perigoso quanto? Através desse texto você vai descobrir a resposta para essa pergunta e também vai saber por que ele tem esse nome, já que nem habitarem o mesmo nicho ecológico (o tubarão e a cobra) eles habitam.

Esse Tubarão é Perigoso?

Se eu disser que esse tubarão não é perigoso eu estaria mentindo, pois todos os animais podem ser considerados perigosos, independentes de ser um inocente cachorro ou de ser um tubarão, que é o caso nesse texto.  Porém existem espécies de animais que podem ser classificados como mais perigosos que outros.

O tubarão cobra, por mais que pareça mentira, não apresenta diretamente perigo aos humanos. Seus encontros com banhistas são muito raros e definitivamente nós não fazemos parte da dieta alimentar dele.  Porém, se ele atacasse um humano (por se sentir ameaçado ou algo do gênero) com certeza a pessoa não iria conseguir sair viva desse ataque, pois ele possui em média 300 dentes e são bem afiados.

Os dentes dessa espécie de tubarão entram em contraste com sua pele marrom ou cinza escura e brilham, servindo de isca para atrair presas através da iluminação produzida por seus dentes. No momento em que a presa percebe que está numa armadilha, já é tarde demais.

Essa espécie possui uma boca peculiar, que mais parece com a boca de uma serpente do que a de um tubarão. Isso não foi causado através de um acidente, e provavelmente é uma adaptação que permite que o tubarão abra a boca de forma mais ampla do que os que possuem a boca típica “de tubarão”. Por causa dessa possível adaptação, esse tubarão consegue comer presas com até a metade do comprimento de seupróprio corpo. Isso faz com que ele esteja pronto para enfrentar qualquer perigo e de todos os tamanhos.

Por Que Esse Nome?

Se você está se perguntando por que deram o nome de um tubarão como tubarão cobra, aqui vai a resposta. Na verdade é bem fácil descobrir a resposta, é só ver uma foto dele para saber. A forma de seu corpo é muito semelhante ao de uma enguia (esse tubarão também é conhecido como tubarão enguia, por causa dessa semelhança) e a enguia é uma espécie de peixe que se assemelha muito as cobras. Já a cabeça desse tubarão, quando falamos em termos de morfologia, foi o que o colocou na família dos tubarões. Outra coisa que o ajudou a ser classificado com um tubarão foi o fato dele possuir seis pares de brânquias, enquanto a maioria dos tubarões possuem apenas cinco pares.

Habitat

Na maioria das vezes o tubarão cobra vive em profundidades iguais ou superiores a 600 metros. Esse é o principal motivo por ele não ser tão conhecido e não ser um animal muito estudado, chegar a uma profundidade dessas é praticamente impossível para nós humanos. Para termos uma noção, um mergulhador profissional desce no máximo 40 metros de profundidade.

Tubarão-Cobra Fora da Água
Tubarão-Cobra Fora da Água

Eles habitam praticamente todos os oceanos do mundo e sempre nas profundezas. Por conta de sempre habitar as profundezas, ele normalmente retorna no mesmo lugar para se alimentar, e lugares em que a caça é boa.

Correm Perigo de Extinção?

Mesmo sendo um tubarão com 300 dentes e tendo em média 2 metros de comprimento, ele está sendo ameaçado de extinção e isso ocorre por conta da ação humana. Outra coisa que contribui para a extinção deles é o aquecimento global. Eles possuem baixo valor comercial (pesca), porém por muitas vezes acabam ficando presos nas redes de pesca e terminam morrendo. Por conta de tudo isso e a sua demora em produzir filhotes, lamentavelmente eles sofrem uma grande ameaça de se tornarem extintos.

Essa espécie de tubarão enfrentou cerca de 80 milhões de anos de mudanças no planeta Terra, porém não conseguiu resistir às ações do homem.

Pescador Seguro um Tubarão Cobra Com a Mão

Reprodução

Um estudo feito por Sho Tanaka, um biólogo da Universidade de Tokai, no Japão, mostra que o período de gestação do tubarão cobra é em média 3 anos e meio, isto é praticamente o dobro e tempo que dura a gestação de uma fêmea de elefante africano (22 meses). Eles não possuem uma estação reprodutiva, ou seja, podem se reproduzir em qualquer época do ano. Isso deve ter sido uma adaptação relacionada com o longo período de tempo da gestação. Outra curiosidade é, esse tubarão produz o menor número de filhotes dentre as espécies de sua ordem (Hexanxiformes). Ele produz em média 6 filhotes por gestação.

Como resultado da relativa falta de comida, os filhotes do tubarão cobra tendem a crescer lentamente para economizar energia. Os jovens se desenvolvem dentro da mãe por três anos (talvez até três anos e meio), fazendo com que sua gestação se torne uma das mais longas do reino animal.

Esta gravidez é uma ótima estratégia, porque os bebês já nascem desenvolvidos, e bem mais adequados para se virar no seu novo mundo.

Curiosidades

Esse tubarão é considerado uma das criaturas mais antigas do mundo encontradas vivas nos dias de hoje. Já foram encontrados fósseis desse animal com cerca de 80 milhões de anos.

Seu nome científico é Chlamydoselachus anguineus, e é a única espécie da família Chlamydoselachidae que não foi totalmente extinta.

Como dizemos, avistar essa espécie de tubarão é algo difícil e está se tornando cada vez mais raro.

Em 2007 uma fêmea foi vista em águas pouco profundas no litoral do Japão, perto da cidade de Shizuoka.

Em 2015 um tubarão cobra acabou sendo pescado por um pescador nas águas de Victória, Austrália.

Em 2017 um pequeno grupo de cientistas capturou um tubarão dessa espécie, nas águas de Portugal. Ainda nesse mesmo ano, esse grupo capturou outro tubarão dessa mesma espécie.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então acesse este link: Diferenças Entre o Tubarão Duende, Mako, Boca Grande e Cobra

Veja também

Besouro Serra Pau: Características, Nome Cientifico E Fotos

O besouro serra pau pertence a uma das maiores famílias de besouro, com mais de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *