Home / Natureza / Moreia-Dourada: Características, Nome Científico e Fotos

Moreia-Dourada: Características, Nome Científico e Fotos

A moreia é um peixe de características únicas, possuindo um corpo alongado como uma cobra, mas distinguindo-se da mesma pela sua cabeça em forma de peixe, além de suas nadadeiras e dentes.

A moreia pertence à ordem chamada de Anguilliformes, que é baseada em 4 subordens, além de 20 famílias, 111 gêneros e cerca de 800 espécies.

Então quando se fala nesse animal, é importante lembrar que existem mais de 800 tipos comuns de moreias espalhadas por todos os mares do mundo, onde cada tipo de moreia possui características únicas em relação às suas cores.

Apesar de todas essas variedades, as moreias se assemelham muito em tamanho e em relação aos seus comportamentos, já que as moreias são consideradas verdadeiras predadoras que emboscam e dificilmente perdem suas presas, já que aprenderam formas únicas de caçar, além de possuírem poucos predadores.

A moreia é, muitas vezes, confundida com os peixes-elétricos, já que esses animais marítimos possuem características parecidas, mas fisicamente é possível distinguir uma moreia de um peixe-elétrico pelo fato de que os peixes elétricos não apresentam barbatanas tão grandes quanto as da moreia.

Outra característica que distingue bastante uma moreia de um peixe-elétrico é o tamanho das mesmas, já que uma moreia pode ser muito maior do que um peixe-elétrico.

Apesar de uma moreia não possuir um ataque tão severo quanto o do peixe-elétrico, muitas moreias possuem toxinas que são dissipadas através de suas mordidas, o que não as torna tão inócuas quanto se pensa.

Se você estiver interessado em saber mais sobre as moreias, acesse os links abaixo e desfrute das informações que disponibilizamos para você aqui em nosso site Mundo Ecologia:

Moreia-Dourada: Principais Características

A moreia-dourada recebe esse nome devido ao fato de que ela possui inúmeros pigmentos dourados em sua pele que na verdade possui a cor marrom escura.

Esses pigmentos dourados são bastante eficazes na hora de refletir a luz, e por muitas vezes é possível observar que a moreia-dourada parece reluzir enquanto navega pelas águas, e isso, na verdade, é uma enorme desvantagem, já que as moreias são animais soturnos que gostam de usar o elemento surpresa para atacar suas vítimas.

Características da Moreia-Dourada
Características da Moreia-Dourada

O fato da moreia-dourada refletir a luz faz com que a mesma seja um alvo fácil no período da noite quando a lua reflete a luz do sol, tornando-a conspícua para predadores noturnos, por isso as mesmas possuem hábitos diurnos, além de se alojarem em locais escuros durante a noite já que as mesmas nadam normalmente a cerca de 30 metros de profundidade.

Distribuição da Moreia-Dourada Pelo Mundo

Apesar das moreias estarem presentes em todos os oceanos e encostas continentais, a moreia-dourada se abstém completamente ao ocidente, fazendo parte das costas meridionais e setentrionais das Américas, abraçando completamente o segundo maior oceano do mundo, o Oceano Atlântico.

A moreia-dourada é muito comum das ilhas caribenhas do Mar do Caribe, assim como seu maior número de representantes parece estar alojada nos infindos corais presentes do golfo do México.

A moreia-dourada também é muito presente e comum nas costas da América do Norte que compõe a Flórida, onde a mesma é muito conhecida pelo nome de Golden Eel. Na Flórida é comum haver pratos que envolvam a carne da moreia-dourada, tal como o prato Seared eel Cutlets, que são costeletas de moreia-dourada servida ao molho barbecue.

No Brasil, o local onde é mais comum pescar as moreias-douradas fica no Sudeste e Noroeste do mapa, onde as moreias percorrem apenas essas encostas e não descem para as encostas do Paraná, por exemplo.

No entanto, já foi constatado que a moreia-dourada já foi encontrada em águas da Eurásia e da África, o que significa que alguns exemplares costumam migrar em faixas bentônicas.

Nome Científico e Classificação Científica da Moreia-Dourada

Gymnothorax Miliaris
Gymnothorax Miliaris
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Actinopterygii
  • Ordem: Anguilliformes
  • Família: Muraenidae
  • Gênero: Gymnothorax
  • Espécie: Gymnothorax miliaris
  • Nome Comum: Moreia-dourada, Bananinha

Alimentação e Comportamento da Moreia-Dourada

A moreia é um grande predador dos mares, mas apesar de possuir poucos predadores, a moreia ainda demonstra ser um animal acanhado, que vive escondido na maior parte das vezes, aguardando uma oportunidade para atacar peixes e moluscos desatentos.

A moreia geralmente é caçada por espécies de moreias de porte maior, assim como por tubarões, principalmente os tubarões-brancos e os tubarões-martelos.

O sistema de defesa que a moreia-dourada usa para escapar de ataques de predadores é o mesmo que outros moreias usam, pois as moreias são animais que não possuem escamas, mas quando as mesmas são perseguidas e atacadas, elas liberam uma espécie de toxina por seus poros.

Outra forma da moreia se proteger é usando sua mordida que é altamente dilacerante, usada para destroçar carne e quebrar cascos de moluscos resistentes. É comum até mesmo dos humanos sofrerem com as mordidas das moreias quando as mesmas são pescadas, por isso é necessário ter muito cuidado para manusear esse animal.

Através da mordida a moreia também consegue inocular as toxinas presentes em seus poros, e essas toxinas que na verdade são glicoproteínas ajudam a elevar a dor, além de poder afetar diretamente a corrente sanguínea, eliminando os glóbulos vermelhos do sangue.

É muito comum observar que a moreia-dourada passa muito tempo em suas tocas e também que durante horas do dia e da noite elas ficam somente com a cabeça pra fora e com a boca aberta.

Moreia-Dourada de Boca Aberta
Moreia-Dourada de Boca Aberta

O fato da moreia-dourada ficar com a boca aberta é pelo fato de que existem muitos organismos que são atraídos pelos restos de animais mortos que ficam presos em seus dentes, e a moreia-dourada se aproveita disso para atrair outras presas e consumi-las com uma grande facilidade.

Curtiu esse post sobre a moreia-dourada? Que tal conhecer mais sobre as moreias aqui em nosso site Mundo Ecologia? Confira os links:

Veja também

Gastrodia Agnicellus

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.