Home / Natureza / Ficha Técnica da Moreia: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha Técnica da Moreia: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

A moreia é um peixe que pertence à família das enguias, ou Muraenidae, e podem ser encontradas em todos os oceanos no globo terrestre, pois esse tipo de peixe é composto por cerca de 200 espécies, que estão amplamente distribuídos tanto por águas doces quanto salgadas.

A moreia também é um tipo de peixe anguiliforme, que é a característica de peixes alongados, da qual apenas elas, os moreões e as enguias fazem parte.

A moreia é um peixe que não possui escamas e nem barbatanas, lembrando mais uma cobra do que um peixe, porém, são facilmente reconhecidas pelo fato de possuírem uma cabeça avantajada, com um bico alongado que comporta uma mandíbula composta por centenas de dentes afiados, usados para destroçarem suas vítimas, assim como seu nariz, que é um dos sensores mais afiados da moreia, usado com afinco para encontrar suas presas, sendo mais utilizado do que a própria visão.

Apesar da moreia não possuir escamas para se protegerem de ataques de predadores, as mesmas são capazes de produzir através de suas peles um tipo de líquido tóxico que pode entrar na corrente sanguínea e causar sangramentos intensos, assim como muita dor.

Foi analisado que em algumas espécies de moreias, existe um composto químico de inúmeras toxinas que pode ser inoculadas até mesmo através de sua mordida, onde uma glicoproteína conhecida como hemaglutinina, pode aglomerar e  eliminar células vermelhas do sangue.

Peso, Altura e Tamanho da Moreia

Como foi dito anteriormente, existe cerca de 200 espécies de moreias pelo mundo, mas seus tamanhos e hábitos não mudam tanto como acontece em muitas outras espécies.

As mudanças mais nítidas que distanciam uma moreia da outra está presente em sua aparência, e não em seu comprimento e peso, já que algumas moreias podem ser de um aspecto verde ou amarelo, enquanto outras podem ser cinzas e negras, assim como algumas podem ser coloridas ou apresentar manchas e pintas.

Independente de coloração, a maioria das moreias tem um tamanho que pode variar de 2 metros a 4 metros de comprimento, dificilmente passando desse tamanho. No entanto, existem algumas espécies de moreias que podem simplesmente atingir 1 metro e durante grande parte da vida antes de se tornarem adultas, medir apenas 40 centímetros.

Características do Peixe Moreia
Características do Peixe Moreia

Em relação ao peso da moreia, geralmente as espécies que possuem entre 2 e 3 metros chegam a pesar de 7 a 6 kg, enquanto as espécies que ficam entre 3 e 4 metros podem atingir de 8 a 10 kg.

Geralmente, as espécies de moreias que atingem pesos que chegam a 10 kg, são moreias criadas em tanques, pois naturalmente é raro encontrar exemplares com um peso tão elevado.

Apesar da moreia ser uma peixe de aspecto bastante estranho e ser receada por ter toxinas em sua epiderme, a carne da mesma é muito apreciada e elogiada por culturas que fazem uso de carne na culinária.

Alimentação e Hábitos da Moreia

A moreia é um peixe carnívoro, conhecida por ser um tipo de peixe oportunista e um predador exímio, já que criam emboscadas para capturarem suas presas. Algumas moreias, inclusive, usam as suas colorações para se camuflarem, enquanto muitas preferem ficar observando o movimento de presas de dentro de suas tocas.

As moreias vivem em tocas, e muitas são pescadas por humanos nesses locais, casos esses em que muitos pescadores são mordidos por suas fortes mandíbulas. Os dentes da moreia causam muito sangramento já que o filamento de dentes entra na pele ao contrário, sendo muito difícil de remover os dentes a partir da mordida.

A moreia possui um cardápio muito variado e se alimentam de inúmeros tipos de animais, que podem ser todos os tipos de peixes que encontrarem, crustáceos, polvos, tartarugas, lagostas, camarões e uma infinidade de outros seres presentes no mar.

Inclusive, muitas moreias, apesar de serem espécies cosmopolitas, preferem estabelecer tocas perto de recifes, onde existe grande movimento de peixes, assim como é possível ver a mesma se alimentando de plânctons e pequenos seres presentes tem tais recifes.

Reprodução e Predadores da Moreia

As moreias são seres poligâmicos, ou seja, irão acasalar com variados exemplares na época de reprodução, onde a fêmea irá procurar águas salinas para depositar seus ovos, que servirão de alimento planctônico, mas onde ainda poucos ovos irão eclodir para poderem se desenvolver.

O aspecto mais interessante da moreia quando ela nasce, época em que os seres recém-nascidos são chamados de avelinos, é que a mesma nasce de forma transparente, sendo chamadas de leptocéfalos, onde mais parecem folhas transparentes com pequenos olhos.

Em relação aos predadores da moreia, pode-se afirmar que apenas grandes predadores as caçam, já que as mesmas são extremamente esquivas e conseguem causar evasão de forma espetacular, e nesse sentido apenas tubarões, barracudas, humanos e até mesmo outras espécies de moreias maiores são os animais que as predam, porém, é possível afirmar que os humanos são quem mais as pescam, já que as moreias possuem uma carne altamente apreciada, principalmente na Europa, mais especificamente em Portugal.

As moreias são consideradas mais predadoras do que presas, já que as mesmas, apesar de serem, por exemplo, predadas por tubarões, as mesmas conseguem fugir pelo fato de lutarem contra os mesmos, já que possuem mordidas incrivelmente dilacerantes, assim como as mesmas são capazes de predarem tubarões que previamente tentaram as predar.

Curiosidades e Fatos Sobre as Moreias

  • As moreias são peixes que não enxergam e nem ouvem muito bem, onde o olfato é o sentido mais apurado.
  • As moreias possuem reflexos muito bons, e a forma mais comum das moreias caçarem é ficando dentro de suas tocas e atacando peixes que passam por perto das mesmas, onde em um movimento rápido demais torna impossível para que a vítima consiga fugir.
  • A moreia é um animal de hábito noturno e raramente é vista fora de sua toca durante o dia.
  • As espécies mais comuns de moreias encontradas são:
  1. Moreia-Pintada ou Moreia-do-Mediterrâneo (Muraena Helena)
  2. Moreia-Preta (Muraena Augusti)
  • É possível observar que muitas moreias deixem sua cabeça fora da toca de modo que as mesmas ficam paradas para que camarões e outros seres venham se alimentar dos restos que ficam presos em seus dentes, e dessa forma a mesma devora esses seres vulneráveis.

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *