Home / Animais / Moreia: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Moreia: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Os peixes estão por toda parte em todo o mundo, sendo um tipo de animal capaz de habitar grande parte do território mundial. Portanto, é muito natural que haja muito interesse no modo de vida desses peixes, não importando muito se são de água doce ou salgada ou outras características divergentes que possam ter. Isso porque, no fim das contas, na cabeça das pessoas os peixes estão em um só grupo.

Contudo, como se sabe, o mundo dos peixes vai muito além disso e representa uma enorme variedade de animais, que possuem todo um modo de vida único, com detalhes exclusivos e especiais. É o caso da moreia, por exemplo, uma família de peixes bastante conhecida em grande parte do planeta, possuindo inúmeros detalhes interessantíssimos.

A grande característica desse grupo de peixes, como é fácil notar após uma análise rápida, é o seu corpo em formato alongado, cilíndrico. Portanto, localizar uma moreia se torna muito mais simples com tal informação, já que o peixe em questão difere muito dos outros. Se você deseja entender mais sobre a moreia, compreendendo o reino, filo, classe, a ordem e a família a qual esse animal pertence, veja abaixo mais informações sobre o peixe.

Moreia: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família

  • Reino da moreia: Animalia;

  • Filo da moreia: Chordata;

  • Classe da moreia: Actinopterygii;

  • Ordem da moreia: Anguilliformes;

  • Família da moreia: Muraenidae.

Moreia Verde
Moreia Verde

As moreias representam um grupo animal bastante interessante, composto de peixes em formato cilíndrico que compartilham uma série de características em comuns. Dessa maneira, é possível afirmar, por exemplo, que a moreia tende a ser um animal cosmopolita, uma cidadã do mundo.

Isso quer dizer, em outras palavras, que a moreia é um peixe capaz de se movimentar por todo o planeta, sem realizar grandes distinções entre as áreas do oceano em que está. De toda forma, o mais comum é que a moreia seja vista em águas onde o clima é subtropical ou tropical, com estações do ano muito bem marcadas e fases de chuva e de seca também muito definidas.

Tudo isso faz com que a moreia tenha mais facilidade em manter o seu modo de vida, já que se torna muito mais simples não realizar alterações nesse modo de vida. Ademais, a moreia gosta de regiões onde existem recifes de corais, que ajudam o animal a se defender de predadores.

Características da Moreia

A moreia pode ser um tipo de peixe bastante grande, a depender do tipo de moreia que se tem disponível. Em outras palavras, isso quer dizer que o tamanho da moreia varia de acordo com a espécie do animal. De qualquer maneira, de uma forma geral a moreia possui cerca de 4 metros de comprimento, podendo ser agrupada em um total de 200 espécies distintas ao redor de todo o mundo.

A aparência da moreia lembra bastante a de uma cobra, o que faz com que muitas pessoas tenham medo desse animal. Contudo, a moreia não é uma cobra de água salgada, mas, na realidade, uma enguia. Isso mesmo, ainda que não seja capaz de dar descargas elétricas quando bem entende, a moreia faz parte do grupo das enguias.

Assim, se não podem energizar as suas vítimas ou os seus predadores, a moreia é conhecida por liberar um tipo de toxina muito forte quando se vê em alguma situação de perigo. Toda a pele da moreia é diferente do normal para um peixe, mas isso possui um motivo: fazer com que o animal se camufle no ambiente ao seu redor. Dessa maneira, pode ser muito complicado achar a moreia quando o animal não deseja ser encontrado.

Veneno das Moreias

Muitas vezes as pessoas se perguntam se a moreia é um tipo perigoso de peixe. Na verdade, para responder a essa pergunta de maneira correta, é necessário entender a forma como a moreia se defende dos seus predadores. No caso, o animal possui toxinas que servem de veneno, contra-atacando os predadores de forma voraz ao sofrer algum tipo de ameaça.

Dessa forma, até mesmo pelo fato de não possuir escamas, a moreia seria muito frágil caso não pudesse fazer uso das suas toxinas para a defesa. Assim, é possível dizer que a moreia é perigosa, mas apenas para aqueles que a atacam. Ademais, a moreia não é nada agressiva, apenas não gostando muito do contato com as pessoas.

Logo, em geral as moreias costumam fugir quando confrontadas por mergulhadores. Todavia, é possível que as moreias reajam de forma mais agressiva em alguns momentos de confronto por parte das pessoas, então não é interessante agredir o animal de qualquer forma.

Dessa maneira, o mais adequado é, ao encontrar uma moreia, se afastar cuidadosamente do animal, sem esboçar reações muito agitadas ou bruscas. Pois, caso o animal se assuste, pode se tornar bastante agressivo com todos os seres ao seu redor.

Curiosidades da Moreia

A moreia possui uma série de curiosidades ao seu redor, a começar pelo farto de que esse animal pertence a todo o mundo, estando presente em quase toda a extensão do planeta. Dessa maneira, a moreia é chamada de cosmopolita, uma cidadã do mundo. De toda forma, há muitas versões de moreia na costa brasileira, até mesmo pela grandeza da costa nacional.

Outro detalhe bastante interessante sobre a moreia é que esse tipo de peixe recebe a ajuda do peixe-limpador, o responsável por limpar restos de alimentos entre os dentes da moreia, evitando a proliferação de parasitas ou vermes. Assim, a relação entre ambos acaba por ser boa para os dois, já que o peixe-limpador recebe defesa por parte da moreia e a grande enguia recebe a limpeza por parte do pequeno peixe.

No fim das contas, portanto, ambos saem ganhando. Além disso, a moreia também possui na sua pele, com cores não muito chamativas, um grande fator para a sua camuflagem. Isso torna o animal muito ágil quando nos oceanos, já que consegue se movimentar sem ser notado por muitos outros animais e até mesmo pelas pessoas. Dessa maneira, a camuflagem natural é chave para o modo de vida seguro e protegido da moreia.

Veja também

Quais as Raças Que Deram Origem ao Bulldog Francês?

O Bulldog Francês tem origem do cruzamento entre os cães da raça Terriers Pequenos, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *