Home / Natureza / Maritaca Ou Maitaca? Qual É O Certo De Escrever?

Maritaca Ou Maitaca? Qual É O Certo De Escrever?

Sempre que ouço alguém dizendo maitaca, me dá a impressão de que essa pessoa está falando de forma errada. Porém, errado estou eu em achar que a maritaca possui apenas esse singular nome.

Na verdade, a maritaca, além de poder se chamar maitaca, possui dezenas de outros nomes regionais, e dependendo da região em que se for falado, algumas pessoas nunca terão ouvido falar de um animal tão comum para si.

A proposta dessa artigo é mostrar as diferenças existentes tanto nos nomes quanto nas aves e os porquês de tantas variações, além de informações exclusivas e altamente importantes sobre essas aves.

E você? Gostaria de conhecer mais sobre a maritaca ou a maitaca? Não deixe de conferir:

O Que é a Maritaca ou a Maitaca?

A maritaca é uma espécie de ave muito parecida com os papagaios, onde a única diferença é seu porte pequeno, sendo menor do que os papagaios.

O fato da maritaca ser menor do que o papagaio caracteriza qualquer outra ave da família dos psitacídeos que sejam menores do que os papagaios de maritacas, seja periquito ou qualquer outra espécie de psitacídeos de porte pequeno.

São poucas as pessoas que sabem estabelecer a diferença entre papagaios, periquitos, piriquitões, tuins e outros psitacídeos. Geralmente quem tem uma plena noção sobre isso são os nativos, os anciões de zonas rurais e profissionais na área.

A maritaca (ou maitaca) é uma ave parecida com os papagaios, e na maioria das vezes se distinguem pelo fato de possuírem mais cores do que um papagaio comum, que sempre apresentam as cores verdes e amarelas, enquanto a maritaca pode apresentar a coloração roxa, azul e vermelha.

Além disso, as maritacas são menores em tamanho e peso, se abstendo a pesos que variam entre 200 e 250gr e estaturas que variam entre 20cm e 25 cm.

Pode Chamar A Maritaca de Maitaca e Maitaca de Maritaca?

Afinal de contas, maritaca e maitaca é absolutamente a mesma coisa, e tanto faz chamar de uma coisa ou de outra.

Na verdade, determinadas regiões do Brasil passaram a chamar por um nome e outra região por outro nome.

Não obstante, além de maritaca e maitaca, é possível conhecer o nome dessa ave da família dos papagaios por variadas outras formas, tais como: baitaca, cocota, humaitá, maitá, sôia, suia, caturrita, baetá, baetaca, baiatá, baita, curica, guaracininga, guaracinunga, Humaitá, maetá, mai-tá, puxicaraim, suia e xia.

Nesse ponto é importante entender que no Brasil, dependendo da região, cada população conhece o animal por um nome, portanto, tanto faz se for maritaca ou maitaca, pois ambos estarão se referindo à aves psitaciformes menores do que os papagaios, sendo essas ou não, maritacas ou maitacas legítimas.

Qual é a Diferença Da Maritaca Para a Maitaca?

Como foi dito anteriormente, a maritaca e a maitaca são exatamente as mesmas aves, e a única diferença está na forma pela qual a chamam.

Muitas pessoas creem existir a maritaca e a maitaca, estabelecendo algumas distinções entre elas, como a coloração e a vocalização.

Em algumas regiões do Brasil, principalmente envoltas na Amazônia, muitos nativos e pessoas do meio rural, chamam a maritaca por esse nome devido ao fato delas serem muito presentes na região e desde tempos antigos a chamarem assim.

Porém, para regiões distantes da Amazônia, as pessoas passaram a chamar de maitaca porque ouviram em algum lugar e a palavra acabou perdendo uma letra e assim ficou.

Já em algumas outras regiões, o que aconteceu foi o fato de que a ave apareceu e ninguém a conhecia, e como eram diferentes dos papagaios, passaram a chamar a ave de algum nome regional ou de alguma origem indígena.

A principal diferença entre maritaca e maitaca está no fato de que a maioria das aves que são chamadas por esses nomes, não são, de fato, tais aves.

Como já foi dito, chamam de maritaca ou de maitaca as aves que são menores do que os papagaios, porém, existe uma variedade enorme de psitaciformes que são menores do que os papagaios que não são as maritacas, tais como os papagaios e tuins.

Portanto, apesar dos nomes serem um pouco diferentes, ambos se referem à mesma ave, apesar de que esses nomes, ao mesmo tempo, englobam várias outras espécies de aves psitaciformes, parecidas com os papagaios.

Curiosidades Sobre Os Nomes Dados Para As Maritacas e Maitacas

Estudos ainda apontam que existe algumas aves que formam uma família de maritacas, mas o senso comum aponta as maritacas como sendo uma enorme família que abrange qualquer aves da família dos psitacídeos sem uma identificação específica.

As maritacas são aves que não possuem o sexo definido, sendo necessário fazer um exame conspícuo para configurar essas diferenças, ou até mesmo fazendo um exame de DNA para comprovar a autenticidade do sexo.

Outra forma de descobrir o sexo da maritaca, é analisando o padrão de comportamento dos mesmos, especialmente quando os casais são formados.

As maritacas não são aves tão predadas quanto os papagaios, e a maior explicação para essa decorrência é que as maritacas não possuem uma capacidade de imitar sons tão boa quanto as dos papagaios.

Muitas vezes, até mesmo para conhecedores de psitaciformes, é difícil saber a diferença entre uma maritaca e um papagaio-verdadeiro, pois o som que ambos emitem é muito parecido, além de serem aves escandalosas e não conseguirem reproduzir tantos sons quanto um papagaio normal.

Tanto as maritacas quanto outras espécies de aves psitaciformes, sempre são vistas e encontradas em grandes bandos, sendo essa uma características dessas espécies.

Veja também

O Que Significa a Presença de Cilindros na Urina?

Urinar é uma necessidade biológica que temos muitas vezes ao dia e todos os dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *