Home / Animais / Maitaca-Asa-de-Bronze: Características, Fotos e Nome Cientifico

Maitaca-Asa-de-Bronze: Características, Fotos e Nome Cientifico

As aves são muito apreciadas por nós seres humanos, suas cores e liberdade são as coisas que mais ansiamos e achamos bonito de olhar. Cada ave tem suas características diferentes e que as fazem únicas. Algumas são mais fortes e dão até medo, outras são pequenas e bem fofinhas. Estamos acostumados com alguns tipos de aves, que são mais próximas de nossa realidade.

Uma delas, é a maitaca, também chamada de maritaca popularmente. São vários tipos de maitacas, e hoje iremos falar da Maitaca asa de bronze. Contaremos mais suas características, nome científico e muito mais, tudo isso com fotos! Continue lendo para descobrir mais sobre essa fascinante ave.

Características Físicas da Maitaca-asa-de-Bronze

A Maitaca asa de bronze é uma ave que apesar de não ser tão reconhecida como seus semelhantes, os papagaios, é muito importante e conta a história da biodiversidade da América do Sul. Elas são neotropicais, e possuem um corpo atarracado, com um cauda curta. Normalmente medem em torno de 30 centímetros, e não passam de 250 gramas.

Os machos costumam ser levemente maiores que as fêmeas. Sua penas são azuis na maior extensão do corpo e cauda, porém em volta dos olhos não há pena. No pescoço possui uma mancha branca, e a cauda também tem umas penas vermelhas. Seu bico, forte para conseguir quebrar sementes e outros alimentos, tem a coloração cinza escuro, e nas laterais da mandíbula, possuem marcas vermelhas circulares. Alguns brincam que é por estarem corados e com vergonha.

Sua expectativa de vida na natureza é de trinta anos, mas em cativeiros podem passar dos 40 se bem cuidados. Muitas pessoas confundem a Maritaca com o Papagaio, mas a semelhanças, os dois gêneros são da mesma família e são aves barulhentas. As Maritacas vivem em pares e em pequenos ou grandes grupos. A Maritaca possui uma área sem penas em volta do olho e tem um bico forte, seu corpo que chega a 30 centímetros tem uma cauda relativamente curta.

Nome Científico da Maitaca-Asa-de-Bronze

Maitaca-Asa-de-Bronze Voando
Maitaca-Asa-de-Bronze Voando

Como é de se imaginar, maita asa de bronze não é realmente seu nome. Os cientistas utilizam uma forma chamada de “nome científico” para designar uma determinada espécie, ficando mais fácil de cataloga-las e consequentemente estuda-las. No caso dessa ave, o seu nome científico é Pionus chalcopterus, e ela faz parte da família dos Psittacidae.

Popularmente, ela também é conhecida por diversos nomes, como: baetá, baiatá, curica, baitaca, guaracinunga, humaiatá, maetá, maritaca, puxicaraim, suia e xia. O Pionus em seu nome, é a designação de seu gênero, que fica dentro da família Psittacidae. Enquanto que o chalcopterus é a designação de sua espécie. O nome “maitaca” e “baitaca” vieram do tupi mba’é taka, e significa basicamente: coisa barulhenta ou ruidosa.

Habitat e Nicho Ecológico da Maitaca-Asa-de-Bronze

Maitaca-Asa-de-Bronze  Fotografada na Floresta
Maitaca-Asa-de-Bronze Fotografada na Floresta

O habitat de um animal ou planta se caracteriza pelo local onde ele pode ser encontrado, de forma simples, onde ele habita. No caso da maitaca asa de bronze, eles ocorrem principalmente na América do Sul. São bastante vistos no oeste da Venezuela e da Colômbia, em alguns locais do Peru e Equador, e até no Paraguai e Argentina.

Aqui no Brasil ocorrem desde a região nordeste até o sul, os principais estados que se encontram são no Maranhão, Piauí, Espirito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Possuem uma variedade e fácil adaptação em diversos habitats, podendo viver em florestas úmidas ou em até mesmo savanas. Mas seu local preferido é em florestas temperadas acima do nível do mar, até os 2.000 metros.

Em relação ao nicho ecológico, esse é caracterizado pelo conjunto de hábitos e ações de um determinado ser vivo. Essa maitaca possui diversos hábitos interessantes. O primeiro é que raramente são vistas sozinhas por aí, costumam voar em bandos de até 10 indivíduos, aumentando esse número quando estão em local com comida bastante abundante.

Sua alimentação é completamente herbívora, comendo principalmente frutos e sementes. Seus preferidos são os frutos da figueira, mangas e pinhão. Eles conseguem os alimentos nas copas das árvores. Um fato interessante desse animal é que para se refrescar, costumam ir até lagos e tomam banhos por lá. Não costumam ficar muito tempo em um local, e estão sempre se movimentando em busca de alimentos.

A época da reprodução das maitacas varia de habitat para habitat, mas costuma ser entre agosto e janeiro. Após formarem pares, o casal se afasta do restante do grupo e vai atrás de um local oco nas árvores. Depois do acasalamento, a fêmea coloca até 5 ovos bem branquinhos. A incubação dura de 23 a 25 dias, e a fêmea basicamente nunca sai de perto dos ovos. O macho, passa uma parte do dia trazendo alimento para a fêmea, enquanto que o restante fica sobre o ninho acompanhando sua parceira.

Quando nascem as crias, chamadas de altriciais, elas são completamente dependentes dos pais, pois são muito indefesas. Logo, eles tem que ser alimentados direto na boca e sempre protegidos de qualquer outro animal, independente do tamanho dele. Só saem do ninho depois de 60 dias, mas continuam sempre por perto dos pais até alcançarem maturidade para sair e viver com outros grupos ou não.

Fotos da Maitaca-Asa-de-Bronze

Agora que você sabe mais sobre a maitaca asa de bronze, suas características, habitat, nicho ecológico e nome científico, separamos algumas fotos do animal na natureza para que você consiga o identificar. E claro, apreciar sua beleza única.

Esperamos que o post tenha te ajudado e ensinado um pouco mais sobre essa ave tão interessante que é a maitaca asa de bronze e suas características, nome científico e muito mais. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre a maitaca e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Morcego Frutífero: Características, Fotos E Nome Científico

Os morcegos possuem tantas histórias, mitos e curiosidades, que muitas vezes, fica difícil dizer o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *