Home / Animais / Maitaca de Cabeça Azul: Curiosidades e Fotos

Maitaca de Cabeça Azul: Curiosidades e Fotos

Embora provavelmente nunca tenha ouvido os gritos de uma maritaca de cabeça azul, um conhecido pensador e filósofo, nascido numa cidade chamada Estágira, no norte da Grécia, nos idos de 384 a.c, expressou o seguinte pensamento tornado popular entre os amantes do pensamento positivo:

“A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima de sua condição”.

Decerto Aristóteles, não era adepto da chamada “ciência cidadã”, que através de informações conscientes e voluntária de milhares de cidadãos, que  ao redor do mundo,  usufruem as maravilhas proporcionadas pelo ecoturismo, dedicam recursos tecnológicos e tempo para partilhar experiências de utilidade social e por extensão, acrescentam à investigação científica.

O ecoturismo, enquanto atividade econômica, tem na observação de pássaros uma importante.plataforma.

Neste post, conheceremos a maitaca de cabeça azul (pionus menstruus),  descrita pela primeira vez em 1766, que quando admirada em seu habitat, arranca de  seus observadores expressões que parafraseiam aquele pensamento clássico.

Onde Vive

A maitaca de cabeça azul é encontrada  em paisagens semelhantes as planícies úmidas do Mato Grosso, pela Amazônia brasileira (entre o Acre e o Maranhão)  e praticamente em todas as regiões semi-áridas quentes e temperadas de outras regiões tropicais do Leste da Colômbia até as Guianas, na ilha de Trinidad no Caribe, na Bolívia e no Brasil.

Características destas regiões onde vivem as maitacas de cabeça azul são a predominância do cerrado, em locais que apresentam matas ciliares e altas, ou em locais de pinheirais, onde haja cultivo e florestas úmidas.

Alimentação

Em seu habitat natural a maitaca de cabeça azul alimenta-se de sementes, néctar, vagens, pétalas de flores, brotos  e frutas.

Diariamente, a fim de neutralizar toxinas presentes em sua dieta, a maitaca de cabeça azul obtêm em barrancos doses necessárias de  suplemento mineral.

Maitaca de Cabeça Azul Comendo
Maitaca de Cabeça Azul Comendo

Cativeiro

Característico de animais silvestres, a maitaca de cabeça azul precisa de liberdade e não pode ser criada em gaiolas, onde em virtude do estresse são levadas a doenças e a morte prematura.

Caso disponha de local apropriado, semelhante ao habitat natural da maitaca de cabeça azul, o criador pode solicitar uma licença ambiental, conforme legislação vigente para criá-la em cativeiro.

Sua comercialização exige regulamentação, registro e comprovação de vacinação que ateste a boa saúde do animal.

Quanto a loja precisa de autorização do IBAMA e regulamentação do Ministério do Meio Ambiente.

Ao adquirir sua maitaca de cabeça azul em local devidamente regularizado o criador terá em mãos nota fiscal e dispositivo de marcação, que pode ser uma anilha ou um microchip.

Filhotes

Caso cumpra todas as exigências legais e adquira uma maitaca de cabeça azul e esta procrie em cativeiro, saiba que a principal alimentação do filhote deve ser a pasta de bucho para louro, ao qual possui probióticos e enzimas digestivas que evitam que o alimento endureça, administrada, cuidadosamente, através duma seringa sem agulha, pelo menos 8 vezes ao dia, até aproximadamente os 50 dias de vida.

Outra opção à pasta de bucho, também indicada: neston, água e gema de ovo cozida com maça ralada levemente e aquecida a temperatura ambiente.

Na fase adulta da maitaca de cabeça azul, alguns ingredientes são bem vindos em seu cardápio: abóbora, banana, mamão, laranja, castanhas, pinhão do pinheiro-brasil, figo, manga e milho verde.

Características

A maitaca de cabeça azul é classificada como uma ave, da ordem das psittaciformes, que abrange mais de 360 espécies e 80 gêneros e da família das psittacidae.

As maitacas da cabeça azul, se reúnem nos finais de tarde em grandes grupos com cerca de 100 ou mais indivíduos, quando compartilham atividades, como caça cooperativa e grupos de defesa contra predadores.

São ovíparos sexuados e incluindo a fase de postura, eclosão e crescimento de asas seus filhotes  requerem constante supervisão o que justifica serem observados em voos compartilhados de três indivíduos.

Maitaca de Cabeça Azul

Da espécie menstruus, a maitaca de cabeça azul, tem o corpo coberto de penugem verde, de aspecto atarrancado,  cauda curta e vermelha, donde provem a referência à menstruação  em seu nome científico (pionus menstruus), tons amarelos nos abrigos da asa, penas vermelhas e rosas ao redor do bico, sendo a coloração de sua cabeça definitivo à sua identificação para diferenciá-la de aves igualmente pertencentes a ordem das  psittaciformes.

A subespécie rubrigularis possui cabeça azul pálida, sendo o vermelho do pescoço mais extenso e evidente.

A expectativa de vida da maitaca de cabeça azul gira em torno dos trinta anos aproximadamente.

Medem entre 27 e 29 cm. na fase adulta.

Seu peso varia entre 230 e 250 gr.

Casal de Maitaca de Cabeça Azul
Casal de Maitaca de Cabeça Azul

São monogâmicas e a identificação sexual demanda exames especializados com maiores níveis de precisão, como os utilizados em testes de DNA, embora os jovens machos tenham  uma coloração levemente menos azul que as fêmeas.

Durante o período de acasalamento entre agosto e janeiro, as fêmeas utilizam sua penas, que caem naturalmente, para forrar seus ninhos.

Os ovos são chocados durante 23 a 25 dias (cada ninhada tem entre 3 a 4 ovos brancos).

Após o nascimento os machos “compartilham” da tarefa de alimentar, cuidar e proteger seus filhotes durante aproximadamente dois meses, quando então estarão aptos a saírem do ninho.

Curiosidades

Com dois dedos voltados pra frente e dois dedos voltados pra trás uma ave é identificada como pertencente á ordem psittaciforme.

Considerada uma evolução genética e evolutiva facilitando-lhes o consumo de sementes e frutas têm o bico encurvado com a mandíbula superior curvada sobre a inferior.

Sua inteligência é considerada superior as demais aves, só encontrando equiparação aos corvos. São capazes de reproduzir diversos sons, tendo algumas espécies a capacidade de reproduzir a fala humana, não sendo o caso da maitaca de cabeça azul.

No ecossistema tais indivíduos são considerados predadores da natureza uma vez que suas atividades digestivas não contribuem para a dispersão de plantas, uma vez que suas papilas digestivas destroem as sementes utilizadas em sua dieta.

Preservação

Maitaca de Cabeça Azul de Asas Abertas
Maitaca de Cabeça Azul de Asas Abertas

Felizmente  a maitaca de cabeça azul não esta inclusa entre as milhares de espécies sob o risco de extinção, mas não podemos calar nosso grito de repúdio à ação humana que destrói o meio ambiente em nome de sua ganância desenfreada e dizimou milhares de espécies em sua trajetória criminosa.

Esta linda avezinha tem se tornado cada vez mais popular, enquanto pet.

Mundo Ecologia espera ter contribuído através deste post na elucidação de dúvidas que pairam quanto esta espécie tão maravilhosa!

Veja também

Habitat do Guepardo: Onde Eles Vivem?

O guepardo é o felino mais rápido que existe. Com características muito peculiares, não passa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *