Home / Natureza / O Que São Endosporos e Qual Sua Função?

O Que São Endosporos e Qual Sua Função?

Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer o Endósporo. Uma estrutura criada pelas Bactérias durante períodos de dificuldade para sobreviver no ambiente em que habita.

Você também irá conhecer o Reino Monera, suas principais características e tudo que envolve o mundo dos Endósporos.

A Divisão

Para um melhor entendimento sobre o assunto tratado no artigo de hoje, o texto irá caminhar por partes.

Em sua primeira etapa você irá conhecer o Reino Monera e suas principais características, logo após durante a segunda parte do texto, você conhecerá as Bactérias e seu incrível mundo.

Ao chegar na terceira etapa, você irá conhecer e entender tudo sobre o endósporo e seu mundo, e depois disso, para quebrar o gelo você verá grandes curiosidades sobre seu mundo e muito mais.

Artigo foi divido assim para que você consiga entender e compreender melhor todos os aspectos que envolvem o Endósporo e seu universo.

Reino Monera

Os seres vivos são classificados em 5 reinos diferentes, nos quais são chamados:

  • Reino Protista;
  • Reino Vegetal;
  • Reino Fungi;
  • Reino Monera;
  • Reino Animal;

Monera é o Reino dos organismos Procariontes, Heterótrofos, Autótrofos e Unicelulares. Estes organismos vivem por todo o planeta e se espalham pelo ar, pela terra e pela água.

Ele é compreendido pelas Bactérias e Cianobactérias (algas azuis). Estima-se que estes seres existem a mais de 3,8 bilhões de anos.

As Bactérias são um dos seres mais simples e abundantes no Planeta terra, a maioria destes seres não possuem mais de um micrômetro.

Elas vivem tanto isoladamente quanto em grandes agrupamentos, que se chamam: Cocos, Bacilos, Vibriões e Espirilos.

As Cianobactérias são seres que podem ser vistos de microscópios e que são maiores que as Bactérias, possuindo alguns micrômetros de tamanho a mais.

Normalmente elas vivem em águas doces, no mar e em lugares úmidos.  Alguns tipos de Cianobactérias deixam toxinas na água que são capazes de causar doenças em seres humanos.

Se quiser saber mais informações e conhecer melhor o Reino Monera, acesse este texto do Toda Matéria.

As Bactérias

Pertencente ao Reino Monera, estes organismos são unicelulares e procariontes que possuem grande diversidade e que são de extrema importância para o meio ambiente.

Habitam em quase todos os ambientes que existem, dentro e fora de seres vivos, no ar, na água, em locais terrestres e até em regiões onde a maioria dos seres não conseguiria sobreviver.

Vivem tanto sozinhas, quanto em colônias. São seres assexuados que se reproduzem através da divisão binária.

Suas colônias podem ser chamadas de:

  • Bacilos: são as que possuem formato de bastão:
  • Vibrião: formato de vírgula;
  • Cocos: elas são esféricas;
  • Espirilos: se parecem com uma espiral.

As Bactérias como dito acima, são seres procariontes, que se constituem por: parede celular, membrana plasmática, flagelos, Plasmídeo (DNA), DNA circular, Ribossomos, Citoplasma e Fímbrias.

Alguns tipos de Bactérias são capazes de causar doenças nos seres humanos, como no caso das infecções, enquanto algumas outras possuem importância econômica e são utilizadas em processos industrias.

Sua importância se encontra:

  • Assim como os Fungos, elas auxiliam durante o processo de decomposição;
  • elas são importantes durante algumas etapas no ciclo do hidrogênio;
  • dentro do mundo farmacêutico ela é usada para criação de vitaminas e remédios;
  • dentro da indústria alimentícia, se usam Bactérias para a produção de alimentos. Um grande exemplo é o iogurte, que é feito com Lactobacilos.

Além destes 4 exemplos, a Bactéria ainda é utilizada, aproveitada e contribui para outras partes do meio ambiente, para a medicina e para indústrias.

Endósporos

Endósporos
Endósporos

Resumidamente, estas são estruturas criadas por Bactérias que estão em uma difícil situação de sobrevivência, como a falta de água ou excesso de calor.

O Endósporo tem como principal objetivo a proteção da Bactéria, normalmente ele se encontra na área terminal, subterminal e central dela.

Ele são resistentes à radiação ultravioleta, radiação gama, fome e a seca. Usualmente são encontradas na água e na terra.

É uma estrutura dormente, que é ativada durante períodos de grande estresse no ambiente em que a Bactéria se encontra, como quando faltam recursos nele, por exemplo.

Sua enorme resistência se explica, devido a sua estrutura celular única. Comparado às outras enzimas criadas por muitas Bactérias para busca de nutrientes, eles ganham de longe quando se fala de resistência.

Eles conseguem permanecer viáveis por séculos e são programados, para gerar outras Bactérias e conseguir que sua espécie sobreviva.

Algumas Bactérias que possuem Endósporo são: Bacillus subtilis, Bacillus cereus e Clostridium Tetani.

Também podem ser chamados de Endósporos Bacterianos, eles se rompem e dão vida a uma célula idêntica a que o criou, assim que as condições do ambiente se tornam favoráveis a sobrevivência da Bactéria.

Para saber mais sobre os Endósporos e sua estrutura celular acesse Cornell Calls.

Curiosidades

Para você que leu até aqui, foi preparado para você uma pequena lista de algumas curiosidades sobre a Bactérias e seu mundo.

  1. Uma boca limpa chega a possuir 100 mil bactérias em cada dente;
  2. a Célula Eucarionte é em média 10 vezes maior que uma Bactéria;
  3. existem em média 10 trilhões de Bactérias no corpo humano;
  4. o chocolate tem efeito antibacteriano no corpo humano;
  5. a palavra Bactéria, vem do grego Bakteria, que significa “bastão”;
  6. muitos antibióticos são feitos a base delas.

Conclusão

Durante este texto você conheceu o Endósporo, um organismo criado pelas Bactérias e que é resistente e possui grande capacidade de se adaptar a diferentes ambientes.

Além disso você conheceu a Bactéria, o reino Monera e as principais características de cada um deles.

Se você gostou deste artigo e é apaixonado(a) pela natureza e suas grandes maravilhas, permaneça em nosso site, você não irá se arrepender!!

Até a próxima.

-Diego Barbosa

Veja também

Quais os Benefícios da Folha de Fumo?

O Tabaco, de nome científico Nicotiana Tabacum, pertence à família das Solanaceae, e que também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *