Home / Natureza / O Que É Teia Alimentar?

O Que É Teia Alimentar?

Um ecossistema inclui seres vivos (animais e plantas) e o ambiente em que vivem e interagem. Uma rede alimentar (ou teia alimentar) é a união de várias cadeias alimentares no mesmo ecossistema. Nesta teia, um ser vivo come outro para garantir sua sobrevivência.

O Que é Teia Alimentar

A noção de teia alimentar refere-se ao conjunto de relações tróficas existentes dentro de uma biocenose entre as várias categorias ecológicas de seres vivos constituída (produtores, consumidores, decompositores). Também pode ser definido como sendo o resultante de todas as cadeias alimentares que unem as várias populações de espécies que envolve uma biocenose.

Por esta razão, uma rede trófica é também caracterizada pela passagem de energia (matéria) de um ser vivo para outro de acordo com uma hierarquia particular. Assim, distinguimos:

Os produtores (plantas) capazes de produzir a sua própria energia (matéria), principalmente através da fotossíntese,
os consumidores (animais) comer um outro elemento para coletar energia. Herbívoros, carnívoros e grandes carnívoros pertencem à categoria dos consumidores.

Os decompositores, que completam o ciclo de vida por degradar a matéria orgânica de todas as categorias acima (bactérias, fungos, insectos).

Uma rede alimentar é um conjunto de cadeias alimentares interconectadas dentro de um ecossistema através do qual a energia e a biomassa fluem. Por exemplo, troca de elementos como o fluxo de carbono e nitrogênio entre os diferentes níveis da cadeia alimentar ou troca de carbono entre plantas autotróficas e heterotróficas.

O termo trófico refere-se a tudo relacionado à nutrição de um tecido ou órgão vivo. Por exemplo, um relacionamento trófico é o elo entre o predador e sua presa em um ecossistema.

Em um ecossistema, a estrutura de teias alimentares (tipos e redes de relações alimentares entre organismos) influencia fortemente a quantidade, diversidade, estabilidade e qualidade da biomassa e matéria orgânica residual (excreta, necromassa) produzida por ecossistemas. A qualidade de uma rede alimentar e suas interações está diretamente relacionada à estabilidade e resiliência das populações que fazem parte dela.

As teias alimentares, por vezes muito complexas, são estudadas pela “ecologia trófica”. Eles são afetados por mudanças globais, incluindo aquelas relacionadas à mudança do clima, incluindo espécies-chave.

Compreensão das Interações

Nas escalas de tempo humano, a estrutura da comunidade pode parecer estar em equilíbrio. É, de fato, um equilíbrio instável mantido em equilíbrio dinâmico, pelo jogo de duas grandes cadeias de retro-controles; “de cima para baixo” (regulação de recursos por parte de seus consumidores) e relacionamentos “de baixo para cima” (feedback de recursos sobre seus consumidores).

A compreensão dessas interações é um dos temas de ecologia, como eles são fortemente afetadas pelos impactos em cascata de atividades humanas (caça, pesca, agricultura), que reduzem significativamente o número e biomassa de espécies de nível trófico elevado, enquanto aumenta ou perturba entradas e ciclos de nutrientes.

Cada rede é caracterizada por circuitos de realimentação complexos e equilíbrios dinâmicos, fortemente influenciados por parâmetros bióticos e abióticos (temperatura, pH, disponibilidade de luz, oxigênio e nutrientes em particular).

A quantidade de energia que passa de um link para outro na teia é de apenas 10%. Isso implica que as cadeias tróficas são limitadas; Além disso, nos escalões mais baixos da teia, a energia é alocada em grandes quantidades para a reprodução. No final da teia, no entanto, as espécies têm uma reprodução mais limitada e a energia é alocada para a sobrevivência (caça, defesa, etc.).

Algumas substâncias tóxicas “indesejadas” ou poluentes são bioacumulação na teia alimentar. No contexto poluído em particular, eles também constituem um provável limite para o número de ligações (níveis tróficos) da cadeia.

Exemplificando o Processo

Como um exemplo para ambientes aquáticos, o aumento no número de indivíduos de uma espécie ou o número de espécies herbívoras tende a reduzir o número de algas fixas ou em suspensão. Mas, ao mesmo tempo, essa pressão herbívora promove a chegada da luz e disponibiliza nutrientes, o que promove o crescimento de outras algas ou plantas.

Por outro lado, desequilíbrio ecológico, tais como o surto ou superfície em água aberto com espécies introduzidas invasivos pode privar a forma de luz e conduzi-la para o anóxico e mesmo um fenômeno de zona morta, ou uma espécie invasora, como dreissena polymorpha, filtrando massas consideráveis ​​de água, induzirá uma mudança na composição das algas.

Dependendo das espécies herbívoros (possivelmente exóticas e invasoras) que dominam o ambiente, a pressão herbívora pode ser muito seletiva e, em seguida, induzir alterações significativas na cadeia alimentar (alterações dinâmicas na demografia e colonização, mudanças no tamanho ou no número de espécies, etc.).

As relações inter-específicos, em estruturas de tamanho e biomassa da comunidade, relações intra-específicas de plantas ou de conjuntos de microalgas será afetada e alterará a estrutura de volta e dinâmica de herbívoros e seus predadores.

Cadeia Alimentar

Uma cadeia alimentar é uma série de seres vivos de diferentes níveis tróficos em que cada um come organismos de nível trófico inferior para adquirir energia. O primeiro elo de uma cadeia é sempre um organismo autotrófico. Nos mares e oceanos, o fitoplâncton desempenha esse papel. Nos profundezas abissais, onde os raios de sol falhar, as bactérias termofílicas são os primeiros elos da cadeia. No entanto, a cadeia fotossintética ainda existe lá; de fato, os organismos pelágicos morrem e afundam.

Segundo um estudo de 2013, baseado em sua dieta, a espécie humana, longe de estar no topo da cadeia alimentar, está no mesmo nível das anchovas ou dos porcos. O homem é um caso específico, ele não tem predador sem estar no topo da cadeia alimentar. Populações humanas com uma dieta de carne, no entanto, estão próximas de super-predadores como o urso polar.

Em um ecossistema, os elos que unem as espécies são mais frequentemente alimentos. Esses relacionamentos formam sequências onde cada indivíduo come o anterior e é comido por quem o segue; estamos falando de “teia alimentar”. Cada link é um nível trófico.

A influência de determinados parâmetros na estrutura e dinâmica do mesmo é denominada “controle” em uma teia alimentar. Sob este termo, “parâmetros” significam interações ou níveis tróficos que afetam a distribuição e a abundância de organismos. Se a natureza desses controles é bastante consensual na comunidade científica, ou seja, controle top-down (controle por predadores) e controle bottom-up (controle por competição), a participação de cada uma nas redes ainda é debatida.