Home / Natureza / O que é Basilisco na Bíblia?

O que é Basilisco na Bíblia?

Vamos falar sobre alguns mitos e significados do Basilisco. Uma das questões é a respeito da presença desse ser na bíblia sagrada.

O que é Basilisco na Bíblia?

Desenho do Basilisco
Desenho do Basilisco

É importante observar que o termo aparece em algumas versões traduzidas do livro sagrado, entre elas podemos citar a versão de João Ferreira de Almeida e também a Nova Versão Internacional. Essa palavra foi traduzida dessa maneira por fatores literários e também poéticos, a tradução literal de serpente e víbora passou para basilisco. O fato já aconteceu outras vezes, como é o caso da tradução de King James na versão inglesa que traduziu para Cocatrice, que também é uma criatura que se parece com o basilisco. Já em outras versões mais antigas como é o caso de uma versão grega do antigo testamento que traduziu essas mesmas palavras como víbora. Esses termos que citamos podem ser encontrados nos provérbios de Salomão no antigo testamento, no mesmo podemos encontrar também no livro de Isaías e inclusive em Jeremias.

Vamos então transcrever aqui os versos onde essa criatura é citada:

  • Não se demorem demais próximo ao vinho, especialmente quando vermelho e brilha no copo. No fim, ficará como a cobra, e como o basilisco morderá.
  • “Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. Não olhe para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.”
  • “ E brincará uma criança de peito sobre a toca da serpente, e depois que desmamar depositará sua mão na cova do basilisco.”
  • “Não te alegres tu, toda a Filisteia, por quebrada estar a vara que lhe feria, porque da raiz da serpente sairá um basilisco, e seu fruto há de ver uma cobra voadora e ardente.”
  • “Ovos de basiliscos chocam e teias de aranhas são tecidas, quem comer esses ovos morrerá, ao serem quebrados deles sairá uma serpente.”
  • “Eis que eu enviarei para vós cobras e basiliscos, sobre eles não existe encantamento e lhes morderão.”

Quem é o Basílisco Citado na Bíblia?

Estamos falando do lagarto Basilisco, nome esse dado a um lagarto do tipo tropical e meio desajeitado, os cientistas os classificam como da família das iguanas e cientificamente conhecido como Basiliscus basiliscus. Esses animais habitam florestas pluviais da América do Sul e Central. Popularmente também pode ser conhecido como lagarto Jesus, já que curiosamente esse animal consegue correr sobre as águas, por distâncias curtas, é claro. Sua anatomia colabora para que ele realize esse percurso com o corpo esticado e com as patas de trás levantadas. 

A alimentação desse animal é baseada em animais pequenos como as aranhas, além de insetos. Um animal dotado de muitos talentos, como a sua facilidade em escalar e também de nadar. Como muitas pessoas pensam sobre a criatura mítica, eles não possuem poderes mágicos.

Características do Basilisco

Basilico Andando Sobre as Águas
Basilico Andando Sobre as Águas

Citando as suas características físicas, podemos perceber que esse animal possui uma espécie de crista que muito lembra o formato de uma coroa. Não é à toa que seu nome provém da palavra grega basiliskos, que tem como significado reizinho. Apesar disso não é um animal com comportamento de realeza que gosta de aparecer, é considerado inclusive um dos animais mais tímidos conhecidos.

Quando esse animal se assusta ou se sente ameaçado, mais do que rápido se joga na água, deslizando sob a superfície dos rios. É uma habilidade muito incrível, por isso alguns mexicanos apelidaram o lagarto com pasa rios. Muito surpreendentemente veloz atravesse pequenas distâncias sem risco de afundar.

O lagarto basilisco possui diversas espécies, essas são nativas da América tropical. Podem ser diferenciados por conta de algumas características específicas como coloração de suas escamas e pelo formato de sua crista muito peculiar. São considerados animais de hábitos diurnos e são encontrados com facilidade no em arbustos e também em vegetação ripária. Outra curiosidade fica por conta de sua cauda enrolada de forma única em períodos de descanso.

Saiba Mais Sobre o Basilisco

Basilisco na Natureza
Basilisco na Natureza

Como já citamos, o Basilisco é considerado um réptil, e assim como outros tipos tem necessidade de elevar a temperatura do seu corpo antes de começar o dia. Por isso, no começo do dia antes do aquecimento eles ficam mais vulneráveis, já que acabam por ficarem mais lentos.

A forma mais eficiente que esses animais encontram de repor esse valor é se expor ao sol por algum tempo. Mas eles precisam se cuidar muito nesse momento, pois ficam muito expostos a seus predadores em um momento tão vulnerável. Nesse caso, a sua maior defesa é sua agilidade de percorrer pelas águas.

Para facilitar ainda mais nessas situações procuram tomar seu banho de sol em arbustos ou galhas que sejam bem pertos de lagos e riachos. Assim, quando o predador aparece, ele pula na água e corre em segundos, despistando o predador que espera que ele adentre a floresta e não pule na água.

O segredo desse animal está em sua forma física e rapidez. Se olhar de perto pode perceber que suas patas de trás possuem dedos bem longos, com uma formato muito parecido de uma franja, quando ele pisa na água essa franja se desdobra criando bolhas de ar que fazem com que ele não afunde.

Nesse momento suas patas se deslocam com tanta agilidade e força que eles nunca afundam muito, são coisas de pequenos centímetros. Em comparação com o ser humano, para conseguir o mesmo efeito teria que correr a uma velocidade de 104 km/hora.

Por isso não fique assustado caso algum dia encontre um por aí, o basilisco vai te surpreender.

O que achou sobre as curiosidades desse animal tão curioso e fascinante? Deixe aqui nos comentários o que mais te surpreendeu. Até a próxima pessoal!.

Veja também

Gastrodia Agnicellus

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.