Home / Natureza / Tudo Sobre a Marta: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre a Marta: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos conhecer sobre a Marta, na verdade esse nome é dado aos animais que pertencem à família Mustelidae. Essa família é reconhecida por ser a maior família de carnívoros e também tem como característica andar se apoiando aos dedos, infelizmente a sua pele é muito procurada pelos homens. O período de gestação desses animais leva dois meses, nasce então entre dois e três filhotinhos. Na Europa esse animal já chegou a ser bem numeroso, mas por conta da caça em busca da pele do animal eles estão diminuindo bastante. É um animalzinho muito curioso e por isso muito fácil de ser capturado, qualquer objeto que chame a atenção do animal é um atrativo e vira alvo fácil. Tem como característica também ser um animal ermo, habita locais rochosos bem arborizados e difíceis de chegar, dessa forma o risco de extinção acaba diminuindo. Marta tem um parentesco bem próximo das doninhas, e compartilham um hábito em comum que é a necessidade de demarcar território, fazem isso eliminando uma secreção através do ânus que possui um odor um pouco ruim, apesar de não ser dos piores funciona muito bem para repelir alguns intrusos que estejam ali procurando por uma presa.

Nesse processo o animal esfrega o ânus no local que quer demarcar. Sempre que ele passa por ali novamente, repete o processo para garantir sua eficácia.

Por ser um animal solitário só irá procurar uma fêmea no seu período de acasalamento.

Nome Científico da Marta

Marta na Floresta
Marta na Floresta

O nome científico do animal é Martes, mas alguns outros nomes são utilizados em espécies diferentes, como acontece com a Martes americana, também com a Martes Zibellina, com a Martes melampus. Mas o primeiro citado é o mais comum.

Tudo Sobre a Marta

Alimentação da Marta

Esses animais têm o costume de se alimentar de pequenas aves, alguns roedores, coelhos e esquilos.

O Acasalamento da Marta

Esse animal se acasala em um determinado período do ano que vai de julho a agosto. Depois de uma gestação de dois meses nascerão em cada ninho de 2 a 3 bebês, esse filhote continuará no ninho por um período de dois meses.

Espécies de Marta

Existem diversas espécies desse animal, e elas podem variar de acordo com o local que habitam:

  • Marta do Pinheiro Européia;
  • Zibelina da Europa;
  • Americana;
  • Caurina;
  • Flavigula;
  • Fuinha;
  • Gwatkinsii;
  • Melampus;
  • Japonesa;
  • Pennanti.

Características da Marta

Marta de Perfil
Marta de Perfil

Descrevendo as características desse animal  é impossível não notar como é um animal muito fofo, parece de pelúcia. Já que é bem pulada e fofa. Como dissemos muitos apareciam a sua pele para ser utilizada na confecção de roupas. É um animal noturno, é a noite que a marta sai para caçar e também já faz sua demarcação de território. Eles têm esse hábito de demarcar território pois querem repelir estranhos que possam se aproximar de seu grupo.

Uma curiosidade importante destacar é que a Marta não existe na fauna do nosso país.

Outras características que podemos perceber nesse pequeno animal é que por possuir diversas espécies é comum que entre eles exista uma diferença em tamanho, coloração da pelagem e peso. Apesar de ser um animal de pequeno porte, ainda assim o seu tamanho pode variar de espécie para espécie, as medidas mais comuns ficam em média de 43 cm a 72 cm, sem contar o comprimento da cauda, é claro. Quando adicionamos essa medida pode ser acrescido no valor final cerca de 20 cm a 30 cm a mais de comprimento.

O peso também é outro elemento que pode ter uma certa variação, em média nos animais menores o peso fica em torno de 500g, como é o caso da Marta americana. Nos animais maiores esses números podem ser até bem maiores, como no caso da espécie Martes Flaqivula que pode pesar algo em torno de 5,7 Kg. É sempre bom lembrar que estamos considerando medidas de animais já adultos.

Fotos da Marta

Agora vamos ver algumas fotos da Marta, este animal tão fofinho que tem um porte esbelto e também alongado. Podemos perceber também pelas fotos que suas patas são mais curtas, possui garras bem afiadas e com cinco dedos em cada pata.

Outra característica notável nas fotos é que ele possui um focinho pontudo e uma cabeça pequena. A sua pelagem com certeza é sua característica mais marcante e chama a atenção pela maciez e brilho. Como já citamos, é em busca dessa pele que os caçadores abatem esses animais para roupas de frio e também para pincéis.

Com relação a coloração desses pelos, podemos dizer que varia entre um amarelo e laranja, essa cor fica na parte debaixo do pescoço. É importante observar que essa cor pode escurecer em determinadas estações do ano como no inverno, outra variação pode acontecer de acordo com o sexo do animal. É o caso das fêmeas que geralmente têm a pelagem de cor mais clara, por isso fica mais difícil de perceber essa coloração no pescoço.

Habitat da Marta

Marta na Mata
Marta na Mata

Esses animais são encontrados na maior parte na Europa e também ao norte da Ásia.  

É bem fácil de encontrá-los ao norte do globo em alguns lugares como País de Gales, na Islândia, na Escócia, Países Baixos e na América do Norte. Essa espécie tão linda costuma habitar em florestas com árvores bem altas e quase impenetráveis, onde tem muita sobra de árvores ciprestes e pinheiros.

São animais solitários e por isso buscam locais onde não há muitos animais. Eles se aninham dentro de árvores ocas ou em algum ninho que tenha sido abandonado. Gostam de lugares frios e principalmente onde não sejam perturbados por ninguém. Como um bom animal arborícola seu local preferido para viver são as árvores.

Gostou de conhecer mais sobre esse animal tão curioso? Conta aqui para gente nos comentário o que achou do nosso querido Marta.

Veja também

Gastrodia Agnicellus

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.