Home / Natureza / Onde Fica a Praia dos Golfinhos? Por que ela é Chamada Assim?

Onde Fica a Praia dos Golfinhos? Por que ela é Chamada Assim?

Onde fica a Praia dos Golfinhos

A Baía dos Golfinhos, também conhecida como Praia dos Golfinhos (e antigamente denominada Praia do Curral) é uma praia localizada na região nordeste do Brasil, mais precisamente no estado do Rio Grande do Norte.

Ela é uma das praias do município de Tibau do Sul, que está a cerca de 77 quilômetros da capital do estado, Natal. Tibau do Sul é uma pequena cidade com menos de 14 mil habitantes e lugar onde está localizada a praia mais famosa do estado potiguar, a Praia da Pipa – conhecida em todo o país e também bastante famosa internacionalmente por ser um paraíso para os praticantes e amantes do surf.

A Praia dos Golfinhos é muito menos conhecida que a Praia da Pipa ou mesmo a Praia do Amor, outra famosa praia de Tibau do Sul, por possuir um formato curioso que lembra um coração.

Isso faz com que a Baía dos Golfinhos seja um destino muito mais tranquilo e sossegado para os banhistas que buscam fugir do agito das praias mais badaladas e conhecidas de Tibau do Sul.

A praia é protegida por um muro de falésias e dotada de um mar calmo, muito bom para quem gosta de mergulhar ou nadar e para quem visita a região acompanhado de crianças. É um excelente local para fazer caminhadas pela orla.

A Baía dos Golfinhos não possui grande estrutura para atender aos turistas e sim uma estrutura considerada mais rústica. Ali o turista vai encontrar barraquinhas que comercializam comidas e bebidas, escola de surf, e pode alugar cadeiras, espreguiçadeiras, guarda-sóis, pranchas de surf, caiaques e raquetes de frescobol.

Por Que a Praia Dos Golfinhos É Chamada Assim?

Como o próprio nome diz, a Praia ou Baía dos Golfinhos possui esse nome sugestivo devido ao aparecimento desses mamíferos por lá. É bastante comum que os golfinhos apareçam na praia.

Diz-se que os golfinhos são os verdadeiros proprietários dessa praia. Bastante ativos, estão sempre nadando por lá, com seus típicos saltos e acrobacias, o que faz a alegria dos turistas, já que golfinhos são uma espécie que exerce grande magnetismo nas pessoas.

Os animais são extremamente sociáveis e muito carismáticos e se integram ao ambiente a aos turistas, inclusive buscando chamar a atenção deles e interagindo com os banhistas.

Eles se aproximam bastante de quem está dentro da água, sendo possível ver, inclusive, pequenos peixes saltando e tentando fugir deles. Contudo é muito importante ressaltar que os turistas jamais devem tentar atrair os animais para mais perto de si. Eles devem ter seu espaço respeitado.

Golfinhos são curiosos por natureza, extremamente inteligentes e dóceis, além de possuírem uma comunicação bastante evoluída. Quem visita a Baía dos Golfinhos vai encontrar grupos de animais que geralmente variam entre dois e seis indivíduos.

Dependendo da época do ano em que o turista visitar a praia e das condições do mar, vai presenciar as mães golfinho ensinando aos seus filhotes os saltos e acrobacias típicas da espécie.

Os golfinhos são animais que gostam de brincar e se divertir, por isso é que eles costumam realizar saltos, pular, surfar ondas e fazer acrobacias. Eles também são exímios pescadores, possuindo inclusive comportamento de pesca aéreo.

Os golfinhos apreciam estar nas praias de Tibau do Sul porque ali há um ecossistema marinho bastante equilibrado. Além disso, as águas são pouco profundas, o que torna a área um excelente lugar para alimentação.

A região da Baía dos Golfinhos também é apreciada pelos animais porque é um lugar tranquilo que permite que a espécie descanse e possa cuidar sem grandes problemas dos seus filhotes.

Os Golfinhos

A espécie de golfinho que aparece pela região de Tibau do Sul e pela Praia dos Golfinhos é a sotalia guianensis, comumente chamada de boto-cinza – que apesar de possuir o nome de boto é uma espécie de golfinho.

São animais que podem atingir até dois metros de comprimento (embora o boto-cinza seja considerado uma das menores espécies de cetáceos existente), pesam em torno de 1.2 tonelada e vivem por cerca de 30 anos.

Possuem cor cinza, com variados tons, indo do cinza-claro ao cinza-escuro. As laterais são mais claras que a parte dorsal e a barriga é ainda mais clara, podendo chegar até a um tom rosado. A nadadeira do costado também apresenta cores acinzentadas e, na extremidade, pode ser rosada ou esbranquiçada.

O boto-cinza possui como habitat natural a costa oeste do Oceano Atlântico (águas costeiras, enseadas, estuários e baías), na faixa que vai desde Honduras, na América Central, até a costa sul do Brasil.

A dieta desses animais é feita à base de peixes pequenos, como a tainha, a sardinha e a saúna. Eles também costumam comer crustáceos e lulas. Uma das características dos boto-cinza ao se alimentarem é que eles apreciam, e muito, fazer “brincadeiras” com a comida antes de comê-la.

É muito importante destacar que os turistas que se encontram com os golfinhos na Praia dos Golfinhos, não devem, em hipótese alguma, tentar fornecer aos animais qualquer tipo de alimento. Isso porque eles se tratam de animais silvestres livres e além de terem uma técnica alimentar surpreendentemente hábil, não se alimentam de animais mortos.

Os golfinhos da Baía dos Golfinhos são monitorados por um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte chamado Projeto Botos de Pipa que abrange a ecologia, o comportamento e a distribuição geográfica dos animais, seu padrão de residência e o uso da área de Tibau do Sul por eles.

Como Chegar à Praia dos Golfinhos?

Turistas na Praia dos Golfinhos
Turistas na Praia dos Golfinhos

Para chegar a Praia dos Golfinhos por terra o único jeito é caminhar, ou desde a Praia do Madeiro ou desde a Praia do Centro. Por isso é essencial que, antes de ir, o turista cheque a tábua de marés. A maré precisa estar baixa para se conseguir acessar a praia.

Também é possível acessá-la pela água em passeios de escuna que visitam a Praia dos Golfinhos e dão ao turista tempo para se banhar em suas águas geralmente repletas de golfinhos dando seu show particular nas águas do Rio Grande do Norte.

Veja também

Intoxicação por Inalação

Quais os Sintomas de Intoxicação por Inalação?

Envenenamento ou intoxicação é o nome dado a lesão ou morte devido à deglutição, inalação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *