Home / Natureza / Animais Estranhos Encontrados Recentemente

Animais Estranhos Encontrados Recentemente

Soa um pouco estranho falar sobre animais encontrados recentemente, quando parece que o ser humano já conhece todas as espécies, ou ao menos as espécies terrestres e aéreas, não é mesmo? Mesmo assim, muitas espécies de animais terrestres e aéreos ainda estão fora das catalogações do ser humano, que cada vez mais busca resultados satisfatórios, antes que seja tarde demais conhecer algumas espécies que estão em estado críticos de extinção e ainda não se sabe.

Mais estranho ainda é falar sobre animais encontrados recentemente que sejam estranhos e esquisitos.
Todo ser humano, assim como um gato, demonstra uma intensa curiosidade pelo desconhecido, e, atualmente, a tecnologia tem fornecido um mapeamento de tudo que existe na nossa litosfera, mas ainda existe muita coisa a ser descoberta.

Acredita-se que existam mais de 10 milhões de espécies de organismos a serem descobertos ainda, quando o ser humano alcançar uma tecnologia o suficiente para perscrutar áreas não acessadas pelos modos atuais.

Quando se fala em espécies descobertas recentemente, é importante saber que essas descobertas ultrapassam os milhares, já que a maioria dessas descobertas é composta por organismos pouco interessantes.

Mas e as descobertas que não são microscópicas? Isto é, a descoberta de animais que vivem em ecossistemas junto com outros animais e que ainda não tiveram a oportunidade de serem reconhecidos.

Dessa forma, separamos aqui para vocês alguns dos animais estranhos que foram descobertos nos últimos anos em nosso querido planeta Terra.

1. Nome Comum: Aranha Comedora De Pássaros / Aranha Golias
Nome Científico: Theraphosa blondi
Ano De Descoberta: 2006
Status De Conservação: NE (Não Avaliada)
Origem: Floresta Amazônica (incluindo 8 Países)
Curiosidade: é confuso pensar que a maior espécie de aranha do mundo tenha demorado tanto tempo para ser encontrada, não é mesmo? Esse simples detalhe ocorre pelo fato de a Aranha Golias Comedora de Pássaros ser uma espécie endêmica, o que não faz com que a mesma seja amplamente distribuída pelos hemisférios.

Aranha Comedora De Pássaros

2. Nome Comum: Peixe Morcego Panqueca
Nome Científico: Halieutichthys intermedius
Ano De Descoberta: 2010
Status De Conservação: DD (Dados Deficientes)
Origem: Golfo do México
Curiosidade: Também conhecido como Peixe Panqueca da Louisiana, o peixe morcego panqueca foi descoberto após o enorme desastre da explosão da plataforma Deep Water, em 20 de abril de 2010. A derramamento de óleo partiu do Golfo do México, chegando até as costas da Louisiana.

Peixe Morcego Panqueca

3. Nome Comum: Caranguejo Yeti
Nome Científico: Kiwa hirsuta
Ano De Descoberta: 2006
Status De Conservação: DD (Dados Deficientes)
Origem: Mil metros abaixo do Oceano Pacífico
Curiosidade: O nome Yeti é um outro tipo de nome para a famosa criatura conhecida como Abominável Homens Nas Neves, e isso ocorre pelo fato de que o caranguejo yeti é um caranguejo completamente branco. Acredita-se que o caranguejo yeti seja completamente cego e que o mesmo usa seus pelos para captarem vibrações e ondas marinhas, as quais seguem como forma de localização.

Caranguejo Yeti

4. Nome Comum: Macaco Barba / Macaco Barbudo
Nome Científico: Plecturocebus caquetensis
Ano De Descoberta: 2008
Status De Conservação: CR (Ameaça Crítica)
Origem: Floresta Amazônica
Curiosidade: atualmente existe apenas cerca de 250 exemplares da espécie, onde a maior parte encontra-se vivendo em cativeiro na Colômbia, no departamento de Caquetá, e por isso, o macaco também é conhecido de macaco Caquetá em outros Países da América do Sul.

Macaco Barbudo

5. Nome Comum: Sapo Pinóquio
Nome Científico: Litoria cf. pronimia
Ano De Descoberta: 2010
Status De Conservação: LC (Pouco Preocupante)
Origem: Indonésia
Curiosidade: as fotos da espécie Litoria cf. pronimia nem sempre irão aparecer com o famoso nariz de Pinóquio, pois a espécie tem a habilidade de contraí-los quando bem entendem.

Sapo Pinóquio

6. Nome Comum: Macaco-Lesula
Nome Científico: Cercopithecus lomamiensis
Ano De Descoberta: 2007
Origem: África
Curiosidade: O Macaco-Lesula foi descoberto perto da bacia do Congo, em um rio chamado Lomami, que deu origem ao seu nome científico.

Macaco-Lesula

7. Nome Comum: Rei das Vespas
Nome Científico: Megalara Garuda
Ano De Descoberta: 2011
Origem: Indonésia
Curiosidade: Desde 1930 havia sido encontrado resquícios da existência dessa vespa, que fora descoberta somente em 2011 pelos cientistas Lynn Kimsey (UC Davis) e Michael Ohl (Museum für Naturkunde, em Berlim).

Rei das Vespas

8. Nome Comum: Aranha Chapéu Seletor / Aranha de Grifinória
Nome Científico: Eriovixia gryffindori
Ano De Descoberta: 2015
Origem: Índia
Curiosidade: A aranha possui nada mais do que 2 mm de tamanho, e seu nome teve origem em uma homenagem a Godric Gryffindor, possuidor do chapéu seletor na saga Harry Potter. Tal homenagem se dá ao fato de que a fêmea possui um formato de chapéu que se assemelha ao citado nos livros de J. R. R. Rowling.

Aranha Chapéu Seletor

9. Nome Comum: Esperança Rosa / Rosa Esperança
Nome Científico: Eulophophyllum kirki
Origem: Malásia
Curiosidade: Diferentemente de suas parentes, esse tipo de esperança perdeu a coloração verde e adquiriu uma cor rosa atrativa, com ramificações verdes, para simular uma folha madura. Sua camuflagem é considerada uma das mais perfeitas da natureza.

Esperança Rosa

10. Nome Comum: Drogon
Nome Científico: Pheidole drogon
Origem: Papua Nova Guiné
Curiosidade: É uma espécie de formiga, medindo apenas 1mm. Seu formato chama mais a atenção, e daí veio a origem de seu nome, baseado em um dos três dragões de Khaleesi, na série Game of Thrones, de George R. R. Martin.

Drogon

11. Nome Comum: Raia Rei
Nome Científico: Potamotrygon rex
Origem: Brasil (Tocantins)
Curiosidade: O Brasil é um local onde centenas de raias vivem, e não é surpresa que não tenhamos conhecimento sobre todas. Estima-se que muitas espécies de raias ainda não foram catalogadas.

Potamotrygon Rex

Como você pode perceber, essas espécies foram descobertas há um tempo relativamente curto, e muitos desses animais não estão em locais extremamente inacessíveis para não serem descobertos.

Esse paralelo de tempo nos faz ter certeza de que ainda há muitos outros animais exóticos a serem descobertos nas estranhas do planeta Terra.

Afinal, o que você achou desses animais estranhos encontrados recentemente em nosso querido Planeta Terra?
Se você conhece algum espécie de animal estranho encontrado recentemente que não esteja sendo citado aqui, por favor, entre em contato e nos agracie com seu conhecimento!